Sistema de Saúde de Jaguaribe: População é beneficiada por 14 programas e 23 ações

Além do Hospital Municipal que funciona 24 horas, a população conta com 9 Unidades de Saúde da Família e 2 Unidades de Apoio executando ações que propiciam melhoria nas condições de saúde e melhor qualidade de vida para o município de Jaguaribe.

04 de julho de 2015 às 17:18

O Sistema de Saúde de Jaguaribe integrado pelo Hospital Municipal, que funciona como Unidade Mista de Saúde, 9 Unidades Básicas de Saúde da Família – UBASF e 2 Unidades de Apoio proporciona aos seus usuários os benefícios decorrentes de 23 ações preventivas e curativas e 14 programas. Coordenado pela Secretária de Saúde, Francimones Rolim Albuquerque e uma equipe de 13 profissionais, o funcionamento do Sistema é acompanhado de perto pelo Conselho Municipal de Saúde, composto por 56 membros: 28 titulares e 28 suplentes. Representação paritária, exercendo funções permanentes e deliberativas, o colegiado reúne usuários (50%), representantes do governo e prestadores de serviços (25%) e representantes dos trabalhadores da área de saúde (25%). Participantes de todas as fases do planejamento e das definições das políticas públicas seus integrantes exercem, de fato e de direito, o controle social. Só assim, acredita o grupo gestor, é possível a efetivação do SUS.

Grupo Gestor:

• Francimones Rolim Albuquerque - Secretária de Saúde;
  • Maria das Candeias Lima - Setária Secretária Adjunta;
  • Tatyana Nunes Duarte - Diretora;
  • Katia Gleide Almeida Diógenes - Planejamento e Conselho;
  • Lane Gleide Bezerra Gomes - Financeiro;
  • Rafaelle Lima Menezes - Epidemologia e Imunização;
  • Fernanda Pinheiro Pessoa - Atenção Básica;
  • Lúcia Fatima de Lima Oliveira - Saúde Bucal;
  • Everasmo Alves Mendes - Endemias;
  • Marcelo Henrique de Aragão - Vigilância Sanitária;
  • Maria Zuleide Amorim Muniz - Nasf e Reabilitação;
  • Drª Ana Paula Guedes - Diretora Clínica (Hospital Municipal de Jaguaribe - HGJ);
  • Hilda Karini Peixoto Costa - Diretora Administrativa (HMJ);
  • Artur César Guedes Diógenes - Gerente de Enfermagem (HMJ).

Hospital Municipal de Jaguaribe

Endereço: Rodovia BR -116, km 303. CEP 63475-000
Telefones: +55 (88) 3522-1051 e +55 (88) 3522-2258

Dotado de 30 leitos e resolutividade nas clínicas obstétrica, médica, cirúrgica e pediátrica, o Hospital de Jaguaribe funciona em regime de tempo integral atendendo ocorrências do nível de complexidade primária e secundária. Cumprindo o estabelecido no Plano Diretor de Regionalização – PDR e na Programação Pactuada Integrada – PPI, instrumentos reguladores da Atenção a Saúde no Estado, acolhe a demanda da população do município e também recebe pacientes de fora.

Ações:

• Laboratório de Patologia Clínica.
  • Raio X.
  • Ultrassonografia.
  • Eletrocardiograma.
  • Atendimentos de Urgência e Emergência 24 horas
  • Pequenas cirurgias
  • Ambulatório de Cardiologia, Psiquiatria, Mastologia, Ginecologia e Cirurgia Geral
  • Ações a Nível Hospitalar.

Corpo Clínico:

• Ana Paula de Freitas Teixeira Guedes;
  • Diana Ferreira Aragão;
  • Fernando Ramalho Trigueiro Mendes;
  • Joaquim Santiago de Lima;
  • Maria Rebeca Cabral Oliveira;
  • Madalena Araujo Tavares;
  • Daniel Paes Diógenes de Paula;
  • Antonio Bitu dos Santos Filho;
  • Glauce Maria Gomes Diógenes;
  • José Gerardo Vale Matos

A atenção secundária também será beneficiada com uma Unidade de Pronto Atendimento – UPA em construção.

Unidades Básicas de Saúde da Família e Unidades de Apoio

Em Jaguaribe o propósito é consolidar a Estratégia Saúde da Família – ESF como forma de organização da Atenção Primária e, consequentemente, de todo o sistema de saúde. Busca-se ir além da oferta de procedimentos através de um conjunto de ações que propiciem melhoria nas condições de saúde da população e maior qualidade de vida. Nas unidades atuam 10 equipes de Saúde da Família e 08 equipes de Saúde Bucal desenvolvendo os seguintes programas:

Programas:

• Saúde da Criança – Vacinação, Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento, Eliminação da Desnutrição, Controle de Verminose.
  • Saúde do Adolescente – Ações do PSE e Atendimentos Clínicos.
  • Saúde da Mulher – Pré-natal, Planejamento Familiar, Prevenção do Câncer de Mama e do Colo de Útero, Atendimento Puerperal.
  • Saúde Bucal.
  • Controle da Hipertensão.
  • Controle de Diabetes.
  • Prevenção Clinica de Doença Cardiovascular, Cerebrovascular e Renalcrônica.
  • Hanseníase.
  • Tuberculose.
  • Saúde do Idoso.
  • Promoção da Alimentação Saudável.
  • Atividade Física.
  • Controle do Tabagismo.
  • Saúde do Homem.

Ações:

• Ações educativas.
  • Atendimento individual.
  • Visitas domiciliares aos acamados.
  • Prevenção de câncer.
  • Vacinação.
  • Curativo
  • Solicitação de Exames