Itinerário científico anual contempla escolas de todo o Ceará
A educação jaguaribana tem mais um motivo para comemorar: os alunos Francisco Weslei Costa Moreira e Stefany Kauane Arruda Duarte, estudantes da Escola Professor Gutenberg, participaram da etapa estadual do Ceará Científico, evento que busca promover o desenvolvimento das tecnologias por meio do estímulo à investigação, inovação e busca de conhecimentos de forma cotidiana, integrando toda comunidade escolar.
Na ocasião, eles apresentaram o trabalho "Gamificação no processo de ensino-aprendizagem como reflexão e crítica a governos com ideias fascistas" sob orientação dos professores Francisco Mateus Bezerra Augusto e Alessandra Gonçalves Bezerra.
- Sobre o Ceará Científico
O Ceará Científico é o itinerário científico anual da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) e possui três etapas: Escolar, Regional e a Estadual. Na Etapa Escolar os projetos são desenvolvidos e apresentados na escola de forma curricular e por afinidade dos estudantes pela temática a ser pesquisada. Os trabalhos que obtiverem destaque na etapa escolar seguem para a etapa Regional.
A Etapa Regional é desenvolvida por cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE) e pela Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR). Os trabalhos que se destacam em cada Regional seguem para a etapa Estadual.
A Etapa Estadual ocorre em Fortaleza e reúne os projetos escolares destaque de toda a rede pública estadual, distribuídos em oito categorias e um total de 184 equipes e mais de 750 participantes. Os projetos são expostos e visitados por mais de 2.000 pessoas a cada ano. Os projetos escolares premiados na etapa Estadual recebem financiamento para representar o estado nos principais eventos nacionais e internacionais. O Ceará é destaque em premiações dentro e fora do Brasil.
Fonte: Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC)