Programas são diferenciais de qualidade na educação de Jaguaribe

Mais de sete mil alunos são beneficiados pelos programas e projetos educacionais enriquecendo e estimulando a aprendizagem e despertando talentos e vocações.

04 de julho de 2015 às 18:18

Os programas Mais Educação e Luz do Saber Infantil e os projetos Educação & Dengue e Sane fazem a diferença e enriquecem e qualificam a Educação ofertada aos 1.204 alunos da Educação Infantil e 6.602 do Ensino Fundamental que integram a rede pública municipal de Jaguaribe. As iniciativas estimulam o protagonismo infantil e somam atividades esportivas e culturais ao ensino regular despertando talentos e vocações.

Nas cinco escolas de maior porte as bibliotecas disponibilizam suas instalações aos que desejam ler e pesquisar e em 80% das menores as “salas de leitura” oferecem o acervo do Programa de Alfabetização na Idade Certa – PAIC desenvolvido pelo Governo do Estado. Do decorrer do turno os estudantes fazem um lanche preparado de acordo com os padrões nutricionais previamente definidos.

O transporte escolar mobiliza 61 veículos distribuídos em 104 rotas que possibilitam os deslocamentos realizados a partir dos distritos de Feiticeiro, Nova Floresta, Mapuá, Vertentes, Aquinópoles e da sede do município. Parte da frota ainda necessita de adequação para atender bem a demanda.

A administração do sistema educacional público de Jaguaribe é compartilhada pelo grupo gestor, tendo à frente a secretária de Educação Maria Aparecida Lima de Assis, e 25 Conselhos de Pais e Mestres.

Mais Educação

O programa “Mais Educação” oferta um cardápio diversificado, contemplando atividades voltadas para a Cultura, o Esporte, a Comunicação e o Desenvolvimento Sustentável, a saber: Cultura - Banda de Música (fanfarra), Percussão, Cordas, Canto Coral, Teatro, Pintura, Cineclube, Vídeo e Rádio e Jornal Escolar. Esportes – Xadrez, Tênis de Mesa, Futebol, Karatê, Voleibol, Capoeira e Futsal. Duas escolas contam com quadras cobertas e existem outras duas em construção e mais um passa por reforma. Comunicação – Ambiente de Redes Sociais. Desenvolvimento Sustentável – Educação Ambiental e Canteiros Sustentáveis. E ainda mais: Matemática e Letramento.

Luz do Saber Infantil

Crianças que não dominam os níveis desejados de leitura e escrita e pertençam prioritariamente ao 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental são beneficiadas por um recurso didático voltado para a alfabetização e que usa como estimulo a inserção na cultura digital. Nas oficinas de informática meninas e meninos encontram espaços e ferramentas para saber mais e superar desafios.

Educação & Dengue

Os jovens partem de suas escolas, sejam públicas ou particulares, e com seus tubos de acrílicos aprisionam as lavas do mosquito Aedes aegypti, possibilitam a identificação e combatem os focos. O projeto é antes de tudo um case de cidadania. A proposta central é desenvolver uma ação transformadora, fazendo de estudantes, seus pais e professores multiplicadores no processo de educação ambiental. Nascido há um ano e inspirado na proposta de parceria entre Educação e Saúde formulada pelo prefeito José Abner o projeto criou uma permanente “rede de proteção” aos malefícios do nefasto invasor. Os agentes de endemias voluntários agora estão em todos os lugares a qualquer hora, vigilantes e permanentemente prontos para o combate.

Sane

Água é cada vez um bem mais valioso e raro. Imagine agora o que representa a água para o Ceará, um estado do Nordeste que possui 86,8% de suas terras inseridas no semiárido brasileiro, das quais 75% estão sobre o cristalino e 85% integram o bioma conhecido como caatinga. Em cada canto é preciso firmar um compromisso socioambiental compartilhado. É essa a ideia que aglutina alunos do 2º ao 7º ano das escolas públicas e privadas de Jaguaribe: uma ação de conscientização sobre o uso correto da água, evitando desperdícios.

Tenha acesso a lista com locais, diretores, coordenadores e secretários das escolas públicas municipais