CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 08/05/2023 SECRETARIA DA SAÚDE Campanha de vacinação contra Covid-19 e a Influenza

A vacinação é uma medida fundamental no cuidado e prevenção de doenças. No último sábado (06), a campanha de imunização contra a COVID-19 (bivalente) e Influenza, organizada pela Secretaria da Saúde de Jaguaribe, aconteceu na Praça do Banco do Nordeste, trazendo segurança à saúde da população. ???

Manter a vacinação em dia é essencial para proteger a saúde individual e coletiva, além de evitar a sobrecarga dos sistemas de saúde.

É a Prefeitura de Jaguaribe garantindo o bem-estar de todos os jaguaribanos!

#COVID19 11/08/2020 GABINETE DO PREFEITO PRORROGAÇÃO DO DECRETO DE MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO A PANDEMIA DO COVID-19 E OUTRAS PROVIDÊNCIAS, ATÉ 17 DE AGOSTO (Decreto N 1.163/2020)
#COVID19 07/08/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Distribuição dos kits de Alimentação Escolar e material didático dos alunos da rede pública municipal

Iniciamos no último dia 06 de agosto, a distribuição dos kits de Alimentação Escolar dos alunos da rede pública municipal. A entrega dos kits está acontecendo nas respectivas escolas e beneficiará 5653 alunos da sede, sítios e distritos do município.

Durante a entrega, os profissionais estão devidamente orientados e seguindo os protocolos de saúde com relação aos cuidados que devem ser tomados para evitar aglomerações, além da obrigatoriedade do uso dos EPIs para proteção da equipe e das famílias no momento do recebimento do kit, que vem devidamente acompanhado de um informe sobre a prevenção da Covid-19, entre outras informações relevantes.

Na oportunidade as famílias também estão recebendo o material didático dos alunos para auxiliar nas aulas remotas que iniciaram na segunda-feira (03).

#COVID19 06/08/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Ação de combate a COVID-19 nos sítios Lagoa da Pedra, Campo Grande e Capitão Mor

Ontem (05) foi dia de ação nos Sítios Lagoa da Pedra, Campo Grande e Capitão Mor. Essa luta é nossa. Juntos venceremos!

#COVID19 05/08/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Ação de combate ao COVID-19 nos bairros Vila Pinheiro e Conj. José Pessoa Filho

Vila Pinheiro e Conjunto José Pessoa Filho receberam ontem a nossa equipe de combate ao novo Coronavírus. Durante a ação foram utilizados termômetros infravermelho sem contato, oxímetro e foram realizadas as orientações e a distribuição de máscaras reutilizáveis. Cada um fazendo a sua parte, juntos venceremos!

#COVID19 04/08/2020 GABINETE DO PREFEITO Prorrogação do decreto de medidas de enfrentamento a pandemia do COVID-19 e outras providências, até 10 de agosto (Decreto N 1.161/2020)
#COVID19 04/08/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Jaguaribe no combate a COVID-19!

Com a aquisição de oxímetros, a Comissão de Investigação da Covid-19 intensifica as ações nas Barreiras Sanitárias. Além da utilização do termômetro infravermelho sem contato, distribuição de máscaras, licença de conformidade para motoristas de carga e descarga e orientações e informações sobre prevenção e os riscos causados pelo vírus. Gostaríamos de parabenizar a todos os profissionais envolvidos nas ações de combate ao Coronavírus na sede, sítio e distritos. Juntos venceremos!

#COVID19 01/08/2020 SECRETARIA DA SAÚDE ATENÇÃO FORNECEDORES!

Prestação de Serviços de Exames para demanda hospitalar de pacientes no enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19) junto a Secretaria de Saúde. Prazo: até dia 04 de agosto/2020.

#COVID19 31/07/2020 SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO Projeto Empresa Parceira em ação!

Este projeto visa principalmente a conscientização, a prevenção e a diminuição dos casos do novo coronavírus no município, por meio da parceria da Prefeitura de Jaguaribe, CDL e dos comércios e serviços, de acordo com a liberação de funcionamento, neste caso, a fase 01 (Decreto Nº 1.148/2020), além dos comércios e serviços essenciais que estão com seu funcionamento normal desde o início da pandemia.

#COVID19 31/07/2020 SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO Prefeitura de Jaguaribe PRORROGA (90 dias) suspensão de taxa de Preço Público dos box comerciais na Sede e nos Distritos A suspensão do pagamento da taxa é de exclusividade dos comerciantes que encontram-se FECHADOS em decorrência da pandemia. (Decreto Nº 1.158/2020)
#COVID19 30/07/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeitura realiza a entrega de Oxímetro para auxiliar no enfrentamento a Covid-19 nos distritos A entrega foi realizada na Academia da Saúde (Nova Floresta) e Unidades de Saúde do Córrego das Pedras, Feiticeiro e Nova Floresta.
#COVID19 28/07/2020 SECRETARIA DA SAÚDE ATENÇÃO FORNECEDORES!

Participe da pesquisa de preço para aquisição de álcool 70% para higienização no enfrentamento a pandemia do novo Coronavírus (Covid 19), através da Secretaria de Saúde (prorrogado até dia 30 de julho de 2020).

#COVID19 27/07/2020 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura de Jaguaribe prorroga decreto de medidas de enfrentamento a pandemia do COVID-19 e dá outras providências Decreto Nº 1.156/2020 válido até o dia 02 de agosto
#COVID19 26/07/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Ação de combate ao Covid-19 e visita nos comércios e serviços sobre o projeto Empresa Parceira no distrito Feiticeiro

O uso da máscara, a higienização das mãos e dos ambientes, e manter o distanciamento social, continuam sendo as maneiras mais eficazes de combatermos o Coronavírus.

Com isso o trabalho de prevenção e conscientização não para, a equipe da comissão de investigação esteve novamente no distrito Feiticeiro, visitando casa a casa com as orientações essenciais sobre a Covid-19.

Além da visita nos comércios sobre o Projeto Empresa Parceira, que visa principalmente a conscientização, a prevenção e a diminuição dos casos do novo coronavírus na sede e distritos do município, por meio da parceria da Prefeitura de Jaguaribe, CDL e comerciantes, de acordo com as fases de reabertura e funcionamento dos comércios e serviços.

#COVID19 23/07/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Ação de combate ao Covid-19 no bairro João Paulo II (Curralinho)

Nesta quarta-feira (22), a equipe de Saúde e Setas, estiveram na comunidade realizando a distribuição de máscara, orientações e informações sobre os riscos de contágio do vírus e os cuidados que devem ser tomados diariamente durante a pandemia do novo Coronavírus.

Gostaríamos de parabenizar e agradecer a comunidade pela receptividade e aceitação das intervenções realizadas no enfrentamento ao novo coronaviìrus.

Juntos venceremos!

#COVID19 20/07/2020 SECRETARIA DA SAÚDE PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUARIBE SOLICITA PROCURA DE SERVIÇOS PARA O AUXÍLIO NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DO COVID-19

Confira os serviços solicitados:

Aquisição de termômetro a laser digital para apoio no enfrentamento pandemia novo Coronavírus (COVID-19), junto a Secretaria de Saúde no município de Jaguaribe/CE.

Contratação de prestação de serviço de propaganda volante em carro de som para divulgação das ações de enfrentamento pandemia novo Coronavírus, junto a Secretaria de Saúde no município de Jaguaribe/CE.

#COVID19 20/07/2020 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA DE JAGUARIBE PRORROGA DECRETO DE MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS Decreto (Nº 1.154/2020)
#Agricultura 16/07/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E MEIO AMBIENTE Programa Aquisição de Alimentos beneficiam produtores rurais e famílias jaguaribanas

Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Meio Ambiente - Sedrama, junto ao Governo Federal, aprovou um recurso no valor de R$ 100 mil reais para aquisição de alimentos no PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), para o município de Jaguaribe, em maio deste ano.

Os alimentos do PAA são adquiridos de produtores rurais familiares do nosso município, que foram selecionados em 05 de março deste ano, por meio do Edital de Chamada Pública Nº001/2020. Os alimentos são destinados aos CRAS (I e II), Creas e Hospital Municipal.

Esse recurso é de extrema importância, pois ajuda os produtores rurais com a venda de seus produtos e também fornece alimentos a quem mais precisa durante a pandemia do novo coronavírus.

#COVID19 12/07/2020 GABINETE DO PREFEITO PREFEITURA DE JAGUARIBE PRORROGA DECRETO DE MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS Decreto (Nº 1.152/2020)
#COVID19 09/07/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Projeto Empresa Parceira

A Comissão de Investigação do Covid-19, está realizando visitas nos comércios para esclarecimentos de como funcionará o Projeto Empresa Parceira. Este projeto visa principalmente a conscientização, a prevenção e a diminuição dos casos do novo coronavírus no município, por meio da parceria da Prefeitura de Jaguaribe, CDL e dos comércios e serviços, de acordo com a liberação de funcionamento, neste caso, a fase 01 (Decreto Nº 1.148/2020), além dos comércios e serviços essenciais que estão com seu funcionamento normal desde o início da pandemia.

#COVID19 09/07/2020 SECRETARIA DA SAÚDE AÇÕES DE COMBATE AO COVID-19 NO DISTRITO DE MAPUÁ

Estivemos em Mapuá novamente para realizar um trabalho de conscientização sobre a prevenção e os ricos do novo Coronavírus. A Equipe da Comissão de Investigação do Covid-19 e a Polícia Militar, visitaram casa a casa, distribuíram máscaras reutilizáveis, orientaram a comunidade, entre outras ações.

Todos os pacientes confirmados e suspeitos também foram visitados, alertados sobre a facilidade da transmissão do vírus e informados sobre as medidas que serão tomadas caso ocorra o descumprimento do isolamento social, além do monitoramento que vem sendo realizado pela Unidade de Saúde local com os pacientes sintomáticos e do grupo de risco.

#COVID19 08/07/2020 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura de Jaguaribe prorroga decreto de medidas de enfrentamento a pandemia do coronavírus e dá outras providências Decreto (Nº 1.148/2020)
#COVID19 03/07/2020 SECRETARIA DA SAÚDE PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUARIBE SOLICITA PROCURA DE SERVIÇOS PARA O AUXÍLIO NO ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DO COVID-19

Confira os serviços solicitados:

Aquisição de material higienização e proteção individual para enfrentamento do novo coronavírus (COVID-19), junto a Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Esporte e Juventude do município de Jaguaribe/CE.

Contratação de empresa para fornecimento de teste rápido para detecção de COVID-19 no Enfrentamento a Pandemia junto à Secretaria de saúde no município de Jaguaribe/CE.

Contratação de empresa para fornecimento de máscara facial de tecido para distribuição gratuita a munícipes através da Secretaria de Saúde no município de Jaguaribe/CE.

#COVID19 03/07/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Ação de combate ao novo Coronavírus no Distrito Mapuá

A equipe de saúde esteve visitando os moradores da comunidade, orientando, distribuindo máscaras reutilizáveis, higienizando os comércios e serviços que possuem um fluxo maior diariamente no distrito. Essa luta é nossa, Prefeitura de Jaguaribe, Secretaria de Saúde e Você no combate ao Covid-19.

#Façasuaparte

#COVID19 01/07/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE População em situação de rua recebe atendimento preventivo contra o novo coronavírus

Com a parceria da Prefeitura de Jaguaribe, a Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Esporte e Juventude - SETAS e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, por meio do Serviço de "Abordagem Social à Pessoas em Situação de Rua", realiza ações assistenciais, para reduzir o risco de contaminação pelo Covid-19 no Município.

A atenção, o olhar, o cuidado e o apoio as Pessoas em situação de rua foram redobrados neste período da Pandemia. O atendimento, a interação e o acompanhamento psicossocial são desafios que estão sendo enfrentados por todos os profissionais de saúde e de assistência social, e que merece todo respeito e compromisso, sendo sempre levada em consideração a subjetividade dos indivíduos, assim como suas escolhas.

A equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social da Prefeitura de Jaguaribe iniciou durante a pandemia um trabalho específico de acompanhamento da população nesta situação, composta em maioria por andarilhos, e na última segunda-feira (29), foi iniciado a entrega de alimentação com três refeições diariamente (café, almoço e jantar), devido a vivência dessas pessoas nas ruas e por estarem em maior exposição.

Além da distribuição da alimentação, o município distribui kits de higienização pessoal, bem como os insumos de prevenção ao COVID-19 (máscaras e álcool em gel) para cada um deles. Esse é mais um trabalho de compromisso e responsabilidade social realizado pela Prefeitura Municipal de Jaguaribe.

#COVID19 30/06/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeitura Municipal de Jaguaribe solicita procura de serviços para o auxílio no Enfrentamento da Pandemia do COVID-19

Confira os serviços solicitados:

Serviço de locação de tendas para os locais onde acontecerão as barreiras sanitárias no enfretamento do COVID-19 através da Secretaria de Saúde no município de Jaguaribe.

Contratação de empresa para fornecimento de kit de lanche individual para os profissionais que atuarão nas barreiras sanitárias no Enfrentamento Pandemia Novo Coronavírus (COVID 19), junto a Secretaria de saúde no município de Jaguaribe/CE.

Contratação de serviços de lavagem de veículos e desinfecção de veículos no enfrentamento do Coronavírus (covid-19), junto a secretaria de saúde.

Contratar fornecimento de insumos de material de higienização, equipamentos de proteção individual, lençol, toalhas, fraldas descartáveis, rouparia hospitalar no Enfrentamento Pandemia Novo Coronavírus (COVID 19), junto a Secretaria de saúde no município de Jaguaribe/CE.

#COVID19 27/06/2020 SECRETARIA DA SAÚDE ATENÇÃO FORNECEDORES!
#COVID19 25/06/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeitura realiza Ação Educativa de combate ao Covid-19 no bairro Expedito Diógenes (Mutirão)

Estivemos ontem (24) no Bairro Expedito Diógenes (Mutirão) realizando uma "Ação Educativa de combate ao Covid-19". Distribuição de máscaras para a comunidade e orientações sobre o uso deste EPI, higienização de comércios, orientações sobre prevenção e os ricos causados pelo vírus, além da conscientização do uso do capacete que neste momento é fundamental pela questão da segurança do condutor e prevenção de acidentes.

#Cultura 24/06/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Diretoria de Cultura realiza reunião da Lei Emergência Cultural Aldir Blanc

A Prefeitura Municipal de Jaguaribe, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou no dia 23 de junho de 2020, o WEB Encontro sobre a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Esse encontro teve como objetivo discutir a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, que visa apoiar os trabalhadores e trabalhadoras da cultura, os espaços culturais e o fomento através de editas, chamamento púbico e outros. Estiveram presentes nesse momento virtual os setores: Secretaria de Educação e Cultura (Secretário Adjunto da Educação e Diretor Municipal de Cultura, Michelsen Diógenes), Secretaria de Planejamento e Gestão (Secretária de Planejamento e Gestão, Wilma Rufino), Setor de Licitação (Leilane Kércia Barreto Soares), Controladoria (Luana Diógenes), Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Esporte e Juventude (Secretária adjunta, Shirley Barbosa) Assessorias Publimais (Osvaldo Bezerra), MC Assessoria & Consultoria (Thobias Martins) e ACCORD GOV (Sinthya Martins e Elton Lins).

#COVID19 22/06/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeitura de Jaguaribe está realizando TESTE RÁPIDO nos Policiais Militares e profissionais da SETAS

Iniciou nesta segunda-feira (22), a disponibilização de Teste Rápido (Covid-19) para todos os Profissionais da Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Esporte Juventude e a 2º CIA Independente da Polícia Militar de Jaguaribe.

Essa testagem aconteceraì como forma de prevenção e cuidado aos profissionais e a população jaguaribana, que necessitam da utilização dos serviços com a maior segurança possível durante a pandemia.

Os testes descartados e confirmados serão informados no boletim epidemiológico, além de seguir todo o protocolo jaì realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

#COVID19 17/06/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeitura de Jaguaribe entrega oficialmente a Ala Covid

A Prefeitura Municipal de Jaguaribe, por meio da Secretaria de Sau´de, iniciou hoje (17/06), os atendimentos na Ala Covid. A mesma tem como objetivo principal acolher e atender (exclusivamente) pacientes suspeitos e confirmados para Covid-19.


Nas dependências do Hospital são realizados partos, cirurgias de emergência, exames laboratoriais e de imagem. Por este motivo a Equipe de saúde da Prefeitura Municipal de Jaguaribe idealizou e desenvolveu este espaço para melhor atender os pacientes que necessitam de internação hospitalar.

Este é um local amplo, acessível e isolado dos demais leitos, evitando com isso a disseminação do vírus para outros pacientes internados no hospital. Estas são medidas de segurança essenciais para preservar a integridade de pacientes e funcionários bem como facilitar o monitoramento e suporte clinico de cada caso.

Dessa forma, o auditório do hospital foi totalmente reformado e recebeu todo o material necessário para o seu pleno funcionamento. A equipe que irá atender na ALA será composta por Médico, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Psicólogo, Assistente Social e Auxiliar de Serviços Gerais.

#AssistênciaSocial 15/06/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Vale gás - Lista das famílias não encontradas

A Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Esporte e Juventude, entregou no domicílio de 226 famílias os Vales Gás, mas na ocasião 10 famílias não se encontravam no local e com isso disponibilizamos a lista para que esses beneficiários procurem a Secretaria para retirada do seu Ticket de Vale Gás. Segue a lista:

Maria Gracileide de Oliveira - R. Edite Diógenes, 308 - Aloísio Diógenes

Maria do Desterro da Silva Oliveira - Sítio Recanto

Maria do Socorro Feitosa da Silva - R. Alexandre Rodrigues, 418 - Expedito Diógenes

Francisco das Chagas da Silva - Sitio Extrema

Maisa Nogueira de Lima - Sítio Riacho do Melo

Francisca Michele Nascimento Alves - Sítio Cachoeira

Maria Camila Arruda de Souza - R. Antônio Gomes, 210, Fundos, Edmar Barreira

Maria das Candeias Mariano de Sousa - R. Hilda Uchoa de Aquino, 143 - Edmar Barreira

Francisca Vilanir Tome do Nascimento - Vertentes

Maria Aparecida Vitor da Silva - Sitio Fuzil

#COVID19 12/06/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeitura de Jaguaribe disponibiliza resultado final do edital N 08.05.01/2020

Ja´ esta´ disponi´vel o resultado final de ana´lise e julgamento de documentac¸a~o do credenciamento de pessoas fi´sicas para a prestac¸a~o de servic¸os profissionais urgentes na a´rea da sau´de em atividades para o enfrentamento da pandemia referente ao covid-19, por meio da Secretaria de Sau´de do munici´pio de Jaguaribe/CE.

#COVID19 12/06/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Barreira Sanitária - Nossas acões não param!

Os trabalhos de combate ao Covid-19 estão sendo executados com excelência através das nossas equipes. Encerramos a semana com Barreiras Sanitárias nas principais entradas do município, além das orientações e distribuição de máscaras, diversos veículos tiveram que retornar aos seus municípios tendo em vista que muitos desses dispõem do mesmo serviço ofertado em Jaguaribe. Continuaremos o trabalho com o mesmo objetivo que iniciamos, preservar e salvar vidas. Colaborem!

#COVID19 11/06/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Comunicado - Atenção Fornecedores!

Participem da aquisição de oxímetro de pulso para dedo portátil para atender a demanda na situação de emergência de saúde pública no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (covid 19), junto a secretaria de saúde do município de jaguaribe/ce.

#COVID19 11/06/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Educação em Saúde na prevenção do Novo Coronavírus na reabertura das empresas da primeira fase

A equipe da Secretaria de Saúde (Centro de Especialidades e NASF) e Seplag (Fiscais de Tributos) estão visitando todos as empresas que retornaram suas atividades, repassando as orientações importantes e informando sobre os cuidados necessários para esse retorno dos serviços durante a pandemia do Covid-19.
Essa luta eì nossa! Juntos venceremos esse inimigo invisível.

#COVID19 10/06/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Relatório - Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Esporte e Juventude

As ações realizadas no Município de Jaguaribe no combate ao coronavirus (covid 19), por meio da Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Esporte e Juventude como também com o apoio de outras Secretarias como o intuito de prevenir e reduzir os danos causados pelo vírus no município.

#COVID19 09/06/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Relatório - Secretaria Municipal de Saúde Ações atualizadas até 8 de junho de 2020
#Curso 08/06/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PREFETURA DE JAGUARIBE DISPONIBILIZA LISTA DOS ALUNOS CLASSIFICADOS NO CURSO TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO A turma contará com 25 alunos classificados e iniciará suas aulas virtualmente
#COVID19 08/06/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeitura está realizando TESTE RÁPIDO nos Servidores Públicos da Saúde que atuam na Linha de Frente do COVID-19

Iniciou nesta segunda-feira (8), a disponibilização de Teste Rápido (Covid-19) para todos os Profissionais de Saúde do Hospital Municipal, UPA, Unidades de Saúde, Programa Melhor em Casa, NASF, Academias da Saúde, Agentes de Endemias e Vigilância Sanitária.

Essa testagem acontecerá como forma de prevenção e cuidado aos profissionais e a população jaguaribana, que necessitam da utilização dos serviços com a maior segurança possível durante a pandemia.

Os testes descartados e confirmados serão informados no boletim epidemiológico, além de seguir todo o protocolo já realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

#COVID19 05/06/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Jaguaribe chega a 99 pacientes recuperados do novo Coronavírus

Na noite de ontem (04), juntamente com o boletim epidemiológico diário, foi publicado a informação em destaque sobre a quantidade de pacientes que já estão recuperados do Covid-19 no município.

Diante dos casos, o número de 99 pacientes trouxe alegria podendo ser vista pelos comentários nas redes sociais oficiais da Prefeitura.

Pedimos a população que continuem com as medidas de distânciamento social, usando sempre a máscara e seguindo todas as orientações dos especialistas em saúde, da Secretaria de Saúde do Estado e do Municiípio.

#AssistênciaSocial 05/06/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Prefeitura de Jaguaribe está realizando a entrega 2º e 3º lote do Vale Gás

Na última quarta-feira(03), a Prefeitura de Jaguaribe por meio da Setas, iniciou as entregas dos tickets do 2º e 3º lote do Programa Concessão de Vale Gás.

Neste programa, ao todo, serão beneficiadas 236 famílias jaguaribanas.

Atenção: As famílias que não estavam presentes no ato da entrega, podem procurar a Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Esporte e Juventude, no horário de 7h às 13h para o recebimento do benefício

#COVID19 05/06/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Ação de combate ao Covid-19 na Lavanderia Pública com orientações e distribuição de máscaras

Na última quarta-feira (3), foi dia de Ação Educativa de combate ao Covid-19 na Lavandeira Pública, localizada no bairro Aloísio Diógenes. A ação consiste em abordagens educativas e preventivas contra o vírus.

O trabalho de prevenção vem sendo realizado diariamente na Sede, Sítios (através das Unidades de Saúde) e Distritos, mas para diminuirmos os casos do novo Coronavírus no Município, precisamos essencialmente da sua colaboração. #FiqueEmCasa

#COVID19 05/06/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Comunicado - Atenção Fornecedores!

Participem da futura aquisição de EPIs, para profissionais da Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Esporte e Juventude, enviando os preços dos produtos, conforme informações disponíveis no site jaguaribe.ce.gov.br

#COVID19 03/06/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Educação em Saúde na prevenção do novo Coronavírus na reabertura das empresas da primeira fase

Na u´ltima segunda-feira (01) iniciou a reabertura de algumas atividades empresariais no munici´pio, de acordo com o decreto N° 1.132/2020.

A equipe da Secretaria de Sau´de (Centro de Especialidades) e Seplag (Fiscais de Tributos) esta~o visitando todos as empresas que retornaram suas atividades, repassando as orientac¸o~es importantes e informando sobre os cuidados necessa´rios para esse retorno dos servic¸os durante a pandemia do Covid-19.

Essa luta e´ nossa! Juntos venceremos esse inimigo invisi´vel.

#AssistênciaSocial 02/06/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Prefeitura de Jaguaribe inicia entrega do 2º e 3º lote do Programa Concessão de Vale Gás 239 famílias jaguaribanas são beneficiadas com o programa
#COVID19 02/06/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Jaguaribe contra o COVID-19 (Barreira Sanitária - 01/06/2020)

Ontem (01) foi dia de ação de combate ao Covid-19 nas principais entradas de acesso ao Município.

As Barreiras Sanitárias estão sendo programadas de acordo com o dias e horários de fluxos esperados nas instituições financeiras e correspondentes.

Nas barreiras da última segunda-feira, contamos novamente com a presença da Polícia Militar, Demutran, Bombeiros Civis, Fiscais de Tributos, Equipe do NASF, Centro de Especialidades de Jaguaribe e Secretaria da Saúde, além de orientações, distribuição de máscaras, disponibilização de álcool 70%, higienização de veículos e o retorno de diversos carros de cidades vizinhas.

Outro ponto bastante importante e intensificado durante as barreiras, é o uso do capacete, que neste caso as pessoas que não utilizam o equipamento são orientadas a retornar ficando permitido a entrada apenas com o uso do mesmo.

Essas medidas são de proteção para você e sua família!

#COVID19 01/06/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Último dia para se inscrever na Chamada Pública N° 08.05.01/2020
#COVID19 01/06/2020 GABINETE DO PREFEITO Prefeito Zé Abner esteve reunido com o Governador do Ceará, sua equipe e os demais Prefeitos da macrorregião

O Prefeito Zé Abner esteve reunido hoje (01/06) pela manhã com o Governador do Ceará, o Secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto e os demais Prefeitos que compõem a macrorregião do Litoral Leste/Vale do Jaguaribe.

Os assuntos em pauta foram os índices nesta região e a importância da atenção primária no combate ao Covid-19, nas visitas dos Agentes de Saúde e busca ativa dos grupos de risco.

"Temos atuado em parceria com os municípios para ampliação de leitos (UTI e enfermaria) e envio de testes, EPIs e insumos. Seguimos firmes na luta para superar esse desafio e salvar vidas", ressaltou Camilo Santana.

"O nosso trabalho de enfrentamento a pandemia tem sido uma luta diária, mas para obtermos o êxito esperado, precisamos contar com a colaboração de toda população jaguaribana, e com isso diminuiríamos o avanço deste vírus no município. Por tanto quem pode, permaneça em casa e se precisar sair, lembre-se da máscara, o uso deste EPI é obrigatório e salva vidas", ressaltou o Prefeito Zé Abner.

#COVID19 30/05/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Jaguaribe contra o Coronavírus (COVID-19) Quando você se protege contra o Covid-19 está cuidando também da sua família e dos seus amigos.
#COVID19 28/05/2020 GABINETE DO PREFEITO COMUNICADO - Antecipação de Feriado (Decreto Nº 1.129/2020, de 26 de maio de 2020)

A Prefeitura Municipal de Jaguaribe, através do Prefeito Zé Abner, antecipa feriado de Corpus Christi, do dia 11 de junho para essa sexta-feira, dia 29 de maio de 2020. Essa é mais uma medida para diminuir a circulação de pessoas e certamente conter o avanço do novo coronavírus.

Na ocasião, com essa alteração no calendário municipal, informamos que o edital de chamada pública Nº 08.05.01/2020, será prorrogado até segunda-feira 01 de junho de 2020, no horário de expediente, de 7h às 13h. Mais informações: (88) 3522.10-92

#COVID19 27/05/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Ação Educativa de combate ao Covid-19 no Distrito de Feiticeiro

Hoje, dia 27 de maio, foi dia de Ac¸a~o Educativa de combate ao Covi-19 no Distrito Feiticeiro.

A ac¸a~o aconteceu em tre^s pontos da comunidade, na entrada pro´ximo ao Latici´nio ISIS, no centro com uma visita aos come´rcios de servic¸os essenciais, colagem de cartazes informativos e pulverizac¸a~o de locais de maior fluxo.

Ja´ a terceira equipe ficou na entrada principal do Distrito, com orientac¸o~es, utilizac¸a~o de termo^metro infravermelho sem contato, distribuic¸a~o de ma´scaras e pulverizac¸a~o dos vei´culos de outras localidades que chegavam em Feiticeiro.

#COVID19 26/05/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Barreira Sanitária - Decreto Nº 1.123/2020

Na última prorrogação do Isolamento Social, de acordo com o Decreto N 1.123/2020, foram definidas Barreiras Sanitárias para a última segunda-feira (25/05) e para o dia 01/06.

Todo suporte de orientações, distribuição de máscaras, álcool 70% para auxiliar na higienização das mãos, pulverização de veículos e entre outras ações, são ofertadas a população jaguaribana durante as barreiras.

Nossos agradecimentos a população e as equipes envolvidas em todas as ações de enfrentamento ao novo coronavírus.

#COVID19 26/05/2020 SECRETARIA DA SAÚDE PREFEITURA DE JAGUARIBE REALIZA CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 08.05.01/2020
#COVID19 25/05/2020 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura de Jaguaribe Prorroga Decreto de Isolamento Social O Decreto Nº 1.123/2020 encerrará dia 01 de junho de 2020
#COVID19 25/05/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Distrito Nova Floresta no combate ao Covid-19

Na u´ltima sexta-feira (22), a Secretaria de Sau´de, Fiscais de Tributos da Seplag, Poli´cia Militar e Demutran, estiveram no Distrito Nova Floresta com ac¸a~o educativa sobre os cuidados e prevenc¸a~o no enfrentamento ao Covid-19.

A ac¸a~o aconteceu em dois pontos da comunidade, no centro, com uma visita aos come´rcios de servic¸os essenciais, colagem de cartazes informativos e pulverizac¸a~o de locais de maior fluxo. A segunda equipe ficou na entrada do Distrito, com orientac¸o~es, utilizac¸a~o de termo^metro infravermelho sem contato, distribuic¸a~o de ma´scaras e pulverizac¸a~o dos vei´culos de outros munici´pios que chegavam na localidade.

#COVID19 22/05/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Secretaria de Saúde apresenta ações, adaptações e solicitações já realizadas durante a pandemia do Covid-19

A Prefeitura de Jaguaribe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem disponibilizando diversas formas de manter a população jaguaribana informada, e trabalhando diariamente com adaptações e solicitações para melhoria no atendimento à saúde da população, além da disponibilização de condições adequadas de trabalho para os profissionais nesta época.

Os informativos acontecem via redes sociais, site oficial da Prefeitura, rádios do município, carro de som, cartazes, adesivos, outdoors, visita casa a casa, entre outras ações.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus no Ceará, o município de prontidão iniciou também, o trabalho focado no enfrentamento ao Covid-19. Com isso, foram feitas algumas adaptações e aquisições para garantir o êxito na luta contra este inimigo invisível.

O município hoje dispõe de 01 UPA 24h (Porte 1), 01 Hospital retaguarda e 12 Unidades de Saúde, funcionando de 7h às 17h, distribuídas na Sede e nos Distritos.

Listamos as informações sobre ações, adaptações e solicitações que estão sendo realizadas durante a pandemia no Município:

? Plantão epidemiológico para informação à população;

? Implantação da Comissão de investigação das notificações COVID 19;

? Treinamento de enfermeiros e bioquímicos para realização de testes para COVID 19;

? Testagem de pacientes sintomáticos em conveniência com protocolos nacionais e estaduais;

? Testes rápidos para Profissionais da Saúde, Profissionais de Segurança Pública, Idosos acima de 60 anos e contatos direto de casos confirmados;

? Monitoramento dos suspeitos e contatos diretos que estão em isolamento domiciliar;

? Aquisição de EPI'S para os profissionais de saúde;

? Estratégias da Campanha de Vacinação Influenza (idosos em domicílio);

? Fiscalização da Vigilância Sanitária nos estabelecimentos com orientações e abordagens;

? Atividade educativa e suporte realizado pelos profissionais do NASF e Unidades de Saúde no comércio, bancos e correspondentes bancários;

? Suporte Psicológico para profissionais da Saúde in loco e online;

? Suporte Psicológico para pessoas em isolamento domiciliar (em monitoramento);

? Unidades de Saúde adaptadas para atendimento à população com síndromes gripais (sintomáticos) e demais condições clínicas

? Adaptação do serviço de Reabilitação e dos atendimentos dos médicos especialistas;

? Atendimento odontológico adaptado (somente urgências);

? Exames eletivos adaptados (somente urgências);

? Cirurgias Eletivas adaptadas (somente urgências);

? Atendimento Médico e de Enfermagem mantidos, em atenção a presença das demais doenças que acometem a população;

? Adaptação das viagens para consultas eletivas, mantendo as de relevância clínica como pacientes com câncer, hemodiálise;

? Continuidade do trabalho dos Agentes de Combate as Endemias e Agentes Comunitários de Saúde no controle das arboviroses e adaptação nas visitas de rotina;

? Higienização Sanitária nos bairros da sede e distritos;

? Campanhas educativas nas redes sociais e carro de som;

? Blitz Educativas em pontos de maior circulação de pessoas;

? Presença da equipe da Saúde em barreiras sanitárias através de orientação à população e verificação de temperatura;

? Mobilização nas ruas e bairros da cidade;

? Realização de "Lives" informativas;

? Criação de leitos de isolamento para pacientes com COVID 19 no Hospital Municipal (Ala Covid);

? Solicitação de respiradores mecânicos junto ao Ministério da Saúde para o município de Jaguaribe

? Solicitação junto ao Governo do Estado para implantação de leitos de UTI na região;

? Comunicação direta com o Ministério Público no processo de monitoramento dos casos em isolamento.

#COVID19 22/05/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Por que distanciamento social é importante? O distanciamento social reduz a taxa de transmissão do novo Coronavírus. Seja um cidadão consciente!
#AssistênciaSocial 22/05/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Esporte e Juventude, concluiu a 1° etapa de entrega do Vale Gás
#Cultura 21/05/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Secretaria Municipal de Educação e Cultura, participa da Web Conferência Ceará de Emergência Cultural

Aconteceram nos dias 18 e 19 de maio de 2020, respectivamente, WEBCONFERÊNCIA NACIONAL com Secretários(as) e Dirigentes Culturais Estaduais e Municipais de Cultura e WEBCONFERÊNCIA ESTADUAL com Secretários(as) e Dirigentes Culturais Estaduais, Municipais de Cultura e agentes culturais do Ceará, na luta pela aprovação da Lei de Emergência Cultural.

As web conferência debateram os rumos da tramitação em regime de urgência do Projeto de Lei da Emergência Cultural na Câmara dos Deputados, de autoria da Deputada Federal Benedita da Silva, com relatoria da Deputada Federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ) , como relatora responsável pela missão de unificar os Projetos de lei 1075, 1089 (Autoria dos deputados federais do Ceará: José Guimarães - PT, e André Figueiredo - PDT), 1251 e 1365/2020, bem como as necessárias ações emergenciais que já estão ou precisam ser realizadas nos estados e municípios.

Os principais pontos do Projeto de Lei (PL) 1.075:

I - renda emergencial mensal aos trabalhadores da cultura;

II - subsídios mensais para manutenção de espaços artísticos e culturais, micro e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias que tiveram as suas atividades interrompidas por força das medidas de isolamento social; e

III - editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural e outros instrumentos voltados à manutenção de agentes, espaços, iniciativas, cursos, produções, desenvolvimento de atividades de economia criativa e economia solidária, produções audiovisuais, manifestações culturais, bem como para a realização de atividades artísticas e culturais que possam ser transmitidas pela internet ou disponibilizadas por meio de redes sociais e outras plataformas digitais.

IV - 50% (cinquenta por cento), aos Estados e ao Distrito Federal, sendo 20% (vinte por cento) de acordo com os critérios de rateio do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e 80% (oitenta por cento) de acordo com a população;

V - 50% (cinquenta por cento), aos Municípios e ao Distrito Federal, sendo 20% (vinte por cento) de acordo com os critérios de rateio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e 80% (oitenta por cento) de acordo com a população. Os Municípios terão prazo máximo de 60 (sessenta) dias, contados da descentralização, para a destinação dos recursos previstos no art.

Estiveram presentes nessa discussão os/as deputados/deputadas: Benedita da Silva - Deputada Federal (PT - RJ), José Guimarães - Deputado Federal (PT/CE), Luizianne Lins - Deputada Federal (PT/CE); Leônidas Cristino - Deputado Federal (PDT/CE); Idilvan Alencar - Deputado Federal (PDT/CE); Fabiano Piúba - Secretário de Cultura do Estado do Ceará;.

Jaguaribe estava representado nestas duas web conferências através do Diretor Municipla de Cultura, o Sr. Michelsen Diógenes de Oliveira, que também é Presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do Ceará - DICULTURA.

#COVID19 21/05/2020 GABINETE DO PREFEITO Ação educativa de combate ao Covid-19 no Distrito Mapuá

A Comissão de Investigação contra o Covid-19 esteve novamente no Distrito Mapuá, na última terça-feira (19).

O trabalho de prevenção vem sendo realizado diariamente na Sede, Sítios (através das Unidades de Saúde) e Distritos, mas para diminuirmos os casos do novo Coronavírus no Município, precisamos essencialmente da sua colaboração.

#COVID19 21/05/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Jaguaribe contra o Coronavírus!

Realizamos 03 Barreiras Sanitárias, de acordo com o Decreto N 1.118, nos dias 11, 14 e 18 de maio, o objetivo desta ação é diminuir principalmente o fluxo no centro da cidade, evitando aglomerações nos bancos e correspondentes bancários.

Distribuição de máscaras, disponibilização de álcool 70%, utilização de termômetro infravermelho sem contato, pulverização de veículos, orientações de prevenção entre outras ações, são realizadas através da Secretaria de Saúde, Equipe do NASF, Agentes de Saúde, Agentes de Endemias, Fiscais de Tributos da SEPLAG, Polícia Militar, Demutran e Bombeiros Civis.

Contamos com a sua colaboração para enfrentarmos juntos este inimigo invisível.

#COVID19 20/05/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeitura de Jaguaribe por meio da Secretaria de Saúde, realiza ação educativa na Avenida 8 de Novembro

A gestão municipal vem trabalhando de forma incasável na luta contra o COVID-19. Diversas ações são realizadas semanalmente para orientar a população sobre prevenção e cuidados durante a pandemia.

Na noite de ontem (19), Agentes de Sau´de do munici´pio, realizaram uma ac¸a~o com os jaguaribanos que praticam caminha ao ar livre, na Avenida 8 de Novembro.

Num ponto estrate´gico, aconteceu a distribuic¸a~o de ma´scara reutiliza´vel e orientac¸o~es sobre os benefi´cios deste EPI e os riscos causados pelo novo Coronavi´rus.

#Infraestrutura 20/05/2020 SECRETARIA DA CIDADE E INFRAESTRUTURA Seinfra disponibiliza contatos para atendimento durante para a pandemia
#COVID19 20/05/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Sítio Córrego das Pedras no Combate ao Covid-19
#AssistênciaSocial 19/05/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Jaguaribanos beneficiários do Programa Mais Infância Ceará, recebem pela terceira vez o pagamento antecipado

Iniciou dia 15 de maio o pagamento dos beneficiários do Cartão Mais Infância Ceará. O Governo do Estado vem antecipando o pagamento em decorrência da pandemia do Covid-19, a parcela paga neste mês de maio, tinha data programada apenas para dia 15 de junho. As famílias beneficiárias do Programa Mais Infância Ceará no município, foram definidas e recebem este pagamento desde ano de 2018.

#AssistênciaSocial 18/05/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Dia 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.

A Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Esporte e Juventude, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, Conselho Tutelar, CREAS, CRAS I e II, desde 2013 trabalham o 18 DE MAIO com muita dedicação, além da parceria com as Escolas Públicas e Privadas do município.

Este ano, em decorrência da pandemia do Covid-19, as ações estão acontecendo virtualmente, através das redes sociais, vídeos, live informativa e programa de rádio. Essa luta é nossa! Faça Bonito! Denuncie, DISQUE 100 ou ligue para o Conselho Tutelar: (88) 9.9966-0698/ (88) 3522-3308.

#COVID19 18/05/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Secretaria da Saúde emite nota de solidariedade a familiares e pacientes com Covid-19

A Secretaria Municipal da Saúde vem por meio desta, manifestar apoio e solidariedade junto a todos os pacientes, suspeitos e confirmados para COVID 19, como também os seus familiares, pelo lamentável preconceito e exclusão social que estão sendo submetidos neste contexto de pandemia do novo Coronavírus.

O sigilo quanto a identidade dos pacientes acometidos sempre foi nossa prioridade. Sobretudo pela consciência do transtorno que seria causado após essa informação ser divulgada.

Muitos pacientes já encontram-se curados e sem capacidade alguma de transmissão viral, e ainda assim, estão sendo excluídos e discriminados. Muitas pessoas têm perdido familiares, amigos e até emprego, além da sua própria paz.

Convidamos todos os Jaguaribanos a refletirem e a desenvolverem empatia quanto a dor do próximo. É preciso entender que a qualquer momento, poderemos ser acometido e nos encontrarmos em situação igual ou semelhante.

Todos contra o preconceito. Juntos somos mais fortes!

#AssistênciaSocial 15/05/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Recebemos mais uma doação cestas básicas, dessa vez foi através da Live Solidária da cantora Célia Mello Nossos agradecimentos a todos o envolvidos nessa ação que beneficiará diretamente as famílias jaguaribanas
#COVID19 14/05/2020 GABINETE DO PREFEITO Secretarias Municipais no enfrentamento a Covid-19 Limitação de Veículos no Centro de Jaguaribe
#Administração 13/05/2020 GABINETE DO PREFEITO Debate sobre os Impactos da Pandemia nas Finanças Municipais A ação é uma realização da Aprece em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM)
#COVID19 12/05/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Saiba como higienizar sua máscara de tecido

A higienização correta da sua máscara de tecido faz toda diferença, veja as dicas que separamos para vocês!

1. Após o uso, coloque a máscara de molho por até 30 minutos numa solução de água sanitária. Para fazer a solução misture uma colher de sopa de água sanitária em meio litro de água;

2. Em seguida, lave com água e sabão e faça o enxágue corretamente até retirar todos os resíduos;

3. Deixe a máscara secar naturalmente;

4. Quando secar, passe o ferro quente na frente e no verso. Depois guarde num saquinho limpo até a próxima utilização.

Seja um cidadão consciente, faça sua parte!

#COVID19 12/05/2020 GABINETE DO PREFEITO Barreiras Sanitárias no enfrentamento ao novo Coronavírus

Seguindo o Decreto N° 1.118/2020, o Munici´pio de Jaguaribe retorna com as Barreiras Sanita´rias nas principais vias de acesso a cidade.

Durante essa semana teremos 02 barreiras com apoio das seguintes equipes: Secretaria de Sau´de (Agentes de Sau´de, Agentes de Endemias e NASF), Seplag (Setor de Tributac¸a~o), Demutran, Bombeiros Civis, Poli´cia Militar, Poli´cia Civil e Poli´cia Rodovia´ria Federal, ale´m da limitac¸a~o de acesso aos vei´culos no centro da cidade, com apoio da equipe da Setas (Setor de Esporte).

O objetivo principal desta ac¸a~o e´ controlar o fluxo nos bancos, correspondentes banca´rios e come´rcios de servic¸os esse^nciais, ale´m de proteger a sau´de de todos os jaguaribanos.

Gostari´amos de parabenizar a todos os profissionais envolvidos na linha de frente do combate ao novo Coronavi´rus.

#COVID19 12/05/2020 SECRETARIA DA CIDADE E INFRAESTRUTURA Comissão de Investigação do Covid-19 inicia limitação de veículos no centro de Jaguaribe

Prefeitura de Jaguaribe por meio da Comissa~o de Investigac¸a~o do Covid-19, realiza limitac¸a~o de pontos estrate´gicos no centro da cidade.

Os 8 pontos foram instalados na noite de ontem (10), com objetivo principal limitar e diminuir o fluxo do tra^nsito no centro de Jaguaribe, iniciando às 6h e finalizando às 14h.

Fica permitida a entrada de vei´culos de moradores, carga e descarga, entregadores de produtos essenciais e pessoas com necessidades especiais.

#Administração 11/05/2020 GABINETE DO PREFEITO COMUNICADO URGENTE - Barreiras Sanitárias - Decreto Nº 1.118/2020

A Prefeitura Municipal de Jaguaribe, comunica que, por questões de segurança da população jaguaribana em meio à pandemia do Coronavírus (COVID-19), serão montadas barreiras sanitárias em todas as vias de acesso ao Município, nos dias 11, 14 e 18 de maio de 2020.

As barreiras funcionarão como uma espécie de triagem e proibição de pessoas de outros municípios com destino aos Bancos, Correspondentes Bancários e entre outras finalidades. A ação contará com a presença de Equipes da Gestão Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Bombeiros Civis.

Contamos com a sua colaboração na luta contra esse inimigo invisível!

#COVID19 08/05/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Medidas de enfrentamento à COVID-19 e os impactos nas empresas

Nessa sexta-feira, dia 8, a partir das 14h, a Prefeitura Municipal de Jaguaribe, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia, realizará uma videoconferência para discutir "as medidas de enfrentamento à COVID-19 e os impactos nas empresas."

Na oportunidade, falaremos sobre os:

Aspectos Jurídicos: Medidas Tributárias e Trabalhistas que poderão ser adotadas durante acrise da Pandemia da Covid-19.

Linhas de Crédito e Repactuação de Dívidas.

MAIS INFORMAÇÕES:

(88) 9 9639.5894 | sedet@jaguaribe.ce.gov.br

#COVID19 08/05/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeitura de Jaguaribe , por meio da Secretaria de Saúde, reforma anexo do Hospital Municipal em "Ala Covid"

Prefeitura de Jaguaribe reforma anexo do Hospital Municipal em ala de Isolamento para pacientes com COVID-19. Com objetivo principal de proteger as pessoas infectadas pelo vírus, a "Ala Covid", é uma iniciativa municipal, por meio dos recursos disponíveis para o enfrentamento a pandemia do novo coronavírus.

O espaço encontra-se em andamento e contará com 06 leitos clínicos (de início), com uma equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de serviços gerais, banheiros com acessibilidade, sala de repouso, copa, além de todo o suporte necessário aos pacientes e aos profissionais envolvidos.

A reforma tem como foco fortalecer o isolamento das pessoas com casos confirmados, onde o maior objetivo é o cuidado com a saúde de todos os jaguaribanos e equipe da linha de frente. Pedimos a vocês que colaborem para que possamos juntos enfrentar essa luta contra o Covid-19.

#COVID19 08/05/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Você sabe quais os locais com maior risco de contágio para COVID-19? Veja na imagem onde o risco pode ser mais alto ou baixo. E não esqueça, o distanciamento social é o nosso maior aliado no enfrentamento desse vírus
#AssistênciaSocial 07/05/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Prefeitura de Jaguaribe divulga 8ª lista com novos beneficiários do Programa Bolsa Família 296 novas famílias foram beneficiadas, confira aqui
#Administração 07/05/2020 SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO COMUNICADO SINE - ATENDIMENTO E SEGURO-DESEMPREGO

COMUNICADO - ATENDIMENTO

O SINE/IDT informa que não estamos atendendo ao público presencialmente, toda e qualquer informação é realizada via telefone ou whatsapp. Segue contatos:

SEGURO DESEMPREGO

VANILDE - (88)9.9845.2419

JUNTA MILITAR,INCRA e ITR

ANDERSON - (88)9.9959.1595

COMUNICADO - SEGURO-DESEMPREGO

Prezados, Informamos os trabalhadores que necessitam habilitar o benefício do Seguro-Desemprego, dessa forma, os trabalhadores devem enviar a documentação necessária para o respectivo e-mail (sd.ce@idt.org.br). Ressaltamos a importância da documentação no formato PDF.

? Formulário de requerimento do Seguro-Desemprego/SD devidamente assinado pelo trabalhador

? RG;

? CPF;

? Termo de Rescisão do contrato de trabalho;

? Comprovante de recebimento do FGTS;

? Comprovante de endereço.

SINE/IDT - UNIDADE DE JAGUARIBE

VANILDE BATISTA (88) 9.9845.2419

#Administração 06/05/2020 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura de Jaguaribe realiza Barreiras Sanitárias nas vias de acesso ao Município

Durante 02 dias, por meio do decreto Nº 1.115/2020, foram realizadas barreiras sanitárias nas vias de acesso ao município de Jaguaribe, com objetivo principal diminuir e controlar o grande fluxo nos bancos, correspondentes bancários e comércios de serviços essenciais.

Nas Barreiras contamos com total apoio da Polícia Militar que iniciou as intervenções durante a madrugada nas saídas de cidades vizinhas, orientando o retorno dessas pessoas aos seus municípios. Profissionais da Saúde (NASF e Agentes Comunitários de Saúde), Fiscais de Tributos da Secretaria de Planejamento e Gestão - Seplag e Departamento Municipal de Trânsito - Demutran, foram fundamentais nessa ação. Cuidados, riscos, utilização de termômetro infravermelho sem contato, distribuição de máscaras e disponibilização de álcool 70% para higienização das mãos de pessoas com permissão para entrada no município.

O resultado satisfatório com essa ação pode ser percebido pelas equipes dos Fiscais de Tributos e Setor de Esporte, que estão na linha de frente no controle das filas, orientando e dando suporte as instituições financeiras, com todas as ações de prevenção e cuidado que vem sendo desenvolvida no centro da cidade desde o final do mês de março deste ano.

Jaguaribano você é peça fundamental no combate ao Coronavírus, pedimos mais uma vez a sua colaboração para juntos enfrentarmos esse inimigo invisível.

#Administração 05/05/2020 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura de Jaguaribe implementa barreiras sanitárias em vias de acesso ao Município

A ação teve início na última segunda-feira (04), diante da grande circulação de pessoas vindas de outros municípios e com objetivo principal diminuir o número de pessoas infectadas em Jaguaribe.

Durante as barreiras foram realizadas orientações sobre os sinais e sintomas de Coronavírus, bem como a seleção da entrada de pessoas de outros municípios, entrando somente serviços essenciais com comprovação.

Nas barreiras principais, aconteceu a distribuição de máscaras reutilizáveis e a utilização do termômetro infravermelho sem contato, onde as pessoas que apresentavam temperatura elevada, junto a outros sintomas foram direcionadas as unidades de saúde de acordo com o nível de gravidade.

Em nome de toda Comissão de Investigação do Covid-19, gostaríamos de parabenizar as equipes da Secretaria da Saúde, Secretaria de Planejamento e Gestão - Seplag, Demutran e Polícia Militar que iniciaram o trabalho ainda na madrugada de hoje. Parabéns equipes, parabéns população jaguaribana pela aceitação de mais essa ação de combate à esse inimigo invisível.

#COVID19 05/05/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Vigilância Sanitária e Setor Regulado de Ação Educativa no combate ao COVID-19

Equipe de Vigilância Sanitária - VISA vem trabalhando diariamente nas ações contra o novo Coronavírus, através de orientações, informações relevantes e necessárias que devem ser seguidas pelos estabelecimentos, além dos cuidados com os munícipes e funcionários.

Com isso, os comércios de serviços essênciais estão colaborando com o trabalho da VISA em conjunto com a Comissão de Investigação do Covid-19, realizando a desinfecção do interior do prédio, utilizando produto industrial totalmente adequado (detergente alcaline e clorado com 99,99% de eficácia), matando bactérias ativas onde o fluxo é muito alto durante todo o dia, evitando a circulação do vírus.

Faça você também a sua parte neste combate!

#Administração 04/05/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, AQUICULTURA E MEIO AMBIENTE Governo Federal, aprovou um recurso no valor de R$ 100 mil reais para aquisição de alimentos no PAA em Jaguaribe

A Prefeitura de Jaguaribe vem buscando de todas as formas para amenizar os problemas causados pelo Covid-19.

Com isso, a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Aquicultura e Meio Ambiente - Sedrama, junto ao Governo Federal, aprovou um recurso no valor de R$ 100 mil reais para aquisição de alimentos no PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

Os alimentos do PAA são adquiridos de produtores rurais familiares do nosso município, que foram selecionados em 05 de março deste ano, por meio do Edital de Chamada Pública Nº001/2020. Os alimentos serão destinados aos CRAS (I e II), Creas, Hospital Municipal e Apae Jaguaribe.

Esse recurso é de extrema importância, pois ajuda os produtores rurais com a venda de seus produtos e também fornece alimentos a quem mais precisa nesse momento.

#Administração 03/05/2020 GABINETE DO PREFEITO Comunicado Urgente - Barreira Sanitária

A Prefeitura Municipal de Jaguaribe, comunica que, por questões de segurança da população jaguaribana em meio à pandemia do Coronavírus (COVID-19), serão montadas barreiras sanitárias em todas as vias de acesso ao Município, a partir de segunda-feira, dia 04 de maio de 2020.

As barreiras funcionarão como uma espécie de triagem e proibição de pessoas de outros municípios com destino aos Bancos, Correspondentes Bancários e entre outras finalidades. A ação contará com a presença de Equipes da Gestão Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.

Seja um cidadão consciente na luta contra esse inimigo invisível!

#COVID19 02/05/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Higienização de Desinfecção em Bancos e Estabelecimentos Comerciais

Além da luta diária contra o mosquito da Aedes aegypti, nossos Agentes de Endemias estão na luta contra o novo Coronavírus. O trabalho que iniciou no final do mês de março (2020), segue acontecendo nos pontos de grandes fluxos do município como uma das estratégia de combate ao Covid-19.

#COVID19 30/04/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Agentes de Saúde na luta contra o Covid-19

A ação de ontem (29), foi realizada em toda área atendida pela Unidade de Saúde Maria Tereza, com distribuição de máscaras, orientações nas filas, informações sobre a importância do distanciamento social e colagem de cartazes informativos.

Nossas equipes estão na luta diária contra o Coronavírus, e você tá fazendo sua parte? Lembre-se: lave bem as mãos, higienize e realize desinfecção de objetos utilizados com frequência na sua residência e em casos urgentes, se você precisar sair de casa, USE MÁSCARA. Juntos venceremos essa luta!

#COVID19 29/04/2020 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura de Jaguaribe no combate ao Covid-19 Dicas de prevenção a população jaguaribana
#COVID19 29/04/2020 SECRETARIA DA SAÚDE O uso correto da máscara pode salvar sua vida!

Saiba como manuzear corretamente sua máscara.

> Não deixe o nariz exposto.

> Nunca tire a máscara e deixe-a no queixo.

> Não toque na parte da frente de sua máscara.

> Toque somente nos elásticos.

#COVID19 29/04/2020 SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO Secretaria de Planejamento e Gestão em AÇÃO!

A Equipe da Tributação está fixando cartazes informativos em todo município com relação a obrigatoriedade do uso da MÁSCARA e probabilidade de contágio do Covid-19. Faça sua parte! Se precisar sair de casa, USE MÁSCARA! Juntos venceremos essa luta.

#Gestão 29/04/2020 SECRETARIA DO PLANEJAMENTO E GESTÃO Prefeitura de Jaguaribe suspende taxa de Preço Público dos Box comerciais na Sede e nos Distritos pelo período de 03 mes A suspensão do pagamento da taxa é de exclusividade dos comerciantes que encontram-se FECHADOS
#COVID19 28/04/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Jaguaribe recebe doação de 460 Equipamentos de Proteção Individual - EPIs para profissionais da Saúde

Prefeitura de Jaguaribe recebe 460 Equipamentos de Proteção Individual - EPIs para serem distribuídos com os profissionais da Saúde no Município. A doação foi feita pela empresa Grendene S/A, uma das maiores empresas do ramo calçadista do Brasil, que suspendeu a produção de calçados para se dedicar à solidariedade nesse tempo de pandemia pelo novo coronavírus.

Os materiais recebido pelo município foram 120 unidades de jalecos descartáveis, 120 unidades de gorros, 100 unidades de protetores faciais e 120 unidades de pro-pé.

Nossos agradecimentos a Grendene S/A em nome do Prefeito Zé Abner e de todos os profissionais que estão na luta diária contra o COVID-19, necessitando destes EPIs para continuar o atendimento com segurança à população jaguaribana.

#COVID19 28/04/2020 GABINETE DO PREFEITO Mapuá no combate ao Covid-19

A equipe da Unidade de Saúde local e Fiscais de Tributos da Secretaria de Planejamento e Gestão - SEPLAG, realizaram visitas no Distrito com orientações casa a casa e distribuíram máscaras reutilizáveis no comércio e em locais de grande fluxo.

Além da entrega da máscara com conscientização sobre o uso da mesma, a comunidade foi informada sobre os cuidados simples que devemos ter para combatermos o Coronavírus (Covid-19).

O Prefeito Zé Abner e sua equipe estão trabalhando diariamente para combater o Coronavírus em nosso município.

As ações de sensibilização, conscientização e prevenção estão acontecendo para toda população jaguaribana, na Sede, Sítios e Distritos, por meio de cartazes, faixas, informes e dicas em redes sociais, carro de som, programa de rádio, lives informativas, atualização com transparência de boletim epidemiológico, visita em locais de grandes fluxos, distribuição de máscaras reutilizáveis, disponibilização de EPI’s para os profissionais que estão em atividade, distribuição de cestas básicas entre outras ações.

Parabenizamos a todas as equipes que estão na luta contra este inimigo invisível, Poder LEGISLATIVO, JUDICIÁRIO, Profissionais da SAÚDE, SEPLAG, SETAS, SEDUC, SEDET, SEDRAMA, SEINFRA, DEMUTRAN, SAAE, CDL, POLÍCIA MILITAR e CIVIL, além dos COMERCIANTES e a POPULAÇÃO jaguaribana que estão fazendo a sua parte, juntos venceremos!

#COVID19 28/04/2020 SECRETARIA DA CIDADE E INFRAESTRUTURA Prefeitura de Jaguaribe no combate ao Covid-19

Nossas equipes estão trabalhando diariamente com ações de prevenção ao Coronavírus. O Demutran com apoio do Nasf realizam uma BLITZ DE PREVENÇÃO no dia 16/04, em uma das entradas da cidade, próximo a ponte do Rio Jaguaribe.

Na ocasião foram distribuídas máscaras reutilizáveis as pessoas que estavam entrando na cidade vindo de outros Municípios, Sítios e Distritos, além de orientações e informações sobre as filas dos bancos, dos comércios e serviços essenciais.

#Saúde 27/04/2020 SECRETARIA DA SAÚDE NOTA DE ESCLARECIMENTO - 28/04/2020

A Prefeitura de Jaguaribe vem por meio desta informar a todos os jaguaribanos sobre mais 01 caso CONFIRMADO para Covid-19, totalizando o nosso 13º caso.

O paciente foi notificado e fez o teste em nosso município, trata-se de uma pessoa do sexo feminino, com faixa etária de 50 - 54 anos, apresenta sintomas leves e encontra-se em isolamento domiciliar.

Na ocasião, o boletim epidemiológico de Jaguaribe conta com 13 casos CONFIRMADOS sendo: 02 óbitos, 01 hospitalizado, 01 em isolamento domiciliar e 09 curados.

#COVID19 24/04/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Esporte e Juventude no combate ao Covid-19

Em decorrência da pandemia do COVID-19, a Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Esporte e Juventude (SETAS) estava atendendo com sua equipe em revezamento, mas devido ao número de solicitações e procura pelos serviços essenciais, as equipes voltaram a trabalhar com todos os devidos cuidados.

Um deles é a realização dos atendimentos na área externa da secretaria, evitando assim o máximo de circulação de pessoas nas salas, prevenindo os servidores e a população jaguaribana que necessita dos serviços. Orientamos que se desloquem somente em casos de urgência. Para mais informações seguem os contatos:

(88) 3522-2025 - SETAS

(88) 9 9948-9098 - Cras I e II

(88) 9 9768-3380 - Cadastro Único/Bolsa Família

#Saúde 24/04/2020 SECRETARIA DA SAÚDE NOTA DE ESCLARECIMENTO - 24/04/2020

A Prefeitura de Jaguaribe vem por meio desta informar a todos os jaguaribanos sobre mais 01 caso CONFIRMADO para Covid-19. Totalizando o nosso 12º caso.

O paciente foi notificado e fez o teste em nosso município, trata-se de uma pessoa do sexo masculino, com faixa etária de 50 - 54 anos e encontra-se em isolamento domiciliar tendo sua quarentena finalizada hoje (24).

Na ocasião, o boletim epidemiológico de Jaguaribe conta com 12 casos CONFIRMADOS sendo: 02 óbitos, 02 hospitalizados e 08 curados.

#Administração 24/04/2020 GABINETE DO PREFEITO NOTA DE ESCLARECIMENTO - PROJETO DE LEI SOBRE O USO OBRIGATÓRIO DA MÁSCARA

Considerando a disseminação do Coronavírus (COVID-19) em nosso município, onde vem sendo divulgado e veiculado em todos os canais de comunicação da Prefeitura de Jaguaribe sobre os riscos do vírus, inclusive com 2 (dois) casos fatais, foi adotado pelo Poder Público Municipal inúmeras medidas sanitárias de prevenção para conter o avanço do Coronavírus (COVID-19).

Em 17 de abril de 2020, enviamos o Projeto de Lei de N.º 16, para a Câmara Municipal dos Vereadores que previa uma série de medidas de prevenção, e determinava o uso obrigatório de máscara por todos os munícipes quando precisarem se deslocar para os estabelecimentos comerciais de serviços essenciais (que estão funcionando de acordo com os Decretos estadual e municipal), mas que contudo não previu qualquer multa a pessoa física.

Em momento algum o Projeto de Lei de N.º 16, aprovado pelos Vereadores neste dia 24 de abril de 2020, previu multa aos cidadãos jaguaribanos pela não utilização da máscara, o que fica determinado é o uso da máscara para adentrarem nos estabelecimentos citados acima.

A utilização deste equipamento de proteção individual é uma medida recomendada pela OMS -Organização Municipal da Saúde, e pelo Governo do Estado do Ceará por força do Decreto Estadual de N.º 33.544/2020 de 19 de abril de 2020.

A preocupação do Poder Público Municipal, e das autoridades locais é antes de mais nada com a vida e com a saúde do povo jaguaribano, pois entendemos que a prevenção é a melhor forma de combater Coronavírus (COVID-19)

#Administração 23/04/2020 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura de Jaguaribe informa sobre o uso obrigatório da máscara durante a pandemia do Covid-19 Seguindo o Decreto Nº 33.544 de 19 de abril de 2020
#Cultura 22/04/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Artistas da Terra, Chiquinho do Vanerão e Danilo Pegada foram selecionados para o Edital Festival Cultura Dendicasa

Em nome do Prefeito Zé Abner, parabenizamos, e já deixamos aqui o convite para todos os jaguaribanos prestigiarem de casa os projetos: "Apresentação Artística de Chiquinho do Vanerão" e "Danilo Pegada in Casa".

A Secretaria da Cultura divulgou na segunda-feira (20) o resultado preliminar do I Edital Festival Cultura Dendicasa: Arte de Casa Para o Mundo. Ao todo foram inscritas 1729 propostas, refletindo uma demanda altamente expressiva no atual contexto de isolamento social e enfrentamento ao coronavírus.

Foram selecionados 400 projetos num investimento global de R$ 1,0 milhão. Vale destacar que o Edital Cultura Dendicasa é fruto de um diálogo com os fóruns de linguagens e segmentos culturais, em especial com o Fórum Cearense de Teatro e o Fórum de Produtores Culturais, além de uma determinação do Governador Camilo Santana.

A iniciativa visa a promoção e a movimentação da economia artística, criativa e cultural do estado, no contexto de emergência de enfrentamento ao coronavírus, incentivando a sustentabilidade de artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais do Ceará.

O Edital representa ainda um incremento da economia da cultura, gerando visibilidade para a produção artística cearense, além de oferecer alternativas culturais à população neste período de restrições estabelecidas pelo o Decreto nº 33.510 de 16 de março de 2020.

#Saúde 21/04/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Nota de Esclarecimento 21/04/2020

A Prefeitura de Jaguaribe vem por meio desta ESCLARECER a todos os jaguaribanos sobre um erro no sistema do INTEGRASUS onde informa sobre 01 novo caso CONFIRMADO de Covid-19, nesta terça-feira, dia 21 de abril de 2020.

Trata-se da seguinte situação: o paciente realizou a coleta do exame em Jaguaribe e foi transferido em seguida para um hospital de referência em Fortaleza, ao ser internado no hospital, o mesmo foi submetido novamente ao exame, ou seja, O PACIENTE REALIZOU O TESTE 2 (DUAS) VEZES.

O resultado do primeiro teste já havia sido liberado e estava em nossos números, o resultado do segundo teste saiu hoje (21), apresentando novamente positivo, confirmando o primeiro resultado. Dessa forma, o novo caso trata-se de uma DUPLICIDADE, assim permanecemos com 10 casos.

Entramos em contato de imediato com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará que afirmou fazer a correção dos números nas próximas atualizações do INTEGRASUS.

#Administração 21/04/2020 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura de Jaguaribe prorroga decreto de Isolamento Social

Prefeitura de Jaguaribe prorroga Decreto Municipal de Isolamento Social (N° 1.110/2020, de 20 de abril de 2020) até dia 03 de maio, seguindo orientações do Governo do Estado do Ceará com decisões baseadas em estudos técnicos e com orientações de especialistas em saúde.

#Saúde 17/04/2020 SECRETARIA DA SAÚDE A Prefeitura está realizando desinfecção em pontos de maior circulação do Município As ações estão acontecendo na Sede e nos Distritos
#Saúde 17/04/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Conscientize-se, use a máscara!

Tipos de máscaras e o quanto são eficazes.

Ao contrário do que muitos pensam, a máscara serve mais para proteger as pessoas ao redor de quem a está usando do que propriamente quem está de máscara. Como os sintomas demoram para aparecer, praticamente todo mundo é considerado um potencial portador do vírus.

Portanto, a lógica por trás da obrigação de usar uma máscara é: se todos aderirem a ela, diminuirá o risco geral de infecção.

MÁSCARAS CIRÚRGICAS PARA A PROTEÇÃO DE PACIENTES

A máscara cirúrgica, que cobre a boca e o nariz, é usada principalmente por médicos e assistentes para não infectar pacientes na mesa de operação. Quando quem está usando a máscara tosse ou espirra, a maior parte das gotículas expelidas permanece na máscara.

No entanto, isso só funciona no longo prazo se a máscara for trocada regularmente e descartada de forma higiênica e segura. Na sala de cirurgia, a máscara deve ser trocada pelo menos a cada duas horas. A mesma máscara usada várias vezes pode perder rapidamente a sua função.

Máscaras de tecido também devem ser trocadas com frequência e lavadas com água quente para que os vírus não sobrevivam.

PROTEÇÃO EFICAZ É UMA COMBINAÇÃO DE FATORES

Quem usa a máscara pode se proteger de uma possível infecção através de gotículas e secreções que saem da boca quando outra pessoa espirra ou tosse, mas de forma muito limitada. Geralmente, o vírus entra no corpo pela boca, o nariz ou pelos olhos, e por isso, a higiene das mãos desempenha um papel importante.

A máscara cirúrgica, combinada com protetor ocular, serve mais como um lembrete constante para evitar levar as mãos ao rosto do que para proteger o usuário de gotículas portadoras do vírus.

MÁSCARAS QUE OFERECEM MELHOR PROTEÇÃO

Além das máscaras cirúrgicas, há também as máscaras que filtram o ar - tanto na versão descartável, feita a partir de fibra de celulose com um elemento filtrante e uma válvula expiratória, quanto de material sintético, à qual é acoplado um filtro.

Elas também são usadas em hospitais quando profissionais da saúde entram em contato com pacientes com doenças altamente infecciosas, e são usadas juntamente com outros EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como protetor ocular, luvas, aventais e macacões descartáveis.

De acordo com as normas da União Europeia, estas máscaras são divididas em três classes de proteção - o chamado fator FFP (Filtering Face Pieces - Peças Faciais Filtrantes, em português).

Máscaras com nível de proteção FFP-1 são melhores do que as máscaras cirúrgicas, mas não oferecem a proteção desejada contra vírus. Elas são úteis, por exemplo, para as pessoas que trabalham com serralheria, carpintaria ou marmoraria, pois interceptam poeiras mais grossas.

Apenas máscaras da classe FFP-3 protegem o usuário de vírus, bactérias, fungos e, quando usadas corretamente, até de substâncias altamente tóxicas, como o amianto.

Em razão da atual escassez dessas máscaras, o Instituto Robert Koch, responsável pelo controle e prevenção de doenças na Alemanha, aconselha, se necessário, o uso de máscaras FFP-2 no caso de doenças infecciosas - algo que, no entanto, é controverso entre médicos.

Conscientize-se, use máscara e fique em casa!

#AssistênciaSocial 17/04/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Governo do Ceará antecipa pagamento do Cartão Mais Infância Ceará

#PREFEITURAINFORMA

O Governo do Ceará anunciou na última quarta-feira (15) a antecipação do pagamento do Cartão Mais Infância, referente a maio, para auxiliar as famílias cearenses mais vulneráveis neste momento de pandemia do Coronavírus. O valor de R$ 85 que seria depositado somente no mês seguinte já está disponível na conta dos beneficiários, totalizando um investimento superior aos 4 milhões de reais. Mais de 47 mil famílias com crianças na primeira infância e em situação de extrema pobreza serão contempladas.

#AssistênciaSocial 16/04/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE De 20/03 a 09/04 foram entregues 03 TONELADAS de alimentos para as FAMÍLIAS MAIS VULNERÁVEIS do Município

Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude em ação!

Já foram entregues as famílias mais vulneráveis do município cerca de 03 toneladas de alimentos no período de 30 de março a 09 de abril/2020.

A entrega do Benefício Eventual da Cesta Básica se dá através Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), respeitando as normativas federais que regulam e estipulam critérios para a concessão. A SETAS respeitando as normativas municipais: Lei Municipal dos Benefícios Eventuais (Lei nº 1.151/2013) e da Lei de Doação (Lei nº 1.134/2013) e Decreto Municipal que regula os Benefícios Eventuais em âmbito Municipal (Decreto nº 770/2015), apresenta quem poderá ser beneficiado:

QUAIS FAMÍLIAS SERÃO BENEFICIADAS?

As famílias beneficiadas estão sendo identificadas e selecionadas pelos profissionais de Serviço Social da SETAS a partir de critérios de pobreza, vulnerabilidade e desemprego por meio do banco de dados dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Cadastro Único e outros programas sociais, como o Bolsa Família.

COMO SERÁ A DISTRIBUIÇÃO?

As Cestas Básicas serão entregues na casa dessas famílias selecionadas. Não há necessidade de procurar a Secretaria, presencialmente. O contato pode ser realizado também via WhatsApp, de segunda à segunda (7 às 19h) pelo número: (88) 9.99489098

#Trânsito 16/04/2020 SECRETARIA DA CIDADE E INFRAESTRUTURA Jaguaribe no combate ao COVID-19

Em virtude da pandemia do Covid-19, a situação em relação aos leitos hospitalares está bastante delicada. Neste caso, é cada vez mais necessário e indispensável o uso do CAPACETE para sua proteção e prevenção de acidentes. As pesquisas apontam, com a redução de acidentes de trânsito sobram mais leitos para tratar os pacientes infectados com Coronavírus.

Faça sua parte. Sua conscientização faz a diferença. Use capacete!

#Saúde 14/04/2020 GABINETE DO PREFEITO Equipe de Combate ao Covid-19 em ação

A partir dessa segunda-feira, dia 13 de abril, as filas dos Bancos e Correspondentes terão uma nova reorganização para evitar aglomerações. A equipe do Demutran já definiu os locais utilizando cones e fitas de sinalização, e também foram disponibilizados cadeiras e banquetas para auxiliar na espera.

As equipes do NASF e Fiscais de Tributos realizaram todas as orientações e distribuiram máscaras reutilizáveis no centro da cidade para a população que ainda estavam sem o EPI (Equipamento de Proteção Individual). A Prefeitura de Jaguaribe está utilizando de todos os recursos possíveis, e você, o que está fazendo para combater o Covid-19?

Voltamos a pedir a todos os jaguaribanos que residem na Sede do Município que vão aos bancos no período da tarde, deixando o período da manhã para os moradores dos Sítios e Distritos.

Ajude o município a reduzir o número de infectados, uma vez que é dito pelos especialistas que o melhor tratamento é o ISOLAMENTO SOCIAL, evite aglomeração, fica mais fácil combater o Coronavírus. FAÇA SUA PARTE! Jaguaribe conta com o apoio de todos!

#Educação 13/04/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA PREFEITURA DE JAGUARIBE DISTRIBUIRÁ KITS DE MERENDA ESCOLAR PARA ALUNOS COM MAIOR VULNERABILIDADE SOCIAL

Publicada no dia 07 de Abril no Diário Oficial da União a lei 13.987/2020, permite que em caráter excepcional, durante a pandemia da Covid-19, as redes públicas de educação básica estão autorizadas a distribuir gêneros da alimentação escolar adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Contudo, é recomendável que no âmbito de cada rede de ensino a distribuição seja regulamentada por ato próprio. Após a publicação da mencionada Lei , o prefeito Zé Abner , demandou que fosse providenciada a portaria autorizativa . Já fizemos reunião com Conselho de Alimentação Escolar /SEDUC/SEPLAG .A Portaria Municipal contendo as regras de todo o processo que contempla desde a aquisição, distribuição, acondicionamento e até a distribuição será discutida amanhã ( 13.04 ) .

O plano de distribuição de KITS da MERENDA ESCOLAR, atenderá alunos das escolas públicas municipais, principalmente aqueles em faixa de maior vulnerabilidade social.

Os Kits de Alimentação poderão conter produtos como biscoitos, carne moída, frango, arroz, macarrão, farinha de milho, óleo, ovos, leite em pó, polpa de frutas e outros alimentos que estão nos estoques das escolas públicas municipais.

As escolas públicas já realizaram os levantamentos dos gêneros alimentícios em estoque , bem como a relação nominal das crianças em maior Vulnerabilidade.

Os pais das crianças , em maior situação de Vulnerabilidade devem aguardar em casa , pois serão devidamente contatados pelos gestores escolares.

Muito importante que as campanhas de ajuda ao próximo continuem, pois , mesmo com esta importante ação do Poder Público, é fundamental que as pessoas sigam exercendo a sua solidariedade e ajudando a quem mais precisa.

#Saúde 12/04/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Campanha de Vacinação contra Gripe

Vacinar é proteger! Chegamos a nossa meta da Vacinação dos profissionais de saúde, e falta pouco para chegarmos aos 100% de imunização dos Idosos (com 60 anos ou mais) jaguaribanos.

#Saúde 11/04/2020 SECRETARIA DA SAÚDE NOTA DE ESCLARECIMENTO - Boletim Epidemiológico - 11/04/2020

A Prefeitura de Jaguaribe vem por meio desta informar a todos os jaguaribanos sobre mais 01 caso CONFIRMADO para Covid-19.

Diferente dos casos anteriores, a paciente foi notificada e fez o teste enquanto estava internada no hospital de referência em outro município.

A mesma passou toda a quarentena (14 dias) internada, totalmente isolada e sem contato com familiares ou outras pessoas de Jaguaribe. E hoje, dia 11 de abril, encontra-se em casa e CURADA do novo Coronavírus.

Na oportunidade, pedimos a colaboração de todos os jaguaribanos que FIQUEM EM CASA, esse é o primeiro passo para enfrentarmos juntos este inimigo invisível.

#Administração 10/04/2020 GABINETE DO PREFEITO Jaguaribe no combate ao Covid-19

O Prefeito Zé Abner, juntamente com toda Gestão Municipal e apoio da Polícia Militar, estão trabalhando incansavelmente no combate ao Coronavírus.

As orientações acontecem por meio das equipes que estão em campo, pelas redes sociais e site oficial da Prefeitura de Jaguaribe, via rádio (104.7 e 87.9), carro de som, além de cartazes, banners, outdoor e faixas em pontos estratégicos na Sede e nos Distritos.

Estamos aqui para agradecer e parabenizar a todos os profissionais da linha de frente no enfrentamento à esse inimigo invisível.

Pedimos a colaboração de todos os jaguaribanos que obedeçam as orientações, fique em casa, e só saiam em casos de extrema necessidade.

#AssistênciaSocial 09/04/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude realiza entrega de cestas básica O Benefício Eventual da Cesta Básica se dá através dos Centros de Referência da Assistência Social CRAS I e II
#Saúde 09/04/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeitura de Jaguaribe no combate ao COVID-19 Prefeitura de Jaguaribe recebe doação de 200 máscaras face shield
#Saúde 05/04/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Boletim Epidemiológico - Coronavírus (Covid-19) Situação do município de Jaguaribe com informações detalhadas
#Saúde 04/04/2020 SECRETARIA DA SAÚDE NOTA DE ESCLARECIMENTO - Boletim Epidemiológico - 03/04/2020

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura Municipal de Jaguaribe vem por meio desta prestar as seguintes informações e esclarecimentos à população:

No dia 02 de Abril de 2020, a Prefeitura de Jaguaribe tomou conhecimento, através do Laboratório Central de Saúde Pública do Governo do Estado do Ceará (LACEN), sobre o primeiro caso confirmado de Coronavírus (Covid-19) do município. O caso trata-se de um óbito.

Embora parcelas das amostras estejam sendo processadas por laboratórios particulares, é o LACEN a unidade de referência na área pública, e para onde são enviadas todas os testes coletados nos municípios cearenses.

Até esse momento, a Prefeitura de Jaguaribe não tem conhecimento de nenhum outro caso confirmado no município, embora saiba que nomes de pessoas residentes no município estejam sendo apontados como acometidos pela pandemia do Covid-19.

Reafirmamos o compromisso com o princípio da transparência e temos usado de todas as ferramentas de comunicação disponíveis para informar e esclarecer a população, inclusive sobre a necessidade de isolamento social.

A insistência de algumas pessoas em não atender as recomendações feitas pela Gestão Municipal, em benefício da sua própria saúde e de seus familiares, exigirá que a Administração adote novas medidas;

Considerando que o distanciamento social ainda é a providência mais eficaz para inibir o crescimento do número de casos em Jaguaribe, iremos continuar o trabalho de forma mais rigorosa na atuação de dispersões de toda e qualquer aglomeração e descumprimento dos Decretos Estadual e Municipal.

Mais uma vez, pedimos a todos os jaguaribanos que sigam as recomendações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e das Secretarias de Saúde do Estado e do Município. Fiquem em casa, limitando seus deslocamentos apenas em casos estritamente necessários.

#AssistênciaSocial 03/04/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Prefeitura de Jaguaribe entrega mais de 100 cestas básicas às famílias mais vulneráveis

A Prefeitura de Jaguaribe, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude (SETAS) vem trabalhando dia e noite para atender a população mais vulnerável do município durante o período de pandemia. Do dia 23 de março de 2020, até hoje (03/04), já foram entregues mais de 100 cestas básicas às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social visando garantir o bem estar dos mais necessitados durante a crise provocada pelo Novo Corona Vírus (COVID-19).

A entrega do Benefício Eventual da Cesta Básica se dá através Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), respeitando as normativas federais que regulam e estipulam critérios para a concessão. A SETAS respeitando as normativas municipais: Lei Municipal dos Benefícios Eventuais (Lei nº 1.151/2013) e da Lei de Doação (Lei nº 1.134/2013) e Decreto Municipal que regula os Benefícios Eventuais em âmbito Municipal (Decreto nº 770/2015), apresenta quem poderá ser beneficiado:

QUAIS FAMÍLIAS SERÃO BENEFICIADAS?

As famílias beneficiadas estão sendo identificadas e selecionadas pelos profissionais de Serviço Social da SETAS a partir de critérios de pobreza, vulnerabilidade e desemprego por meio do banco de dados dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Cadastro Único e outros programas sociais, como o Bolsa Família.

COMO SERÁ A DISTRIBUIÇÃO?

As Cestas Básicas serão entregues na casa dessas famílias selecionadas. Não há necessidade de procurar a Secretaria, presencialmente. O contato pode ser realizado também via WhatsApp, de segunda à segunda (7 às 19h) pelo número: (88) 9.99489098

#AssistênciaSocial 03/04/2020 SECRETARIA DO TRABALHO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, ESPORTE E JUVENTUDE Prefeitura de Jaguaribe faz entrega de EPIs à profissionais que fazem a Política de Assistência Social do Município

A Prefeitura de Jaguaribe por meio da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Esporte e Juventude, anuncia a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para todos os profissionais que fazem a Política de Assistência Social do Município, garantindo que os CRAS (I e II), CREAS, CadÚnico e Bolsa Família, possam continuar ofertando os serviços a população, garantindo a saúde do servidores e do público.

Comprometida com o povo Jaguaribano mais vulnerável, a Assistência Social de Jaguaribe vem criando estratégias para facilitar o acesso da população aos serviços socioassistenciais remotamente neste período de pandemia, garantindo assim a prevenção e segurança de todos o usuários.

Central de Atendimento via WhatsApp: (88) 99948-9098

#Administração 02/04/2020 GABINETE DO PREFEITO CONCURSO PÚBLICO ADIADO - Edital nº 001/2020, de 02 de março de 2020. IDIB e a Comissão Especial de Acompanhamento do Concurso Público decidiram adiar inscrições e aplicações de provas
#Administração 31/03/2020 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura de Jaguaribe prorroga Decreto municipal de isolamento social Seguindo orientações do Governo do Estado do Ceará em decorrencia do COVID-19
#Saúde 30/03/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeitura e Secretaria de Saúde, homenageiam profissionais da linha de frente contra o Covid-19

Enquanto muitos podem e tem o dever de ficar em casa neste momento, os nossos profissionais da Saúde não podem recuar, eles estão na linha de frente do combate ao Coronavírus (COVID-19).

Em Jaguaribe, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde realizaram uma homenagem a toda equipe da Unidade de Pronto Atendimento - UPA e Hospital Municipal de Jaguaribe - HMJ que estão no cuidado da saúde dos nossos jaguaribanos.

"O nosso mais sincero reconhecimento e agradecimento àqueles que jamais nos deixarão na mão, obrigada a cada um de vocês por não recuar, independente da situação mais adversa, e por cuidar de nós e de nossas famílias", ressaltou a Secretária de Saúde, Maria Zuleide Amorim.

#Administração 28/03/2020 GABINETE DO PREFEITO Comissão do Covid-19 promove ação de prevenção no período de pagamento do INSS no Município

Foi iniciado dia 26 de março, o período de saques dos aposentados do INSS no Município. Os Bancos e Correspondentes bancários em parceria com a Prefeitura de Jaguaribe, estão trabalhando para orientar os idosos e familiares com ações de prevenção ao Covid-19. O atendimento nos caixas eletrônicos estão sendo controlados, além das filas na parte externa destes locais.

Veja as dicas:

Evite aglomerações nas filas dos bancos, após realizar sua operação, faça a higienização correta das mãos. Sua saúde é muito importante para nós!

Motoristas dos Transportes dos Distritos e Sítios estão orientados a realizar a higienização e desinfecção dos ônibus, e evitar o máximo a lotação de passageiros;

Moradores que residem na sede do município prefiram retirar seu dinheiro no período da tarde, para que seja evitada aglomerações de pessoas, deixando a período da manhã para os moradores dos sítios e distritos tendo em vista o seu deslocamento;

Você ainda pode fazer suas operações nos correspondes bancários mais próximo a sua residência, e fazer suas operações via aplicativos (pagamentos, transferências, entre outras). Em caso de compras, utilize a função de débito do seu cartão.

#Saúde 27/03/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Jaguaribe no combate ao Coronavírus (Covid-19)

Durante a pandemia do Coronavírus (COVID-19) a Prefeitura Municipal de Jaguaribe vem realizando ações de combate e prevenção a manifestação do vírus no município.

A campanha preventiva teve início com um esclarecimento transmitido pelas rádios do município, alertando os jaguaribanos sobre o COVID-19.

Em seguida, foi disponibilizado através dos canais de comunicação, dicas de higienização e vídeos educativos alertando a população, assim como os comunicados informando sobre as suspenções de todas as atividades seguindo o Decreto Nº 33.519, do Governo do Estadual do Ceará. Além da disponibilização dos números emergenciais do município e do Estado, sendo eles:

Coordenação da Epidemiologia: (88) 9 9922-9240

TeleSaúde: 0800 275 1475

O prefeito Zé Abner, juntamente com a comissão de combate ao COVID-19, vem tomando todas as medidas cabíveis para evitar qualquer tipo de transtorno a população. As medidas mais solicitadas são que os jaguaribanos evitem aglomerações e fiquem em casa, visando à prevenção da pandemia. Diante de todas as informações e esclarecimentos, os gestores ainda lançaram um desafio para a população, onde deviam gravar um vídeo de 20 segundos demonstrando o que os mesmos estavam fazendo para combater o vírus.

Está sendo disponibilizado diariamente nas redes sociais da prefeitura um boletim informativo, com o objetivo principal de manter a população informada da situação do município em relação ao coronavírus.

Visando esse momento de ficar em casa, a Diretoria de Cultura, realizou o 1º SEXTOU EM CASA, com Bruno Neves - Voz e Violão, através do canal da TV Cidade no YouTube. A ação teve como objetivo incentivar os jaguaribanos a permanecerem em casa curtindo uma boa música ao vivo, sem perder a tradição dos finais de semana da cidade durante este período de isolamento social.

#Endemias 25/03/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Agentes de Endemias de Jaguaribe realizam ação no combate ao Covid-19

Adequando a ideia de municípios vizinhos, os Agentes de Endemias de Jaguaribe iniciaram na última quarta-feira (25), a pulverização dos locais onde possuem um maior fluxo de pessoas.

O trabalho foi iniciado pelo centro da cidade, nos comércios em geral, fachada dos bancos, casa lotérica, nos quiosques da Praça do BNB, entre outros.

O objetivo da ação é auxiliar no combate ao coronavírus e manter os locais de grande fluxos bem higienizados. A ação se estenderá aos equipamentos de Saúde do município (unidades de Saúde, Hospital Municipal e UPA).

#Saúde 23/03/2020 SECRETARIA DA SAÚDE Prefeitura de Jaguaribe no combate ao COVID-19

A Prefeitura Municipal de Jaguaribe, tratando com responsabilidade o combate ao Coronavírus (Covid-19) com orientações do DECRETO Nº33.519, de 19 de março de 2020, do Governo do Estado do Ceará, estabeleceu todas as medidas a serem seguidas pelo município por meio do DECRETO N° 1.093/2020, de 20 de março de 2020.

O trabalho de prevenção vem sendo realizado no município, com apoio da Comissão de Combate ao Covid-19 Jaguaribe", que conta com a participação de 32 membros de todas as áreas necessárias para que a pandemia seja evitada no município, sendo eles, Prefeito, Vice-prefeito, Primeira-dama, Secretários Municipais (e um membro de cada equipe), Polícia Militar, Polícia Civil, Equipe Jurídica do Município, Equipe de T.I., Marketing, Coordenação da Epidemiologia, Controladoria, Fiscais de Tributos, Diretores do SAAE e Demutran, Vigilância Sanitária e Câmara dos Dirigentes dos Lojistas - CDL.

Na Prefeitura, cada servidor disponibilizou seus contatos (divulgados nas redes sociais da Prefeitura: instagram e facebook), e o atendimento está acontecendo via telefone, e-mail, WhatsApp e em casos de extrema necessidade, o munícipe é atendido presencialmente de forma segura e orientado com todos os cuidados básicos de prevenção ao Covid-19. Outra medida de segurança foi o revezamento dos profissionais das secretarias municipais, tendo em vista os atendimentos que não podem parar (Ex.: Cadastro Único/Bolsa Família).

#Saúde 18/03/2020 SECRETARIA DA SAÚDE O que é coronavírus? (COVID-19) O que você precisa saber e fazer para se prevenir. Medidas comuns do dia a dia, como lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações, reduzem o contágio da doença.
www.jaguaribe.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 11:19:58