Programa Agrinho

O programa levará às escolas da rede pública uma proposta pedagógica em várias disciplinas e na pedagogia da pesquisa.

30 de março de 2015 às 08:58

Programa Agrinho

O Agrinho é um programa de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado do Ceará (Senar-CE).

O Agrinho é um programa educativo e inovador, destinado a promover a cidadania, o trabalho, a saúde e o interesse pelo meio ambiente, por meio dos concursos de redação, desenho e experiência pedagógica, premiando os melhores trabalhos dos alunos e dos professores. As escolas participantes e os prefeitos recebem certificados de participação, este último de "Município Agrinho". A ação tem por finalidade incentivar o envolvimento de toda a comunidade estudantil. O concurso é feito apenas entre os alunos e os professores das escolas públicas selecionadas. No início do ano, recebem o material pedagógico: cartilhas com todo o conteúdo do programa a ser trabalhado no ano. O Programa Agrinho teve seu início em 1995, quando foi desenvolvida uma proposta pedagógica tendo por essência os "temas transversais" e o primeiro material para alunos de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. Na ocasião priorizou-se a temática ambiental em decorrência da necessidade de responder a problema pontual de extrema gravidade no meio rural - o da contaminação da população por agrotóxicos.