Programa - O Ceará Cresce Brincando

O projeto agrega ações, acervos e profissionais capacitados para disseminar a cultura do brincar e do esporte educacional em todo o município

07 de maio de 2015 às 11:00

árcia do Selo UNICEF de Jaguaribe.

O município de Jaguaribe se fez presente na capacitação do projeto “O Ceará cresce brincando”, representado pela coordenadora municipal do projeto, a Sra. Marcia Pinheiro, o mesmo aconteceu nos dias 5 e 6 de maio em Fortaleza.

O Programa O Ceará Cresce Brincando (CCB) nasceu da necessidade de oferecer às crianças e adolescentes cearenses a legitimação e a concretização dos direitos de brincar, praticar esporte e se divertir, preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Direitos tão essenciais para o desenvolvimento da criança e do adolescente como o direito à saúde, educação e proteção. Em suas ações, o CCB procura incorporar e promover os novos direitos da infância que surgem a cada dia com as mudanças culturais e sociais. Além disso, visa possibilitar acesso a toda criança, adolescente e suas famílias a espaços do brincar, esporte e lazer.

Esse é o objetivo primordial do projeto, que agrega ações, acervos e profissionais capacitados para disseminar a cultura do brincar e do esporte educacional em todo o município. O projeto também contribui com o reconhecimento do brincar como uma necessidade da criança, importante para o seu desenvolvimento e para a criação das relações sociais que ela desenvolverá por toda a vida.

O CCB se firmou como uma tecnologia social viável e necessária tendo como respaldo dados levantados pelo UNICEF junto aos municípios do Ceará, por meio da Edição de 2006 do Selo UNICEF Município Aprovado. Constatou-se que os municípios possuíam um rico acervo cultural e histórico de brincadeiras e jogos, no entanto existia a carência de profissionais e equipamentos adequados que promovessem a prática do brincar, do lazer e do esporte. Era necessário uma ação contínua de trabalho, em parceria com o poder público e com a população para que essa herança dos municípios pudesse ser revitalizada e democratizada. E assim o projeto O Ceará Cresce Brincando fez.

Veja fotos do Projeto: O Ceará Cresce Brincando