"O mundo mudou, e a humanidade precisará de uma nova forma de existir se quiser sobreviver. Aquele mundo, de antes da pandemia, não existe mais. E a nossa vida, e em especial a dos educadores, ainda vai mudar muito daqui para a frente.
Nesse processo, as escolas descobrem o quanto seus alunos aprendem ou não por conta própria. As famílias começam a se (re)descobrir enquanto educadoras. E é possível dizer ainda que muitos pais são apresentados aos seus próprios filhos agora, como já diria Eduardo Shinyashiki.
Dentre essas mudanças, destacamos que os currículos precisarão ganhar foco e robustez para dar conta da aprendizagem essencial e indispensável para as nossas crianças e jovens. Muitos valores serão ressignificados e, segundo Sofia Lerche, a flexibilidade, comunicação, mobilização, abertura ao novo e o acolhimento serão os valores que necessitaremos vivenciar, acreditar e pôr em prática agora e no pós pandemia".
Pensando nisso, a Secretaria de Educação e Cultura de Jaguaribe criou um espaço virtual intitulado conversando com a Secretária. No primeiro momento fizemos uma reflexão com professores do que significa este ficar em casa e de como este período tem aberto possibilidades de nos aprimorarmos como seres humanos e como seres espirituais. Refletimos também sobre o modo que a caridade, a generosidade e a compaixão têm ganhado espaço na nossa vida.
Nos dias 22, 25 e 26 de maio, em 8 Salas virtuais conversamos com 396 educadores. Compartilhamos sobre o quão engrandecedor e desafiador tem sido a prática desses mestres nos últimos dias e sobre como se reinventaram para manter acessa a chama da Educação. Dizemos, com confiança, que estamos mais vivos e fortes do que nunca para continuarmos a levar a "escola " até onde o aluno estiver. Chegaremos ao "novo normal"! Das mais diversas formas e apesar dos desafios que existirem, chegaremos!
Aguardem-nos