CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Cultura 25/04/2024 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Edital de Chamamento Público para seleção de projetos com recursos da política nacional Aldir Blanc

A Prefeitura Municipal de Jaguaribe e a Secretaria de Educação e Cultura, por meio da Superintendência Municipal de Cultura, apresentam o Edital de Chamamento Público para seleção de projetos com recursos da política nacional Aldir Blanc!

O objetivo é selecionar agentes culturais individuais e com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) que tenham deixado sua marca no desenvolvimento artístico e cultural de Jaguaribe, Ceará.

-Inscrições abertas de 25/04 a 17/05/2024

-Acesse o link na nossa bio do Instagram e participe!

-Em caso de dúvidas, visite a Superintendência de cultura, localizada no Centro de Formação acima da Windstar!

#Cultura 14/04/2024 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Renda de Filé de Jaguaribe Brilha na Passarela do São Paulo Fashion Week

NOSSA RENDA DE FILÉ NO SÃO PAULO FASHION WEEK!

A renda de filé, símbolo de cultura e tradição de Jaguaribe, foi destaque na passarela do São Paulo Fashion Week através da sensibilidade da estilista Celina Hissa e sua marca Catarina Mina, que com a coleção "Guardiãs da Memória", homenageou as artesãs cearenses, incluindo nossas artesãs da Associação de Renda de Filé do Sítio Ipueiras (IARTE).

Parabenizamos a todas por este momento e expressamos nosso orgulho de ver a nossa cultura sendo destaque no mundo da moda!

#Cultura 11/04/2024 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Superintendência de Cultura promove encontro dedicado à Política Nacional Aldir Blanc

Na última quarta-feira (10), a Superintendência de Cultura promoveu um encontro dedicado à à importância da Política Nacional Aldir Blanc em Jaguaribe. Foi um momento de diálogo em prol do crescimento e valorização de nossos artistas e expressões culturais.

#Cultura 24/10/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Superintendência da Cultura divulga resultado final do Edital de Chamamento Público para Premiação de Agentes Culturais

A Prefeitura de Jaguaribe, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, divulga o resultado final do Edital de Chamamento Público para Premiação de Agentes Culturais, com recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo - Trajetórias Culturais.

Lei Paulo Gustavo - Juntos pela resistência cultural!

#Cultura 02/10/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Prefeitura divulga Edital de Chamamento Público para Premiação de Agentes Culturais

A Prefeitura Municipal de Jaguaribe e a Secretaria de Educação e Cultura, por meio da Superintendência Municipal de Cultura, tornam público o Edital de Chamamento Público para Premiação de Agentes Culturais com Recursos da Lei Paulo Gustavo - Trajetórias Culturais. O objetivo é selecionar agentes culturais individuais, coletivos e com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) que tenham prestado relevante contribuição ao desenvolvimento artístico ou cultural do Município de Jaguaribe, Ceará.

As inscrições estarão abertas no período de 02/10/2023 a 13/10/2023, através do link disponível na bio do Instagram.

Lei Paulo Gustavo - Juntos pela resistência cultural!

#Cultura 26/07/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Edital de Chamada Pública para Seleção de Projetos a Serem Executados com Recursos da Lei Paulo Gustavo
#Cultura 24/07/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Sítio Fechado Recebe Programa de Formação Continuada da Escola Livre Teatro da Boca Rica

No último sábado, a Superintendência de Cultura de Jaguaribe, em parceria com o Teatro da Boca Rica, apresentou à comunidade do Sítio Fechado o curso Multiresidência Criativa: O personagem na cena tradicional popular.

Foi uma oportunidade incrível para aprimorar habilidades, explorar novas ideias e experimentar a cultura de forma dinâmica e inspiradora.

#Cultura 12/05/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Reunião Sobre a Lei Paulo Gustavo com os Fazedores de Cultura da SEDE.

A Prefeitura de Jaguaribe e a Superintendência de Cultura organizaram na última quinta-feira (11) uma reunião com os artistas e fazedores de cultura locais para discutir a Lei Paulo Gustavo.

Essa lei, que recebeu esse nome em homenagem ao ator e humorista brasileiro, é uma iniciativa voltada para o incentivo da cultura, promovendo ações que envolvem desde o financiamento de projetos artísticos até a manutenção de espaços culturais.

Durante o encontro, os participantes esclareceram dúvidas e discutiram possíveis projetos beneficiados pela legislação.

O evento também serviu para fortalecer o diálogo entre a administração municipal e os profissionais da cultura.

#Cultura 30/03/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Encontro com os artesãos de Jaguaribe ajuda a valorizar a cultura do município Momento foi promovido pela Central de Artesanato do Ceará.
#Cultura 27/03/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Feira do Livro 2023 é destaque na Escola Maria Eneida Peixoto Soares A ocasião mostrou o quanto a leitura é importante para os alunos da escola
#Cultura 07/03/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Projeto "Sertão Colorido" ganha forma em Jaguaribe Ação busca construir identidade artística e promover a valorização patrimonial
#Cultura 14/02/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Prefeitura realiza Dia de Parque para as crianças das escolas públicas Momento foi de diversão para os alunos das escolas públicas municipais
#Cultura 22/01/2023 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL, AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Jaguaribe é contemplado com o Prêmio Socioambiental Chico Mendes 2022 Município recebe o prêmio que valida as iniciativas sustentáveis das cidades
#Cultura 13/12/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Jaguaribe recebe visita do Projeto Circula Ceará Ação é um projeto do Governo do Estado do Ceará
#Cultura 03/11/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Jaguaribe realiza a tradicional Gincana Municipal Evento fez parte das comemorações do aniversário da cidade.
#Cultura 31/10/2022 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura de Jaguaribe prepara uma programação especial de aniversário Ao longo da semana, estão agendadas diversas ações culturais!
#Cultura 29/10/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Gincana Municipal arrecada cestas básicas para doação A Casa de Apoio de Jaguaribe foi a instituição escolhida para receber as doações.
#Cultura 14/10/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Alunos da Escola José Laércio visitam a Biblioteca Municipal Professor Alcides Mariano Visita foi uma das atividades do Dia das Crianças.
#Cultura 13/10/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Escola Antônio Teixeira Lima promove festa para as crianças Ação faz parte da comemoração da semana das crianças de Jaguaribe.
#Cultura 21/09/2022 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL, AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Concurso de Fotografia Jaguaribano elege as melhores fotos de cada categoria A entrega da premiação foi realizada no auditório do IFCE.
#Cultura 07/09/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Jaguaribe realiza no município os desfiles do Sete de Setembro Momento cívico marca a volta dos desfiles na cidade.
#Cultura 01/09/2022 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL, AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Inscrições para o I Concurso de Fotografia em Jaguaribe são prorrogadas Agora quem quiser participar do concurso vai ter até o dia 09 de setembro para se inscrever.
#Cultura 19/08/2022 SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO RURAL, AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Jaguaribe promove o I Concurso de Fotografia Jaguaribano O concurso faz parte das comemoraçõs do Dia da Árvore e premiará os melhores de cada categoria.
#Cultura 18/08/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Julgamento dos desenhos do Projeto APAIXONARTE é realizado A divulgação dos resultados será feita dentro da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
#Cultura 07/12/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA LEI ALDIR BLANC - Categoria Literatura Meus poetas e suas obras - Autor: Edmundo Diógenes
#Cultura 07/12/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA LEI ALDIR BLANC - Categoria Literatura CINQUENTA TÓPICOS PARA A HISTÓRIA DE JAGUARIBE, CEARÁ - Autor: Sérgio Barreto
#Cultura 05/12/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA EDITAL EMERGENCIAL DA CULTURA LEI ALDIR BLANC - AUDIOVISUAL FOTOS: ELISEU BECO / SANDRA LAYANNE
#Cultura 13/08/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA TRIBUTO A JAGUARIBE - EFIGÊNIA ALVES
#Cultura 22/07/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Conselheiros Municipais de Cultura tomam posse em Jaguaribe

Fiscalizar e acompanhar os trabalhos realizados na área da Cultura são algumas das funções dos novos conselheiros municipais de cultura, que tomaram posse na noite desta terça-feira (21). A solenidade que oficializou a atuação dos novos membros para o biênio 2020-2022, aconteceu de maneira virtual e foi presidida pelo Diretor Municipal de Cultura, Michelsen Diógenes, e contou com a presença do Prefeito municipal, José Abner Diógenes e da Secretária da Educação e Cultura, Aparecida Lima.

Foram empossados 28 representantes entre titulares e suplentes da sociedade civil, poder público e comunidade artística.Segundo o diretor de cultura, "a principal atuação do Conselho Municipal de Políticas Culturais neste momento, é a construção do plano Municipal de cultura e aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc, Lei Federal 14.017/2020, que prevê auxílio emergencial para o setor cultural durante a pandemia do novo coronavírus".

O Conselho Municipal de Políticas Culturais é um órgão colegiado, de formação igualitária entre o Poder Público e a Sociedade Civil, com caráter deliberativos, normativos consultivo.

Representantes do Poder Público

Secretaria de Educação e Cultura

Titulares - Michelsen Diógenes e Jacqueline Leitte

Suplentes - Alyne Barros e Normando Lucena

Setas

Titulares - Jule Helen e Jordana Dielly

Suplentes - Ana Carlas e Cícero Andrade

Câmara Municipal

Titular - Bruno Diógenes

Suplente - Auricélio Teixeira

Educação Básica

Titular - Brasilina Saldanha

Suplente - Leilane Kércia

Ensino Superior

Titular - Katia Rodrigues

Suplente - Osmar Negreiros

Representantes da Sociedade Civil

Seguimento Teatro

Titular - Davi Bezerra

Suplente - João Pedro Pinheiro

Seguimento Dança

Titular - Diego Soares

Suplente - Darley Morais

Seguimento Música

Titular - Eder Wagner

Suplente - Chiquinho Do Vaneirão

Seguimento Gastronomia

Titular - Vânia Oliveira

Suplente - Max Fabianne

Seguimento Literatura

Titular - Efigênia Alves

Suplente - Edmundo Diógenes

Seguimento Artesanato

Titular - Maria Alves

Suplente - Carolina Lima

Seguimento Artes Plásticas

Titular - Fabrício Vieira

Suplente - Elizeu Beco

#Cultura 15/07/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Jaguaribe celebra o dia municipal e estadual do queijo coalho

Em julho comemoramos o dia municipal e estadual do queijo coalho. Essas datas são muito significativas e importantes pois uma das principais potencialidades do nosso município é por meio da produção de queijo de coalho, seja ele industrial ou artesanal, e seus derivados. Além de carregarmos com muito orgulho a referência de sermos a "Terra do Queijo Coalho". Com esforço da gestão atual, o município hoje, dispõem do Museu do Queijo Coalho, um lugar específico e muito aconchegante totalmente reservado para a preservação da história e da trajetória dos jaguaribanos que produziram e produzem essa iguaria de sabor especial e diferenciado.

11 de julho - Dia Municipal do Queijo Coalho

15 de julho - Dia Estadual do Queijo Coalho

#Cultura 14/07/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Lei Aldir Blanc - Ciclos de Trabalho Regionais

O Prefeito José Abner e o Diretor de Cultura, Michelsen Diógenes, participaram no último dia 09 de julho, dos Ciclos Regionais da SECULT-CE, APRECE e o DICULTURA. Esses Ciclos visam discutir a implementação da Lei 14.017/2020 de Emergência Cultural Aldir Blanc com a participação dos gestores, nesta "Fase de Estruturação nos Municípios".

#Cultura 29/06/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA REALIZARÁ "LINK CULTURAL" PARA INFORMAÇÕES E ESCLARECIMENTOS SOBRE EMERGENCIA CULTURAL

A Prefeitura de Jaguaribe, através da Secretaria de Educação e Cultura, convida todos os trabalhadores e trabalhadoras da Cultura para o nosso 2° LINK CULTURA, que tratara dos cadastros no Mapa Cultura, um dos critérios da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. É hoje (29), a partir das 19h.

Para participar da reunião do LINK CULTURAL, clique neste link: https://meet.google.com/biz-hjnb-okp

#Cultura 24/06/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Diretoria de Cultura realiza reunião da Lei Emergência Cultural Aldir Blanc

A Prefeitura Municipal de Jaguaribe, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou no dia 23 de junho de 2020, o WEB Encontro sobre a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Esse encontro teve como objetivo discutir a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, que visa apoiar os trabalhadores e trabalhadoras da cultura, os espaços culturais e o fomento através de editas, chamamento púbico e outros. Estiveram presentes nesse momento virtual os setores: Secretaria de Educação e Cultura (Secretário Adjunto da Educação e Diretor Municipal de Cultura, Michelsen Diógenes), Secretaria de Planejamento e Gestão (Secretária de Planejamento e Gestão, Wilma Rufino), Setor de Licitação (Leilane Kércia Barreto Soares), Controladoria (Luana Diógenes), Secretaria do Trabalho, Assistência Social, Esporte e Juventude (Secretária adjunta, Shirley Barbosa) Assessorias Publimais (Osvaldo Bezerra), MC Assessoria & Consultoria (Thobias Martins) e ACCORD GOV (Sinthya Martins e Elton Lins).

#Cultura 08/06/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Secretaria de Educação e Cultura realizará "Link Cultural" para informações e esclarecimentos sobre Emergencia Cultural Lei de Emergência Cultural: Aldir Blanc
#Cultura 21/05/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Secretaria Municipal de Educação e Cultura, participa da Web Conferência Ceará de Emergência Cultural

Aconteceram nos dias 18 e 19 de maio de 2020, respectivamente, WEBCONFERÊNCIA NACIONAL com Secretários(as) e Dirigentes Culturais Estaduais e Municipais de Cultura e WEBCONFERÊNCIA ESTADUAL com Secretários(as) e Dirigentes Culturais Estaduais, Municipais de Cultura e agentes culturais do Ceará, na luta pela aprovação da Lei de Emergência Cultural.

As web conferência debateram os rumos da tramitação em regime de urgência do Projeto de Lei da Emergência Cultural na Câmara dos Deputados, de autoria da Deputada Federal Benedita da Silva, com relatoria da Deputada Federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ) , como relatora responsável pela missão de unificar os Projetos de lei 1075, 1089 (Autoria dos deputados federais do Ceará: José Guimarães - PT, e André Figueiredo - PDT), 1251 e 1365/2020, bem como as necessárias ações emergenciais que já estão ou precisam ser realizadas nos estados e municípios.

Os principais pontos do Projeto de Lei (PL) 1.075:

I - renda emergencial mensal aos trabalhadores da cultura;

II - subsídios mensais para manutenção de espaços artísticos e culturais, micro e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias que tiveram as suas atividades interrompidas por força das medidas de isolamento social; e

III - editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural e outros instrumentos voltados à manutenção de agentes, espaços, iniciativas, cursos, produções, desenvolvimento de atividades de economia criativa e economia solidária, produções audiovisuais, manifestações culturais, bem como para a realização de atividades artísticas e culturais que possam ser transmitidas pela internet ou disponibilizadas por meio de redes sociais e outras plataformas digitais.

IV - 50% (cinquenta por cento), aos Estados e ao Distrito Federal, sendo 20% (vinte por cento) de acordo com os critérios de rateio do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e 80% (oitenta por cento) de acordo com a população;

V - 50% (cinquenta por cento), aos Municípios e ao Distrito Federal, sendo 20% (vinte por cento) de acordo com os critérios de rateio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e 80% (oitenta por cento) de acordo com a população. Os Municípios terão prazo máximo de 60 (sessenta) dias, contados da descentralização, para a destinação dos recursos previstos no art.

Estiveram presentes nessa discussão os/as deputados/deputadas: Benedita da Silva - Deputada Federal (PT - RJ), José Guimarães - Deputado Federal (PT/CE), Luizianne Lins - Deputada Federal (PT/CE); Leônidas Cristino - Deputado Federal (PDT/CE); Idilvan Alencar - Deputado Federal (PDT/CE); Fabiano Piúba - Secretário de Cultura do Estado do Ceará;.

Jaguaribe estava representado nestas duas web conferências através do Diretor Municipla de Cultura, o Sr. Michelsen Diógenes de Oliveira, que também é Presidente do Conselho dos Dirigentes Municipais de Cultura do Ceará - DICULTURA.

#Cultura 22/04/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Artistas da Terra, Chiquinho do Vanerão e Danilo Pegada foram selecionados para o Edital Festival Cultura Dendicasa

Em nome do Prefeito Zé Abner, parabenizamos, e já deixamos aqui o convite para todos os jaguaribanos prestigiarem de casa os projetos: "Apresentação Artística de Chiquinho do Vanerão" e "Danilo Pegada in Casa".

A Secretaria da Cultura divulgou na segunda-feira (20) o resultado preliminar do I Edital Festival Cultura Dendicasa: Arte de Casa Para o Mundo. Ao todo foram inscritas 1729 propostas, refletindo uma demanda altamente expressiva no atual contexto de isolamento social e enfrentamento ao coronavírus.

Foram selecionados 400 projetos num investimento global de R$ 1,0 milhão. Vale destacar que o Edital Cultura Dendicasa é fruto de um diálogo com os fóruns de linguagens e segmentos culturais, em especial com o Fórum Cearense de Teatro e o Fórum de Produtores Culturais, além de uma determinação do Governador Camilo Santana.

A iniciativa visa a promoção e a movimentação da economia artística, criativa e cultural do estado, no contexto de emergência de enfrentamento ao coronavírus, incentivando a sustentabilidade de artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais do Ceará.

O Edital representa ainda um incremento da economia da cultura, gerando visibilidade para a produção artística cearense, além de oferecer alternativas culturais à população neste período de restrições estabelecidas pelo o Decreto nº 33.510 de 16 de março de 2020.

#Cultura 26/03/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Prefeitura de Jaguaribe homenageia Autores jaguaribanos da Literatura de Cordel

O "Dia do Poeta Cordelista" e o "Dia Estadual do Poeta Cearense", foi comemorado dia 05 de março, em uma noite muito especial para todos os Cordelistas jaguaribanos, representados por Edmundo Diógenes, Fátima Rufino e Francilda Lima, homenageados e reconhecidos com história viva do Cordel jaguaribano.

Homenagem mais que merecida aos nossos autores jaguaribanos, o evento literário, aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e Cultura, promovido pela equipe da Diretoria Municipal de Cultura.

O Prefeito Zé Abner, contemplou o evento e em breves palavras agradeceu a todos os presentes naquele momento de grande importância para a cultura jaguaribana, além de ter ficado maravilhado com a presença de jovens (participantes) amantes dessa poesia que é a Literatura de Cordel.

Pinto do Monteiro, poeta de Monteiro na Paraíba, diz que "O Poeta cordelista é aquele que tira de onde não tem e coloca aonde não cabe". O Cordel nordestino é uma expressão popular que se caracteriza pela declamação de poemas. Esses textos rimados são impressos em folhetos e pendurados em cordas - os cordéis! E vendidos em Feiras Livres.

Suas principais características são: o texto é escrito com métrica fixa e rimas que fazem a musicalidade dos versos; É de grande importância para o folclore, já que os cordéis tratam dos costumes locais, lendas folclóricas, questões sociais, além de fortalecer as identidades regionais; A literatura de cordel é muito conhecida por suas xilogravuras (gravuras em madeira), que ilustram as páginas dos poemas.

#Cultura 27/02/2020 GABINETE DO PREFEITO Prefeitura Municipal de Jaguaribe realiza "Carnaval 2020 em Dose Dupla" O Evento aconteceu de 21 a 25 de fevereiro em diversos locais do município
#Cultura 15/10/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Regulamento da XIX Gincana Cultural 2019 Regulamento da XIX Gincana Cultural 2019

A Prefeitura de Jaguaribe, por meio da Secretaria de Educação e Cultura informa a todos os jaguaribanos que o regulamento com as provas da XIX Gincana Municipal já está disponível para consulta. Mais informações os participantes deverão procurar a sala da Diretoria de Cultura, localizada na Avenida 8 de Novembro, Nº 767
#Cultura 01/10/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Painel Funarte de Bandas de Músicas em Jaguaribe Cerca de 140 músicos cearenses participaram do evento
#Cultura 05/09/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Prefeitura Municipal de Jaguaribe inaugurou o primeiro Museu do Queijo Coalho Agora temos mais um motivo para nos orgulharmos de ser a "Terra do Melhor Queijo Coalho do Mundo"! Inauguramos no último sábado (31), o primeiro Museu de Queijo Coalho do Brasil. Mantendo a tradição e o conceito de excelência e qualidade na produção dessa iguaria que é o nosso Queijo Coalho.

O Museu do Queijo Coalho fica localizado no “Palácio da Intendência”, no centro da cidade. A solenidade de inauguração contou a presença do Prefeito Zé Abner, a Primeira Dama e Secretária, Ana Patrícia Diógenes, o Deputado Estadual, Leonardo Pinheiro, o Professor Fernando Mourão, Secretários Municipais, Vereadores, Produtores e a comunidade jaguaribana.

Ainda durante a cerimônia de inauguração, foi apresentado um vídeo produzido pela Expedição Jornalística Ceará Gastronômico (Jornal O Povo - gravado em Janeiro/2019), que destaca a produção do Queijo Coalho artesanal em Jaguaribe e sua relação com a gastronomia.

O Professor Fernando Mourão destacou, “resumindo, o Museu do Queijo representa um legado para futuras gerações e em especial para município de Jaguaribe que “respira e vive” em função da produção de leite e Queijo Coalho de qualidade.”

Além de aconchegante, o Museu conta com um espaço para a exposição de publicações científicas, folders e livros que tratam diferentes aspectos sobre a produção do Queijo e sua gastronomia, e também um espaço dedicado ao nome dos produtores premiados em Festivais de queijos artesanais.
#Cultura 28/08/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA Cultura na Comunidade Apresentações de teatro, dança e cordel, marcaram a noite do dia 28 de agosto, no Sítio Fechado.

O projeto Cultura na Comunidade é uma realidade, foi lançado em junho de 2019 no Distrito Mapuá e a 1° edição aconteceu nessa quarta-feira no Sítio Fechado.

O prefeito Zé Abner, a primeira dama Ana Patrícia Diógenes, a secretária de Educação e Cultura, Aparecida Lima, o secretário de Planejamento e Gestão, Valnei Peixoto e a comunidade, assistiram juntos: o espetáculo: "José Romeu e Julieta", do Projeto Aqui é Meu Lugar, Apresentação de Dança com o Grupo Fenix, "Um homem, uma mulher, para não falar do garçom", do Grupo de Teatro GITA e Companhia Íkarus de Artes Cênicas, além do poeta Edmundo Diógenes com recitação de Cordel, apresentando histórias vivas do nosso município.

Cultura na Comunidade é instrumento de difusão cultural valorizando a comunidade e preservando a memória e identidade local, dando acesso a toda população e promovendo o desenvolvimento as potencialidades de artistas locais e levando cultura para todos os jaguaribanos.

Gostaríamos de agradecer a todos os profissionais envolvidos direto e indiretamente na realização deste projeto. Aguardem a próxima edição!
#Cultura 18/07/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Terra do Melhor Queijo Coalho do Mundo em Destaque Na último dia 18, representantes da Prefeitura de Jaguaribe, estiveram presente no lançamento dos produtos da Expedição Jornalística Ceará Gastronômico. O famoso queijo coalho (“Neto do Brum”), acompanhado da sopa de queijo (Eliana Silva) e do brigadeiro de queijo (Iracema Costa Silveira), ganharam mais um espaço na gastronomia cearense.

O evento aconteceu no Espaço O POVO de Cultura & Arte, em Fortaleza. Foram lançados, um livro, um caderno de receitas e um dvd com uma aventura pelos sabores e tradições do Ceará. No material contém um pouco da nossa história, vale a pena conferir!
www.jaguaribe.ce.gov.br
Emitido dia 30/04/2024 às 08:02:02