CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#AssistênciaSocial 14/08/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Projeto Pacto Pela Vida
#AssistênciaSocial 14/08/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Ações inclusivas para crianças e adolescente por meio do Projeto Aqui é Meu Lugar I, II e III

O Projeto Aqui é Meu Lugar I, II e III, iniciou em 2015 e até o final de 2019, cerca de 800 crianças e adolescentes eram atendidos em média. Em 2020, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o Projeto teve suas atividades paradas, mas as famílias continuaram sendo atendidas por meios de outros serviços e ações realizadas pela Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Esporte e Juventude.

Durante as ações do Aqui é Meu Lugar, os participantes podiam vivenciar ações como a prevenção ao uso abusivo de drogas psicoativas através de atividades esportivas, lazer, cultura, social e saúde nos bairros do município de Jaguaribe com maior índice de vulnerabilidade social, tratando-os prioritariamente no tocante a seus direitos sociais e de interesse da sociedade civil, sem distinção de gênero, etnia, habilidades e potenciais corporais, priorizando o atendimento à crianças, adolescentes, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade, risco social e pessoal, visando a redução da violência local e potencialização do exercício da cidadania.

#AssistênciaSocial 08/08/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE 14 anos da Lei Maria da Penha Não se cale, denuncie. Disque 180!
#AssistênciaSocial 03/08/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Campanha Sinal Vermelho contra a violência doméstica. Você não está sozinha! Denuncie, Disque 100!
#AssistênciaSocial 13/07/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 30 anos

Na última segunda-feira, 13 de julho, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 30 anos. Em meio à pandemia da Covid-19, o UNICEF reforça a importância de o Brasil salvaguardar os avanços alcançados pelo País graças ao ECA e investir fortemente para evitar retrocessos, reduzir desigualdades e garantir que cada criança e cada adolescente no Brasil - em especial meninas e meninos negros e indígenas e em situação de vulnerabilidade, como migrantes - tenham todos os seus direitos efetivados.

Marco fundamental da história brasileira, o Estatuto reflete, na legislação nacional, a Convenção sobre os Direitos da Criança, ratificada por 196 países. "O ECA mudou a vida de meninas e meninos, sobretudo daqueles mais vulneráveis, que deixaram de ser considerados ‘menores em situação irregular', e começaram a ser reconhecidos como sujeitos de direito. Com a legislação, passaram a ter acesso, por lei, a ter direito à proteção integral, por meio de um Sistema de Garantia de Direitos que inspirou muitos países", explica Florence Bauer, representante do UNICEF no Brasil.

Nesses 30 anos de Estatuto da Criança e do Adolescente, o Brasil vivenciou avanços importantes, que merecem ser comemorados. Entre eles, destacam-se:

A redução histórica da mortalidade infantil, fazendo com que 827 mil vidas fossem salvas de 1996 a 2017.

Os avanços no acesso à educação. Em 1990, quase 20% das crianças de 7 a 14 anos (idade obrigatória na época) estavam fora da escola. Em 2009, a escolaridade obrigatória foi ampliada para 4 a 17 anos. E, em 2018, apenas 4,2% de 4 a 17 anos estavam fora da escola (1,7 milhão).

E a redução do trabalho infantil. Entre 1992 e 2016, o Brasil evitou que 6 milhões de meninas e meninos de 5 a 17 anos estivessem em situação de trabalho infantil.

Os avanços, no entanto, não foram suficientes para reduzir desigualdades. Hoje, 30 anos depois, milhões de meninas e meninos não têm acesso a todos os seus direitos no Brasil. A pobreza afeta de forma mais expressiva as crianças, que estão concentradas nos 30% mais pobres da população. A exclusão afeta, em especial, crianças e adolescentes negros e indígenas.

Na educação, há milhares de estudantes que passam pela escola sem aprender. Em 2018, 2,6 milhões de estudantes de escolas estaduais e municipais foram reprovados no País. As populações preta, parda e indígena tiveram entre 9% e 13% de estudantes reprovados, enquanto entre brancos esse percentual foi de 6,5%.

Ao fracasso escolar, somam-se os dados de trabalho infantil. Segundo a Pnad Contínua 2016, último dado disponível, ainda há mais de 2,4 milhões de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos em situação de trabalho infantil no País. Desses, 64,1% são negros.

E há o desafio da violência. Esse indicador vem piorando no País nas últimas três décadas. Entre 1990 e 2017, os homicídios de adolescentes mais que dobraram no Brasil. Em 2018, houve uma pequena redução, mas os dados continuam altos: foram 9.781 meninas e meninos mortos, mais de um homicídio por hora no País. Desses, 81% eram negros.

Nenhum desses dados é coincidência. Eles são o reflexo de um racismo estrutural que ainda é presente no País, fazendo com que meninas e meninos negros e indígenas não se vejam representados nos conteúdos que aprendem na escola, sejam vítimas de preconceitos em diferentes espaços, sejam a maioria da população em situação de pobreza no País e sejam as principais vítimas de homicídios e outras violências, com mortes que muitas vezes nem chegam a ser investigadas.

Pandemia pode ampliar ainda mais as desigualdades

Todos os desafios já existentes no Brasil podem se agravar com a pandemia do novo coronavírus. "Embora não sejam os mais afetados diretamente pela Covid-19, crianças e adolescentes são as vítimas ocultadas da pandemia, sendo as mais afetadas pelos impactos da crise no médio e longo prazo", afirma Florence. O aumento da pobreza no País impacta em especial crianças e adolescentes que já vivem em famílias vulneráveis.

Tendo em vista as limitações de acesso à internet de forma gratuita e a computadores, as opções de atividades para a continuidade das aprendizagens em casa não estão se dando de forma igual para todos os estudantes. Há 4,8 milhões de crianças e adolescentes brasileiros vivendo em domicílios sem acesso à internet. Com isso, quem já estava em atraso escolar corre o risco de deixar a escola. A pandemia pode, também, impactar a saúde de bebês e crianças, interrompendo a vacinação rotineira de crianças menores de 5 anos e gestantes em situação de vulnerabilidade.

E há o risco de aumento da violência. O Disque-180, central nacional de atendimento à mulher, viu crescer em 34% as denúncias de violência doméstica em março e abril de 2020 quando comparado com o mesmo período do ano passado. A violência contra mulheres e meninas impacta toda a família e o desenvolvimento e a segurança de crianças e adolescentes. Por isso, durante o período de isolamento social, crianças e adolescentes correm o risco de estar mais expostos a situações de violência física, sexual e psicológica.

Para evitar esses retrocessos, é fundamental reafirmar os compromissos do Brasil com o Estatuto da Criança e do Adolescente e com a infância e a adolescência. É hora de consolidar os avanços que o País teve até aqui e não deixar que se percam. O Brasil tem uma legislação consistente, que precisa ser valorizada e implementada para todos, com ênfase no enfrentamento do racismo em suas diferentes esferas.

Diante deste momento de pandemia, é urgente priorizar a infância e a adolescência nos planos de resposta à Covid-19. Isso inclui investir para garantir condições seguras para a reabertura das escolas, baseadas na análise - em cada Estado e munícipio - do status epidemiológico e da disponibilidade de serviços básicos, como água e saneamento, para não colocar crianças, famílias e profissionais em risco; garantir políticas de proteção social voltadas a crianças e famílias vulneráveis, com a continuidade de serviços essenciais; focalizar as políticas de transferência de renda nas crianças, chegando assim às famílias mais pobres do País; e priorizar o melhor interesse da criança no orçamento público, tanto no curto quanto no médio e longo prazos.

Fonte: https://www.unicef.org/

#AssistênciaSocial 06/07/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Encontro virtual do Projeto RepresentATIVIDADE - LGBTQIA+

A Prefeitura de Jaguaribe, por meio da Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Esporte e Juventude, iniciou o projeto "RepresentATIVIDADE LGBTQIA+, considerando as necessidades sociais e as atribuições da Política Nacional de Assistência Social - PNAS na garantia e promoção de direitos dos usuários, e que se propõe a adoção de ações, políticas, programas, serviços e projetos no Sistema Único de Assistência Social -SUAS que contribuem na efetivação dos direitos socioassistênciais da população LGBTQIA+ através da PNAS. Por meio destas políticas, podemos desempenhar ações que colaborem na visibilidade e suporte nos modelos mais inclusivos nas políticas e protagonizar os sujeitos na comunidade, oportunizando o reconhecimento e garantia de direitos, o desenvolvimento de autonomia e coparticipação dos usuários nas políticas públicas.

#COVID19 01/07/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE População em situação de rua recebe atendimento preventivo contra o novo coronavírus

Com a parceria da Prefeitura de Jaguaribe, a Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Esporte e Juventude - SETAS e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, por meio do Serviço de "Abordagem Social à Pessoas em Situação de Rua", realiza ações assistenciais, para reduzir o risco de contaminação pelo Covid-19 no Município.

A atenção, o olhar, o cuidado e o apoio as Pessoas em situação de rua foram redobrados neste período da Pandemia. O atendimento, a interação e o acompanhamento psicossocial são desafios que estão sendo enfrentados por todos os profissionais de saúde e de assistência social, e que merece todo respeito e compromisso, sendo sempre levada em consideração a subjetividade dos indivíduos, assim como suas escolhas.

A equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social da Prefeitura de Jaguaribe iniciou durante a pandemia um trabalho específico de acompanhamento da população nesta situação, composta em maioria por andarilhos, e na última segunda-feira (29), foi iniciado a entrega de alimentação com três refeições diariamente (café, almoço e jantar), devido a vivência dessas pessoas nas ruas e por estarem em maior exposição.

Além da distribuição da alimentação, o município distribui kits de higienização pessoal, bem como os insumos de prevenção ao COVID-19 (máscaras e álcool em gel) para cada um deles. Esse é mais um trabalho de compromisso e responsabilidade social realizado pela Prefeitura Municipal de Jaguaribe.

#AssistênciaSocial 28/06/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Lançamento do projeto RepresentAtividade

A Prefeitura Municipal de Jaguaribe, por meio da Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Esporte e Juventude (CRAS I e II) convida para o lançamento do projeto "RepresentAtividade" que terá sua primeira temporada o público LGBTQIA+.

Participe através do link https://meet.google.com/pac-uasc-wyb da Plataforma do Google Meet.

Segunda-feira, dia 29 de junho de 2020, a partir das 18h.

#AssistênciaSocial 26/06/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Oficina sobre o Registro de Nascimento Civil

Na manhã de ontem (25) aconteceu a oficina sobre o "Registro de Nascimento Civil", esta ação faz parte das estratégias de enfrentamento a subnotificação do Registro Civil.

Durante a ação foram abordados assuntos sobre legislação, estatísticas, encaminhamentos e ainda um momento de explanação de casos reais onde foi possível esclarecer dúvidas dos participantes, além de orientações sobre a emissão de 2ª via do Registro.

O facilitador da oficina Jackson Soares que na ocasião apresentou o curso "Crescer sem Violência", iniciativa do UNICEF em parceira com o Canal Futura e Childhood Brasil que trata dessa temática e das políticas públicas de forma objetiva, o mesmo pediu aos profissionais que intensifique a discussão e ações voltadas para busca ativa de crianças sem registro de nascimento civil.

Participaram da oficina membros do CMDCA, Conselho Tutelar, Agente Comunitário de Saúde, Técnicos do CRAS e CREAS e Programa Criança Feliz.

#Esporte 20/06/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Do Vôlei jaguaribano para o mundo!

A boa notícia deste sábado (20) é que o atleta jaguaribano, Walla foi contratado para jogar na Itália a temporada 2020/2021, o mesmo viaja no mês de agosto para iniciar a pré-temporada. Parabéns e muito sucesso!

#AssistênciaSocial 20/06/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE I Webnário de Enfrentamento e Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

A Prefeitura de Jaguaribe por meio Conselho Municipal do Idoso - CMDCI, CREAS e CRAS I e II, realizaram o I Webnário de Enfrentamento e Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. "Cuidar dos nossos idosos é preservar nossa história", a frase bastante conhecida ganha força para lembrar que todos somos responsáveis por esses cuidados.

Diga NÃO à Violência Contra a Pessoa Idosa!

#AssistênciaSocial 17/06/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Certidão de Nascimento, o primeiro passo para a cidadania

A Certidão de Nascimento é muito importante, é o nosso primeiro documento, e a comprovação de nosso nascimento.

Muitas pessoas associam a certidão de nascimento ao registro. Entretanto, o documento tem um significado bem maior do que esse, pois além de informar de forma oficial em que data e onde a criança nasceu, a certidão é o documento que comprovará a cidadania de uma pessoa.

Para dar entrada no registro de nascimento, com o qual é obtida a certidão, um dos pais tem que comparecer ao Cartório de Registro Civil mais próximo de onde a criança nasceu, a primeira via é totalmente gratuita. Em alguns casos, algumas maternidades possuem um serviço conjunto com as atividades cartoriais, em que é possível registrar na própria maternidade.

Para dar entrada no registro, além de portar a Declaração de Nascido Vivo (DNV) - documento entregue na maternidade, os pais devem apresentar o Registro Geral (RG) ou documento de identificação. Caso os pais sejam casados também é necessário apresentar a Certidão de Casamento, enquanto pais solteiros devem apresentar a Certidão de Nascimento.

#AssistênciaSocial 16/06/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Preparamos uma chuva de mensagens para os nosso Idososo 15 de junho - Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
#AssistênciaSocial 15/06/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE 15 de junho - Dia Mundial de Combate a Violência Contra a Pessoa Idosa! Respeito! Um Direito de quem conquistou uma longa jornada.
#AssistênciaSocial 15/06/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Vale gás - Lista das famílias não encontradas

A Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Esporte e Juventude, entregou no domicílio de 226 famílias os Vales Gás, mas na ocasião 10 famílias não se encontravam no local e com isso disponibilizamos a lista para que esses beneficiários procurem a Secretaria para retirada do seu Ticket de Vale Gás. Segue a lista:

Maria Gracileide de Oliveira - R. Edite Diógenes, 308 - Aloísio Diógenes

Maria do Desterro da Silva Oliveira - Sítio Recanto

Maria do Socorro Feitosa da Silva - R. Alexandre Rodrigues, 418 - Expedito Diógenes

Francisco das Chagas da Silva - Sitio Extrema

Maisa Nogueira de Lima - Sítio Riacho do Melo

Francisca Michele Nascimento Alves - Sítio Cachoeira

Maria Camila Arruda de Souza - R. Antônio Gomes, 210, Fundos, Edmar Barreira

Maria das Candeias Mariano de Sousa - R. Hilda Uchoa de Aquino, 143 - Edmar Barreira

Francisca Vilanir Tome do Nascimento - Vertentes

Maria Aparecida Vitor da Silva - Sitio Fuzil

#AssistênciaSocial 15/06/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE REALIZAÇÃO DO I WEBNÁRIO DE ENFRENTAMENTO AO TRABALHO INFANTIL

12 de Junho, dia em que se celebra o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, a Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Esporte e Juventude, realizou o 1º Webnário relacionado à temática, onde foram abordadas importantes discussões sobre esse problema ainda tão naturalizado pela sociedade e que no momento de pandemia em que vivemos tende a se agravar.


A proteção aos direitos de crianças e adolescentes é um dever de todos!

#AssistênciaSocial 11/06/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE #TBT - Assistência Social

Hoje vamos relembrar mais uma conquista dos nossos jaguaribanos, principalmente das famílias acompanhadas pelo Centro de Referência de Assistência Social João Neto Victor - CRAS II, que em 11 de abril de 2018 ganhou sede própria, localizada na Rua Maria Nerita e Silva, no bairro Conjunto José Pessoa Filho.

O Equipamento conta com profissionais capacitados, Assistentes Sociais, Psicólogos, Pedagogos, Educadores Sociais, Setor Administrativo e Serviços Gerais. Recebendo uma demanda desde crianças a idosos, sem esquecer do cuidado em geral com as famílias atendidas, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, das visitas, dos acompanhamentos e ações desenvolvidas para uma melhor qualidade de vida e garantia de direitos.

O CRAS II é responsável pelo atendimento socioassistencial dos bairros: Américo Bezerra, Vila Pinheiro, João Paulo II (Curralinho), Conj. José Pessoa Filho, Placa Verde e Boa Esperança, além dos Distritos Mapuá, Aquinópolis, Vertentes e Sítios circunvizinhos.

#COVID19 10/06/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Relatório - Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Esporte e Juventude

As ações realizadas no Município de Jaguaribe no combate ao coronavirus (covid 19), por meio da Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Esporte e Juventude como também com o apoio de outras Secretarias como o intuito de prevenir e reduzir os danos causados pelo vírus no município.

#AssistênciaSocial 10/06/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE I Webnário de Enfrentamento ao Trabalho Infântil

"É muito triste, muito cedo, é muito covarde cortar infâncias pela metade." Sua presença é indispensável neste momento importante de Enfrentamento ao Trabalho Infantil. Participe!

12 de junho às 9h

Solicite o link do Webnário no perfil do @aepetijaguaribe

#Esporte 09/06/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Manutenção dos Espaços Esportivos

Alguém com saudade dos treinos? Fiquem tranquilos, nós estamos cuidando dos espaços esportivos e preparando tudo para o nosso retorno!

Gramado, Iluminação, limpeza, pintura, reforma de telhado e alambrado, foram algumas das ações realizadas. Enquanto não podemos praticar nossas modalidades favoritas, vamos fazer a nossa parte, e cumprir com as determinações dos especialistas em Saúde neste momento de pandemia.

#COVID19 05/06/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Comunicado - Atenção Fornecedores!

Participem da futura aquisição de EPIs, para profissionais da Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Esporte e Juventude, enviando os preços dos produtos, conforme informações disponíveis no site jaguaribe.ce.gov.br

#AssistênciaSocial 05/06/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Prefeitura de Jaguaribe está realizando a entrega 2º e 3º lote do Vale Gás

Na última quarta-feira(03), a Prefeitura de Jaguaribe por meio da Setas, iniciou as entregas dos tickets do 2º e 3º lote do Programa Concessão de Vale Gás.

Neste programa, ao todo, serão beneficiadas 236 famílias jaguaribanas.

Atenção: As famílias que não estavam presentes no ato da entrega, podem procurar a Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Esporte e Juventude, no horário de 7h às 13h para o recebimento do benefício

#AssistênciaSocial 04/06/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Prefeitura de Jaguaribe realiza campanha virtual sobre o 12 de Junho - Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil.

Mesmo proibido no Brasil, o trabalho infantil atinge pelo menos 2,4 milhões de meninos e meninas entre 5 e 17 anos, segundo a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua 2016, do IBGE. Em 2019, das mais de 159 mil denúncias de violações a direitos humanos recebidas pelo Disque 100, cerca de 86,8 mil tinham como vítimas crianças e adolescentes. Desse total, 4.245 eram de trabalho infantil. Os dados são do Ministério da Mulher, da Família e do Direitos Humanos (MMFDH).

A campanha 2020 alerta para o risco de crescimento da exploração do Trabalho Infantil diante dos impactos da pandemia, com o mote: Covid 19: Agora mais do que nunca, protejam crianças e adolescentes do Trabalho Infantil.

Acompanhe as ações de enfrentamento, através das nossas redes sociais e faça a sua parte denunciando essa violação de direitos. Proteja!

#AssistênciaSocial 02/06/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Prefeitura de Jaguaribe inicia entrega do 2º e 3º lote do Programa Concessão de Vale Gás 239 famílias jaguaribanas são beneficiadas com o programa
#Esporte 27/05/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE 26ª Edição da Campanha Dia do Desafio

A 26ª edic¸a~o da maior campanha mundial de incentivo a` pra´tica regular de atividades fi´sicas e esportivas em todas as fases da vida e para todos os pu´blicos acontece hoje, dia 27 de maio.

Em 2020, o Dia do Desafio esta´ sendo realizado de forma diferente, tendo em vista o cena´rio global da pandemia do COVID-19, as respectivas medidas de distanciamento social e restric¸a~o de circulac¸a~o da populac¸a~o, neste ano o evento tem um novo modelo que incentiva a promoc¸a~o de ac¸o~es no ambiente digital, por meio das redes sociais. Em nosso munici´pio voce^ pode acompanhar o Desafio no instagram @esportejaguaribe

.

Convidamos todos voce^s a se engajarem nesta campanha e participarem do #DiaDoDesafio!

Mantenha-se ativo! Todos #JuntosNoDiaDoDesafio

#AssistênciaSocial 22/05/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Esporte e Juventude, concluiu a 1° etapa de entrega do Vale Gás
#AssistênciaSocial 19/05/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Jaguaribanos beneficiários do Programa Mais Infância Ceará, recebem pela terceira vez o pagamento antecipado

Iniciou dia 15 de maio o pagamento dos beneficiários do Cartão Mais Infância Ceará. O Governo do Estado vem antecipando o pagamento em decorrência da pandemia do Covid-19, a parcela paga neste mês de maio, tinha data programada apenas para dia 15 de junho. As famílias beneficiárias do Programa Mais Infância Ceará no município, foram definidas e recebem este pagamento desde ano de 2018.

#AssistênciaSocial 18/05/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Dia 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.

A Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Esporte e Juventude, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, Conselho Tutelar, CREAS, CRAS I e II, desde 2013 trabalham o 18 DE MAIO com muita dedicação, além da parceria com as Escolas Públicas e Privadas do município.

Este ano, em decorrência da pandemia do Covid-19, as ações estão acontecendo virtualmente, através das redes sociais, vídeos, live informativa e programa de rádio. Essa luta é nossa! Faça Bonito! Denuncie, DISQUE 100 ou ligue para o Conselho Tutelar: (88) 9.9966-0698/ (88) 3522-3308.

#AssistênciaSocial 15/05/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Recebemos mais uma doação cestas básicas, dessa vez foi através da Live Solidária da cantora Célia Mello Nossos agradecimentos a todos o envolvidos nessa ação que beneficiará diretamente as famílias jaguaribanas
#AssistênciaSocial 15/05/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Prefeitura de Jaguaribe celebra 20 anos do dia 18 de Maio
#AssistênciaSocial 12/05/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Secretaria do Trabalho, Assitência Social, Esporte e Juventude, recebe doação de 150 cestas básicas A doção foi através da LIVE Solidária dos artistas JP e Milton Júnior
#AssistênciaSocial 08/05/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Esporte e Juvente, relembra bons momentos do Projeto Caravana das Mães Com hastg TBT imagens de edições ateriores serão publicadas ao longo do mês de maio
#AssistênciaSocial 07/05/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Prefeitura de Jaguaribe divulga 8ª lista com novos beneficiários do Programa Bolsa Família 296 novas famílias foram beneficiadas, confira aqui
#COVID19 24/04/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Esporte e Juventude no combate ao Covid-19

Em decorrência da pandemia do COVID-19, a Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Esporte e Juventude (SETAS) estava atendendo com sua equipe em revezamento, mas devido ao número de solicitações e procura pelos serviços essenciais, as equipes voltaram a trabalhar com todos os devidos cuidados.

Um deles é a realização dos atendimentos na área externa da secretaria, evitando assim o máximo de circulação de pessoas nas salas, prevenindo os servidores e a população jaguaribana que necessita dos serviços. Orientamos que se desloquem somente em casos de urgência. Para mais informações seguem os contatos:

(88) 3522-2025 - SETAS

(88) 9 9948-9098 - Cras I e II

(88) 9 9768-3380 - Cadastro Único/Bolsa Família

#AssistênciaSocial 17/04/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Governo do Ceará antecipa pagamento do Cartão Mais Infância Ceará

#PREFEITURAINFORMA

O Governo do Ceará anunciou na última quarta-feira (15) a antecipação do pagamento do Cartão Mais Infância, referente a maio, para auxiliar as famílias cearenses mais vulneráveis neste momento de pandemia do Coronavírus. O valor de R$ 85 que seria depositado somente no mês seguinte já está disponível na conta dos beneficiários, totalizando um investimento superior aos 4 milhões de reais. Mais de 47 mil famílias com crianças na primeira infância e em situação de extrema pobreza serão contempladas.

#AssistênciaSocial 16/04/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE De 20/03 a 09/04 foram entregues 03 TONELADAS de alimentos para as FAMÍLIAS MAIS VULNERÁVEIS do Município

Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude em ação!

Já foram entregues as famílias mais vulneráveis do município cerca de 03 toneladas de alimentos no período de 30 de março a 09 de abril/2020.

A entrega do Benefício Eventual da Cesta Básica se dá através Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), respeitando as normativas federais que regulam e estipulam critérios para a concessão. A SETAS respeitando as normativas municipais: Lei Municipal dos Benefícios Eventuais (Lei nº 1.151/2013) e da Lei de Doação (Lei nº 1.134/2013) e Decreto Municipal que regula os Benefícios Eventuais em âmbito Municipal (Decreto nº 770/2015), apresenta quem poderá ser beneficiado:

QUAIS FAMÍLIAS SERÃO BENEFICIADAS?

As famílias beneficiadas estão sendo identificadas e selecionadas pelos profissionais de Serviço Social da SETAS a partir de critérios de pobreza, vulnerabilidade e desemprego por meio do banco de dados dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Cadastro Único e outros programas sociais, como o Bolsa Família.

COMO SERÁ A DISTRIBUIÇÃO?

As Cestas Básicas serão entregues na casa dessas famílias selecionadas. Não há necessidade de procurar a Secretaria, presencialmente. O contato pode ser realizado também via WhatsApp, de segunda à segunda (7 às 19h) pelo número: (88) 9.99489098

#AssistênciaSocial 09/04/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude realiza entrega de cestas básica O Benefício Eventual da Cesta Básica se dá através dos Centros de Referência da Assistência Social CRAS I e II
#AssistênciaSocial 03/04/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Prefeitura de Jaguaribe faz entrega de EPIs à profissionais que fazem a Política de Assistência Social do Município

A Prefeitura de Jaguaribe por meio da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude, anuncia a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para todos os profissionais que fazem a Política de Assistência Social do Município, garantindo que os CRAS (I e II), CREAS, CadÚnico e Bolsa Família, possam continuar ofertando os serviços a população, garantindo a saúde do servidores e do público.

Comprometida com o povo Jaguaribano mais vulnerável, a Assistência Social de Jaguaribe vem criando estratégias para facilitar o acesso da população aos serviços socioassistenciais remotamente neste período de pandemia, garantindo assim a prevenção e segurança de todos o usuários.

Central de Atendimento via WhatsApp: (88) 99948-9098

#AssistênciaSocial 03/04/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Prefeitura de Jaguaribe entrega mais de 100 cestas básicas às famílias mais vulneráveis

A Prefeitura de Jaguaribe, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude (SETAS) vem trabalhando dia e noite para atender a população mais vulnerável do município durante o período de pandemia. Do dia 23 de março de 2020, até hoje (03/04), já foram entregues mais de 100 cestas básicas às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social visando garantir o bem estar dos mais necessitados durante a crise provocada pelo Novo Corona Vírus (COVID-19).

A entrega do Benefício Eventual da Cesta Básica se dá através Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), respeitando as normativas federais que regulam e estipulam critérios para a concessão. A SETAS respeitando as normativas municipais: Lei Municipal dos Benefícios Eventuais (Lei nº 1.151/2013) e da Lei de Doação (Lei nº 1.134/2013) e Decreto Municipal que regula os Benefícios Eventuais em âmbito Municipal (Decreto nº 770/2015), apresenta quem poderá ser beneficiado:

QUAIS FAMÍLIAS SERÃO BENEFICIADAS?

As famílias beneficiadas estão sendo identificadas e selecionadas pelos profissionais de Serviço Social da SETAS a partir de critérios de pobreza, vulnerabilidade e desemprego por meio do banco de dados dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Cadastro Único e outros programas sociais, como o Bolsa Família.

COMO SERÁ A DISTRIBUIÇÃO?

As Cestas Básicas serão entregues na casa dessas famílias selecionadas. Não há necessidade de procurar a Secretaria, presencialmente. O contato pode ser realizado também via WhatsApp, de segunda à segunda (7 às 19h) pelo número: (88) 9.99489098

#Curso 11/03/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Jaguaribe recebe capacitação "ELA PODE"

Com apoio da Prefeitura Municipal de Jaguaribe e realização do Instituto Rede Mulher Empreendedora - IRME, dia 11 de março, foi um dia de imersão sobre empreendedorismo feminino para 54 mulheres jaguaribanas.

O evento aconteceu no auditório da Ematerce, iniciando 8h e finalizando às 18h. O encontro Ela Pode, é uma iniciativa do IRME com o apoio do Google, cujo objetivo é capacitar mulheres brasileiras, garantindo independência financeira e poder de decisão sobre seus negócios e vidas.

No encontro estiveram presentes, o Prefeito Zé Abner, a Primeira Dama e Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude, Ana Patrícia, além das 54 mulheres que participaram das palestras interativas sobre comunicação, liderança, negociação, finanças, networking, marca pessoal e ferramentas digitais, através da facilitadora Mônica e sua equipe.

Sementes foram plantadas em cada participante, e a partir de agora essas mulheres serão multiplicadoras de todo este conteúdo contribuindo com a população jaguaribana como agentes transformadoras do empreendedorismo feminino.

Agradecimentos as Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia por todo empenho na organização do evento.

#AssistênciaSocial 11/03/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE A decisão do Ministério da Cidadania que põe em risco a assistência social nas cidades brasileiras Portaria foi lançada pelo Ministério da Cidadania em 2019, durante gestão do hoje deputado federal Osmar Terra
#AssistênciaSocial 10/03/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Nordeste fica só com 3% das concessões do Bolsa Família

O governo Jair Bolsonaro priorizou Sul e Sudeste na concessão de novos benefícios do Bolsa Família em janeiro, em detrimento da Região Nordeste, que concentra 36,8% das famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza na fila de espera do programa.

Pelos dados fornecidos pelo Ministério da Cidadania ao Congresso e obtidos pelo Estadão/Broadcast, o Nordeste recebeu 3% dos novos benefícios enquanto Sul e Sudeste responderam por 75% das novas concessões. Para se ter uma ideia, o número de novos benefícios concedidos em Santa Catarina, que tem população oito vezes menor que o Nordeste e é governada por Carlos Moisés (PSL), foi o dobro do repassado à região nordestina inteira, cujos governadores são da oposição.

As informações foram comparadas com os dados oficiais disponíveis na internet. A série histórica mostra que houve um pico de novas concessões do Bolsa Família em janeiro que se refletiu em todas as regiões, exceto o Nordeste.

Nas eleições de 2018, a Região Nordeste foi a única que votou majoritariamente no candidato do PT, Fernando Haddad. No segundo turno, o petista teve 69,7% dos votos válidos, ante 30,3% de Bolsonaro. Nas demais regiões, o atual presidente foi o vencedor. No Sul, conseguiu a maior vantagem: 68,3% ante 31,7% de Haddad.

Após eleito, Bolsonaro se envolveu em uma série de polêmicas com o Nordeste. Na mesma época, o Estadão/Broadcast revelou que a Caixa havia reduzido o volume de novos empréstimos para a região.

Fator de pressão

Agora, os dados mostram que o Nordeste tem ficado para trás nas novas concessões do Bolsa Família, num momento em que a fila de famílias que aguardam para ingressar no programa virou fator de pressão contra o governo. A gestão Bolsonaro trabalha numa reformulação do programa.

Enquanto o novo desenho não sai do papel, o alcance do Bolsa tem diminuído em todo o Brasil. Entre junho e dezembro, a concessão de novos benefícios despencou a uma média de 5,6 mil por mês. Antes, passavam de 200 mil mensais.

Mas o governo encontrou espaço em janeiro para incluir no programa famílias que estavam à espera do benefício. Foram 100 mil contempladas: 45,7 mil delas no Sudeste, 29,3 mil no Sul, 15 mil no Centro-Oeste e 6,6 mil no Norte. O Nordeste recebeu 3.035 novos benefícios e manteve a média mais magra de meses anteriores.

"Os números mostram um favorecimento no pagamento do benefício aos eleitores de regiões fiéis ao presidente Bolsonaro. Cabe aos presidentes da Câmara e do Senado pedir explicações para manter a eficácia do programa", critica o senador Renan Calheiros (MDB-AL).

A distribuição chama a atenção porque é a Região Nordeste que concentra o maior número de famílias necessitadas e ainda desassistidas pelo programa. A região tinha, em dezembro do ano passado, 939,6 mil famílias em situação de extrema pobreza (com renda familiar per capita abaixo dos R$ 89 mensais) sem acesso ao Bolsa. Em todo o Brasil, são 2,39 milhões de famílias nessa situação.

O Sudeste, região mais atendida, também tinha volume considerável de famílias em extrema pobreza ainda sem inclusão no programa, mas em número ainda menor que no Nordeste: 868,3 mil. Já a Região Sul tinha 186,7 mil famílias nessa condição de vulnerabilidade e foi a segunda maior beneficiada.

Segundo os dados de dezembro, havia ainda 1,18 milhão de famílias em condição de pobreza (com renda familiar per capita entre R$ 89 e R$ 178 mensais) que não recebem auxílio do programa social. Ao todo, 3,6 milhões de famílias no país faziam jus ao benefício e estavam cadastradas em dezembro de 2019, mas não receberam nenhum valor.

O professor Marcelo Neri, do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), afirma que a Região Nordeste está subestimada em três sentidos, uma vez que reúne 27% da população brasileira, tem taxa de pobreza mais elevada (22,2%, ante 11% na média do país) e foi uma das regiões mais afetadas pela crise econômica, com queda maior na renda das famílias.

"Tem um descasamento entre a oferta do programa e a necessidade das pessoas. Se imaginar onde os pobres estão, deveria ter 54% (de novas concessões para o Nordeste) em vez de 3%. Isso só pela fotografia de pobreza", afirma.

Para o economista Pedro Fernando Nery, é recomendável que o governo tenha "alguma justificativa técnica plausível" para a disparidade entre as regiões. "Se não tiver, acho que passa do limite da discricionariedade política e entra numa esfera perigosa de discutir a legalidade. Não é uma discricionariedade que nenhum gestor tem a de prejudicar uma determinada região", diz.

Em nota, o Ministério da Cidadania diz que o processo de concessão de benefícios é "impessoal e realizado por meio de sistema automatizado que obedece ao teto das verbas orçamentárias destinadas ao programa". O órgão não explicou o porquê da disparidade das concessões entre as regiões, mas afirmou que mais 185 mil famílias em todo o país passarão a receber o benefício em março.

FONTE: https://economia.uol.com.br/

#AssistênciaSocial 10/03/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE MANIFESTAÇÃO CONJUNTA SOBRE O CORTE DE RECURSOS PARA ASSISTÊNCIA SOCIAL PELO MINISTÉRIO DA CIDADANIA
#NATALDEAMORELUZ 26/01/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Jaguaribanos vivenciam a segunda entrega da Casa Nova do Natal de Amor e Luz Em Clima de festa, o Prefeito Zé Abner, juntamente com a primeira dama, Ana Patrícia, entregou no dia 24/01, pela segunda vez a um jaguaribano, a Casa que foi sorteada no encerramento do Natal de Amor e Luz, edição 2019.

Na solenidade de entrega estiveram presentes o Vice-Prefeito, Vereadores, Secretários Municipais e a Equipe do Projeto Reciclar, além da população que presenciou a emoção da ganhadora, Francisca Francieuda Xavier.

Um dos critérios para ser o(a) ganhador(a) desse bem era trocar materiais recicláveis por cupons, e os participantes ainda tinham chances de concorrer a diversos prêmios (entregues durante o evento no dia 20/12), além de fazer valer a participação e contribuição na decoração do Natal de Amor e Luz e no meio ambiente.

O Natal de Amor e Luz e o Projeto Reciclar, nasceram para transformar a vida de pessoas e é através deles que informamos a todos os jaguaribanos que as transformações e os sonhos irão continuar em 2020!

“Mais uma vez gostaria de agradecer a todos vocês que nos ajudaram a transformar pela segunda vez, esse sonho em realidade, se não fosse a ajuda e colaboração de todos os jaguaribanos este momento não seria possível, ressaltou a prima dama e idealizadora do projeto, Ana Patrícia Diógenes.”
#NATALDEAMORELUZ 19/12/2019 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Jaguaribe se prepara mais uma vez para viver a magia do Natal de Amor e Luz 2019 O evento acontecerá nessa sexta-feira, dia 20 de dezembro
#NATALDEAMORELUZ 16/12/2019 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Concurso Casa Mais Bela 2019
#Desenvolvimento 26/11/2019 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE MPCE certifica municípios que aderiram ao projeto Vidas Preservadas O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije), com o apoio da Escola Superior do Ministério Pública (ESMP) e dos Centros de Apoio Caocidadania, Caomace e Caocrim, realizou, na manhã desta sexta-feira (22), o Seminário de Culminância do Projeto Vidas Preservadas para o ano de 2019, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ). Na ocasião, houve a entrega dos certificados aos 69 municípios que aderiram ao projeto Vidas Preservadas, participaram da capacitação e apresentaram o Plano Municipal de Prevenção, Intervenção e Pósvenção do Suicídio, que deverá ser executado com prioridade de recursos públicos.

Voltado para prefeitos, secretários municipais e técnicos dos municípios, o seminário objetivou agregar os municípios cearenses em torno do “Vidas Preservadas”, bem como trazer informações sobre os temas: “Ressignificação e Estratégias de Valorização da Vida”. A culminância do referido projeto contou com a parceria com diversas instituições dentre as quais se destacaram a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDM-CE) e da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).

O procurador-geral de Justiça, Plácido Rios, disse de sua alegria em contar com a cooperação dos prefeitos em colaborar com o projeto do MPCE. “Nesses quatro anos, vi com clareza que todas as ações que implementamos e todas as realizações estão se dando em nome da cooperação e do atuar conjuntamente. Tenho um sentimento de gratidão. Estão mais uma vez provado que sem a colaboração não poderemos fazer nada. Mas a sociedade nos cobra e nunca fugimos do embate. Agora, estamos irmanados na busca de resolução de problemas, a exemplo do que aconteceu no projeto Mais saneamento, menos mosquito e quando dos episódios de colapso de imóveis em Fortaleza”, enfatizou.

Para Plácido Rios, este é o momento de todos sentarem e encontrar a melhor forma de solucionarmos os problemas. Ele apresentou dados mundiais, nacionais e estaduais sobre suicídio e convidou todos os atores a enfrentarem esse problema que é multidisciplinar, inclusive com a ajuda de arquitetos e engenheiros, uma vez que até as limitações físicas são barreiras que podem impedir uma ação suicida. “Demos passos fundamentais: o primeiro foi começar a falar corretamente sobre o suicídio, porque é muito difícil. Embora esse problema de saúde pública seja de alta gravidade, 90% dos casos podem ser evitados se tivermos ferramentas e políticas públicas voltadas à prevenção”, ponderou.

O apoio da vice-governadora, Izolda Cela, e da Assembleia Legislativa, resultando na criação da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio, bem como a política de pósvenção que é o cuidado com os sobreviventes. O terceiro passo foi a realização do seminário de culminância do projeto Vidas Preservadas e entrega dos certificados. “Tenho muita gratidão por jogarmos juntos. Os 69 municípios com índices alarmantes de suicídio aderiram ao projeto e contam com esse Ministério Público que dá a mão, que se alia, e se volta para, efetivamente, revertemos esse quadro. Essa é uma questão social que queremos, podemos e devemos resolver”, disse, ao acrescentar que tem plena certeza e convicção de que tragédias serão diminuídas.

Representando a Aprece, o prefeito do município Deputado Irapuan Pinheiro, Luís Pinheiro, declarou que esta ação abraçada pelo MPCE deve ser uma das mais importantes, por ser um tema que preocupa a todos os chefes do Executivo. “Estamos vivendo uma realidade muito cruel. A sociedade vive o mal da depressão e há adolescentes se mutilando nas escolas”, desabafou. Por sua vez, a prefeita de Hidrolândia e vice-presidente da APDM-CE reforçou que a associação está capacitando os técnicos municipais com credibilidade e seriedade, parabenizando o MPCE pela iniciativa.

O deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio, Evandro Leitão, observou que a Assembleia Legislativa, assim como o Ministério Público, tem procurado exercer um papel de protagonismo no que tange o enfrentamento
ao suicídio e transtornos mentais, buscando sensibilizar os 184 municípios cearenses, com suas respectivas Câmaras Municipais. “Já passou da hora da sociedade enfrentar este problema da depressão e do suicídio. Portanto, parabenizo a coragem do Ministério Público”, elogiou. O parlamentar mencionou o projeto de lei 229/19, que cria, no Ceará, a Política de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome da Depressão nas Redes Públicas de Saúde. De acordo com ele, a Assembleia já realizou audiência pública tratando do tema, e teve como encaminhamento a formalização da referida frente parlamentar.

Segundo o promotor de Justiça e coordenador do Caopije, Hugo Mendonça, a certificação e a construção de estratégias entre os municípios estabeleceu um marco na história de cada cidade com relação à política pública de prevenção ao suicídio. “Construir o plano é apenas o primeiro passo. Agora todos os promotores de Justiça desses municípios serão instados a acompanhar a execução desses planos municipais, a fim de que essas estratégias, que foram construídas em cada uma dessas localidades, sejam efetivamente postas em prática e assim, nós tenhamos no Ceará uma política pública efetiva de valorização da vida e prevenção ao suicídio”, ressaltou.

Hugo Mendonça homenageou a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDM-CE) com uma placa de agradecimento e congratulações pelos 32 anos de serviços prestados e parceira fundamental na capacitação de gestores municipais não só no projeto Vidas Preservadas; mas, também, nos projetos Municipaliza e Caminhos para um Envelhecimento Cidadão no Ceará.

O promotor de Justiça e coordenador do Caocidadania, Hugo Porto, aproveitou o momento para fazer uma saudação à união, à harmonia e à prontidão, demonstradas pela APDM-CE. O Ministério Público é um órgão plástico, que está sempre se redesenhando e que atua não apenas na punição, mas na construção do pilar de indutor de transformações e destravar bloqueios, porque somos uma instituição de diálogo. Hugo Mendonça é quem conduziu e induziu para que tudo avançasse. Por conta da APDM-CE, o MP se tornou uma referência na política pública em prol do idoso na contramão da política federal. É uma alegria participar desse sucesso de termos 69 municípios dando uma resposta à sociedade. Juntos vamos mais longe e mais rápido.

A diretora da ESMP, Flávia Soares, agradeceu e reforçou a parceria na construção dos planos de prevenção. A assinatura é um primeiro momento e, agora, é a hora de executarmos cada plano acolhido por vocês. Esperamos que em 2020 os demais municípios se sensibilizem para esse projeto. Estamos muito felizes porque temo as Academia e o Corpo de Bombeiros nos capacitando, junto com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para que o suicídio saia de baixo do tapete. Que, hoje, seja o estopim para que possamos minimizar esses números alarmantes e que essa parceira renda frutos para os próximos anos.

Em seguida, os participantes assistiram a duas palestras, sendo a primeira com o tema: “Como ressignificar a vida diante da dificuldade?”, proferida pelo advogado e primeiro deficiente visual a participar da competição IronMan, Paulo Ribeiro Cardoso. A segunda palestra tratou sobre as “Estratégias locais para valorização da vida”, ministrada pela presidente do Instituto Bia Dote, Lucinaura Diógenes.

Vidas Preservadas

A iniciativa foi criada em 2018 por meio dos Centros de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije), do Meio Ambiente (Caomace), da Cidadania (Caocidadania) e Criminal (Caocrim), com o apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP). O Projeto foca em sensibilizar e fortalecer políticas públicas para a promoção da saúde do povo cearense por intermédio da ação conjunta entre a sociedade e o MPCE. O objetivo do evento é oferecer um momento de sensibilização, mobilização e fortalecimento das políticas públicas para a promoção da saúde através da prevenção e da pósvenção do suicídio.

FONTE:http://www.mpce.mp.br/
#NATALDEAMORELUZ 20/11/2019 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Natal de Amor e Luz 2019 7ª edição do Natal de Amor e Luz foi marcada por emoção e alegria
#AssistênciaSocial 04/11/2019 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Campanha do Idoso 2019 Durante o mês de outubro, os idosos jaguaribanos foram beneficiados com ações da Campanha "Envelhecer: Uma Questão Social", esse tema foi trabalhado por meio de palestras, participação na Câmara dos Vereadores, fórum comunitário, exibição de documentário, banho de piscina, aulas de artesanato, dia de beleza e muitas experiências compartilhadas.

O encerramento aconteceu no último dia 31 de outubro, na Praça da Prefeitura. Na ocasião foram entregues os certificados das Empresas e Instituições que aderiram a Campanha do Idoso 2019.

Em sua fala, a primeira dama e secretária da pasta, Ana Patrícia Diógenes, ressaltou, "aproveitem, a vida é uma dádiva, nós nascemos para ser feliz", completou ainda parabenizando agradecendo a toda sua equipe pelo cuidado com os idosos jaguaribanos.
#NATALDEAMORELUZ 03/11/2019 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Prefeitura Municipal de Jaguaribe, em parceria com o Projeto Reciclar, realiza a 7ª edição do Natal de Amor e Luz O evento acontece dia 08 de novembro, com comemoração em dose dupla: aniversário do Município e abertura oficial das festividades de Natal
#AssistênciaSocial 17/10/2019 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Posse do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS. Foi realizada na manhã do dia 15 de outubro, a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS.
O evento aconteceu no auditório da Secretária do Trabalho, Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude.
Desejamos sucesso a todos e que essa formação permaneça atuante e participativa.
#ConselhoTutelar 02/10/2019 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Edital de Credenciamento de Fiscais A PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE JAGUARIBE-CE, no uso da atribuição que lhe é conferida pela Lei municipal N° 1.209/2014, torna público o presente EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE FISCAIS para o Processo de Escolha em Data Unificada para membros do Conselho Tutelar para o quadriênio 2020/2024, aprovado pela RESOLUÇÃO Nº 01/2019, do CMDCA local.

A Comissão Especial nomeada pelos Decretos Municipais nº 829/2019 e nº 1064/2019, no uso de suas atribuições conferidas pelo art. 2º do Edital nº 001/2019 de 06.04.2019,
#NATALDEAMORELUZ 01/08/2019 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Natal de Amor e Luz 2019
#ConselhoTutelar 15/07/2019 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Resultado Final do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares 2019 - Edital 002/2019
www.jaguaribe.ce.gov.br
Emitido dia 02/05/2024 às 02:22:06