Brasão da Prefeitura Municipal de Jaguaribe
Natal de Amor e Luz 2017

INÍCIO > NOTÍCIAS > MATÉRIA

UPA de Jaguaribe funcionará todos os dias da semana

A UPA vai fortalecer a atenção secundária e diminuir a procura pelos serviços ofertados pelo Hospital Municipal. O usuário será atendido, ter seu problema controlado e os médicos detalharão seu diagnóstico.

07 de julho de 2015 às 10:06

Pedreiro construindo parede.

A Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Jaguaribe em construção na Rua 12 de Agosto – sede do município - funcionará 24 horas por dia sete dias por semana e poderá resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Dotada de raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação, a UPA, Tipo 1, têm capacidade para receber até 150 pacientes/dia e consegue solucionar 97% dos casos. No Ceará já funcionam UPAs, Tipo 1, nos municípios de Acaraú, Acopiara, Barbalha, Boa Viagem, Camocim e Crato.

Ao ingressar na unidade o usuário é atendido, tem seu problema controlado e os médicos detalham o diagnóstico. Só então decidem se será mantido em observação por 24 horas ou encaminhado a um hospital. Em Jaguaribe a UPA vai fortalecer a atenção secundária e diminuir a procura pelos serviços ofertados pelo Hospital Municipal.

Prefeito José Abner

Acompanhando de perto os trabalhos de construção do empreendimento o prefeito José Abner tem feito esforços para qualificar o sistema de saúde do município, construindo novos postos de saúde e proporcionando benefícios aos seus servidores. O projeto Cuidando dos Nossos Servidores formou a primeira turma de um curso de formação de lideranças e beneficiará todos os funcionários com um atendimento diferenciado de saúde.

Francimones Albuquerque, enfermeira e secretária de Saúde, acredita na formação continuada de sua equipe e diz que o grupo fará a diferença na incessante busca pela qualidade no atendimento. “Médicos, enfermeiras, atendentes, o pessoal da área administrativa constituem o nosso maior patrimônio”, justifica a gestora.

Glossário:

Urgência é a ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida em que o portador necessita de assistência médica imediata.

Emergência é a constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de morte ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento médico imediato.

Atendimento ambulatorial são os primeiros cuidados médicos à maioria das ocorrências, tendo caráter resolutivo para os casos de menor gravidade e encaminhando os casos mais graves para um serviço de urgência e emergência ou para um internamento hospitalar, para cirurgia eletiva ou para atendimento pelo médico especialista.

Ao primeiro sintoma de uma enfermidade procure um Posto de Saúde. Se for necessário você será encaminhado(a) ao atendimento de urgência ou emergência.

Veja as Fotos da Construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA)