Jaguaribe recebe elogios do Governador pelo seu desempenho na Educação Básica
Ao ser chamado ao palco pelo governador Camilo Santana para receber a premiação pelas oito escolas do município que obtiveram a Nota 10 nos indicadores do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) o prefeito Zé Abner e a secretária de Educação do Município, Aparecida Lima, receberam as manifestações elogiosas do Governador com prêmio aos seus esforços contínuos de toda a comunidade escolar ao longo de quase oito anos de Gestão. Alcançar 92,7 no desenvolvimento da leitura e da escrita no 2º ano do ensino fundamental e comparar ao 47,50% registrado em 2007 já é mais do que suficiente para justificar os sentimentos de alegria e vitória. As provas do Spaece são aplicadas desde 1992 e revelam o nível de proficiência - a rede pública do Ceará conseguiu 210, 4 pontos no Spaece Alfa, crescimento de 29 pontos sobre os resultados de 2015 - e a evolução do desempenho dos alunos do sistema de educação básica do Estado.
Mesmo respeitando os procedimentos de distanciamento social ditados pelo rígido protocolo, compartilhar a solenidade com outras 362 unidades de ensino de todo o Ceará faz crescer nos gestores o orgulho e pertencimento; a certeza de que todos estão evoluindo juntos no que é fundamental para o aprendizado: o "nível desejado" nos conteúdos do Português e da Matemática. Ainda assim nas séries finais ainda é preciso melhorar muito o domínio dos números e isso foi reconhecido pelo próprio Governador em seu pronunciamento.
A trajetória para o sucesso
A professora Aparecida Lima, titular da pasta de Educação ao logo dos últimos oito anos escolares, relembra tropeços e avanços. "Caminhamos juntos, alunos, professores, diretores, coordenadores pedagógicos, auxiliares administrativos. Ninguém deveria, nem podia ficar para trás. Montamos contra turnos para reforçar o aprendizado dos que apresentavam maiores dificuldades no aprendizado. Unimos esforços para superar desafios. O prefeito Zé Abner acompanha e apóia tudo de perto. Ele faz questão de participar da concepção e das construções ou reformas das unidades escolares. Acompanha o trabalho das nutricionistas e das profissionais responsáveis pela distribuição da merenda escolar, dos que cuidam da distribuição dos livros didáticos. Os conselhos de pais, mestre e educadores compartilham o planejamento e definem prioridades. Nem tudo é perfeito, o que fazemos é parcela de um processo que vai precisar ser continuado, e aperfeiçoado, sempre. Agora estamos colhendo os frutos da nossa jornada."