Esse é o momento que o coração palpita mais forte, juntamente com a sensação de comprometimento e a certeza que por meio do trabalho que vem sendo desenvolvido é possível sim, colhermos bons frutos na Educação de Jaguaribe. Parabéns a todos os envolvidos nessa conquista. Somos Nota 10.
Recebemos hoje (11) do Governo do Ceará, em solenidade bem diferente dos anos anteriores (através de link ao vivo), a entrega do Prêmio Escola Nota Dez. Durante o evento, foram divulgados os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) do ano passado. Os números mostram que 92,7% das crianças encontram-se alfabetizadas ao término da alfabetização.
Fomos premiados nas categorias 2º e 5º ano com a EEIEF Ulisses Paranhos Maia do Distrito Nova Floresta que com maestria conduzem a educação deste lugar transformando vidas e nos enchendo de orgulho, nossa gratidão a todos que fazem o "Ulisses". Também fomos Nota 10 nas Escolas Maria Eneida Peixoto Soares, Expedito Diógenes, Marieta Cals, Luiza Távora e José Laercio Rodrigues Gomes, que diariamente constroem e fazem a diferença na vida do aluno, da família e da comunidade.
Camilo Santana pontuou que os resultados são fruto de um trabalho de cooperação. "Mesmo num momento desafiador de pandemia que atinge o mundo inteiro, não poderíamos deixar de reconhecer o esforço dos nossos educadores, secretários e prefeitos, que têm enxergado na educação um caminho de transformação social e de oportunidades às nossas crianças e jovens", ressalta.
A premiação tem como base os resultados da alfabetização ao término do 2º ano, e das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, ao final do 5º e 9º anos, a partir de informações do Spaece. Os avanços são provenientes do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), desenvolvido por meio da Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com os 184 municípios cearenses.
As escolas receberão o prêmio em dinheiro equivalente a R$ 2.000,00 por cada aluno avaliado. Por outro lado, as unidades de ensino que ainda precisam melhorar seus resultados serão apoiadas, com o valor de R$ 1.000,00. O pagamento das premiadas é feito em duas parcelas. A primeira equivale a 75% do valor total devido à escola, após a aprovação pela Seduc do Plano de Aplicação de Recursos Financeiros, enquanto a segunda só será repassada após a escola atender às seguintes condições: comprovação da execução da ação de cooperação técnico pedagógica com as escolas que tenham obtido os menores resultados; manutenção ou elevação do bom desempenho alcançado e melhoria dos resultados da escola apoiada.
Em geral, para conquistar a premiação, todas as escolas de 2º, 5º e 9º anos devem atender aos seguintes critérios: ter, no momento da prova, pelo menos 20 alunos matriculados na série e avaliados, além de ter, no mínimo, 90% de participação de alunos. No 2º ano, a pontuação deve ficar entre 8,5 e 10, enquanto as do 5º e 9º ano devem ficar entre 7,5 e 10,0, em Português e Matemática.