O momento foi de preparação para as próximas etapas da conferência.
A Prefeitura de Jaguaribe, em uma ação conjunta com a Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), promoveu as conferências livres da 11º Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O momento contou com a participação do Selo UNICEF por meio do NUCA. A mediação do evento foi realizada pela Assistente Social Karina Dourado e pela Professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental do Colégio Clóvis Beviláqua, Regina Ática.
Junto com a conferência livre, que foi realizada na sede do município, os distritos de Feiticeiro, Nova Floresta e Mapuá contaram com a participação da equipe técnica do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e da equipe multidisciplinar das escolas para realizar um momento de debate e insights com as crianças e adolescentes dos mesmos.
Tais ações foram de extrema importância para promover o debate dos eixos centrais e formular as propostas das etapas seguintes da conferência, para assim, colocar as crianças e adolescentes jaguaribanos como protagonistas e garantir todos os seus direitos.