Projeto Maio Amarelo

A Prefeitura de Jaguaribe e o DEMUTRAN de Jaguaribe buscam com esta campanha promover a conscientização de pedestres e condutores de veículos para a melhoria de circulação e a redução de acidentes no trânsito.

15 de maio de 2015 às 17:55

O Maio Amarelo está sendo trabalhado com alunos do Ensino Médio de Jaguaribe, por estarem dentro de uma faixa etária de jovens que mais se envolvem em acidentes de Trânsito, através de palestras que trazem conhecimentos em relação à sinalização de trânsito, os limites de velocidades, o uso correto das vias, etc. Com o objetivo de promover uma reflexão sobre a importância da adoção de atitudes seguras e solidárias, que podem trazer a melhoria das condições de circulação no trânsito e da qualidade de vida de condutores e pedestres no município de Jaguaribe, visando a redução dos acidentes de Trânsito.

Cronograma:

06/05 Oficina para Multiplicadores de Educação de Trânsito e Cidadania para 40 professores da rede Municipal de Ensino, ministrada pelo coordenador pedagógico da ABETRAN - Associação Brasileira de Educação de Trânsito, Luís Carlos Paulino.
Palestras e Destribuição do laço amarelo que simboliza o Movimento e chama a atenção pela vida, com o educador de trânsito (José Ares Lima Diniz)
13/05 Escola Raul Barbosa, manhã e tarde, um público estimado de 240 alunos.
14/05 Escola Poeta Sinó, manhã, um público estimado de 120 alunos.
18/05 Escola Cornélio Diógenes.
Divulgação do Maio Amarelo nas Rádios Locais.
Caminhada na Av. 08 de novembro para chamar a atenção em relação ao tema.

O que é?

Movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação.

Objetivo

A escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da ONU (Organização das Nações Unidas) quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Com isso, o balanço das ações sempre é realizado em maio no mundo todo.

Por que maio?

Colocar em pauta para a sociedade o tema trânsito. Estimular a participação da população, empresas, governos e entidades.

Por que amarelo?

A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito. Placas amarelas alertam ao motorista sobre possíveis problemas à frente. A cor amarela do semáforo traduz-se em atenção. Portanto, o amarelo é hoje o sinal de alerta no trânsito de todo o mundo.

Por que o laço?

O laço, símbolo do Movimento, é um sinal conhecido do mundo inteiro como algo a se engajar. O laço já representa inúmeros movimentos. A cor é que os diferencia, mas sempre serve de alerta a sociedade sobre um tema que precisa de toda atenção.

Fotos:

Palestra Maio Amarelo - Escola Poeta Sinó Pinheiro Palestra Maio Amarelo - Escola Raul Barbosa