Semana Mundial da Amamentação em Jaguaribe

Secretaria de Saúde promove a Semana Municipal de Promoção do Aleitamento Materno no período de 07 a 11 de Agosto

15 de agosto de 2017 às 15:30 - Atualizado em 15/08/2017 15:37

undefined

Estudos comprovam que a amamentação é capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças, menores de 5 anos, em todo o mundo.

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado,porque simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. É uma cor toda especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico. São trinta dias, em que são celebrados a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento.

Há cerca de vinte anos, entre os dias 1º e 7 de agosto acontecem ações, no mundo todo, em prol da amamentação. São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais. A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) faz parte de uma história focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. Atualmente, é considerada um veículo que promove oaleitamento em 120 países.

No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999,sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso país e pela elaboração e distribuição de cartazes e folders.

undefined

A Semana Mundial da Amamentação é importante por ser uma estratégia de mobilização social que contribui para conscientizar a população e profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe e do bebê, bem como os benefícios que traz para a sociedade e o País. A SMAM também contribui significativamente para o aumento dos índices de amamentação e para a redução das taxas de mortalidade infantil, com a consequente melhora da saúde da população infantil e materna.

No município de Jaguaribe durante toda a semana de 07 a 11 de Agosto, a Secretaria de Saúde ofereceu o serviço de saúde e assistência social, buscando orientar e incentivar gestantes e puérperas acerca da amamentação e da grande importância que este ato representa na vida da mãe e do bebê. Aumentar os índices de amamentação do município significa acima de tudo melhorar as condições de saúde da população infantil em geral, prevenindo doenças e fortalecendo os vínculos da família.