Teste da Orelinha, mais uma conquista da Saúde

O teste da orelhinha é um programa de avaliação da audição em recém-nascidos para diagnóstico precoce de perda auditiva

16 de julho de 2013 às 18:13

A triagem auditiva neonatal, conhecido como teste da orelhinha, é um programa de avaliação da audição em recém nascidos para diagnóstico precoce de perda auditiva.

Qualquer perda na capacidade auditiva impede a criança de receber adequadamente as informações sonoras que são essenciais para o aprendizado da linguagem.

O teste da orelhinha deverá ser realizado à partir do nascimento, preferencialmente nos primeiros 3 meses de vida do bebê.

A técnica mais utilizada para a triagem auditiva neonatal é o exame de Emissões Otoacústicas Evocadas - EOAs. A EOAs é um exame indolor, de rápida execução, feito com sono natural, a partir da colocação de um pequeno fone na parte externa do ouvido do bebê. O EOA consiste na produção de um estímulo sonoro e na captação do seu retorno (eco), sendo registrado no computador se as partes internas da orelha (cóclea) estão funcionando e emitido um gráfico com o resultado do exame.

A Lei Federal nº 12.303/2010 tornou obrigatória e gratuita a realização do exame e espera-se que todos os hospitais e maternidades do Brasil ofereçam o teste.