Secretária de Educação, Aparecida Lima, participa do 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação

Nos dias 08 a 11 de agosto, a Secretária de Educação Aparecida Lima, participou do 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, a mesma fez parte como Delegada Nacional e membro da Diretoria Executiva no Ceará.

15 de agosto de 2017 às 15:45 - Atualizado em 15/08/2017 15:54

undefined

Para discutir com dirigentes e equipes técnicas de secretarias municipais de educação de todo o país o tema: "Os desafios para o cumprimento do Plano Nacional de Educação (PNE) na garantia do direito à educação de todos e de cada um", a Undime realizou, de 8 a 11 de agosto de 2017, seu 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, em Fortaleza (CE). Na ocasião, foi realizada a eleição dos membros da diretoria executiva e do conselho fiscal da Undime para o biênio 2017/ 2019.

undefined

A proposta do Fórum foi pautar os três anos do Plano Nacional de Educação e os principais desafios para a implementação e para o cumprimento de suas metas e estratégias; as políticas e os programas do governo federal; a importância das ações intersetoriais para a promoção do direito de aprender; os desafios relacionados à oferta da educação como direito; o pacto federativo e os entraves legais que os municípios enfrentam ao longo das gestões. Considerando os prazos previstos pela Lei 13.005/ 2014, que institui o PNE, a discussão ampla sobre todos esses assuntos torna-se essencial para a educação pública municipal.

undefined

A manhã de encerramento do 16° Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação se iniciou ao som dos ritmos regionais. Alunos do projeto Grupo de Pifes Arte Escola, da cidade de Maranguape (CE), tocaram tradicionais músicas da localidade, traduzindo o que foi o encontro. Após, o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Alessio Costa Lima, que estava concorrendo a reeleição, apresentou aos presentes o balanço do biênio 2015/2017 e explicou como a instituição trabalha nos âmbitos nacional, regionais e estaduais. Na sequência foram empossados os novos integrantes da diretoria executiva da Undime para o Biênio 2017/2019, que teve Alessio Costa Lima reeleito a presidência.