PROERD nas Escolas Públicas Municipais

Prefeitura, Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Militar do Ceará se unem na missão de combate as drogas e a violência.

27 de abril de 2015 às 16:40

A Prefeitura Municipal de Jaguaribe através da Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Militar do Ceará realiza nas escolas públicas municipais uma missão inovadora de combate as drogas e a violência através do PROERD–Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência, uma grande parceria da POLÍCIA MILITAR + ESCOLA + FAMÍLIA.

Com caráter social preventivo no tocante ao uso de drogas, os alunos desenvolvem suas potencialidades através de diversas atividades extracurriculares. O programa consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, Pais e a própria comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes.

A metodologia usada no programa consiste em:

• Fornecer informações aos estudantes sobre álcool, tabaco, e drogas a fins;
  • Ensinar os estudantes sobre as formas de dizer não as drogas;
  • Ensinar os estudantes a tomar decisões e as consequências de seus comportamentos;
  • Trabalhar a autoestima das crianças ensinando-as a resistir às pressões que as envolvem.

O material didático usado é o livro do estudante, o livro dos pais e o manual do educador social, auxiliando os respectivos alunos, pais e policiais Proerd no desenvolvimento das lições.

A Polícia Militar entende que, devido à dimensão sociológica do problema das drogas e da violência, pode contribuir, de maneira imprescindível e eficaz, através de seus agentes, no enfrentamento da problemática em questão e no resgate dos valores humanos, a partir da formação das crianças e adolescentes assistidos pelo Proerd, e visa, com o programa, oferecer mais um fator de proteção, que contribuirá para o fortalecimento da cultura de paz e a construção de uma sociedade mais saudável e mais feliz, pois a própria experiência de sucesso tem mostrado tal fato, e esta é, sem dúvida a maior recompensa e fator motivacional para que se continue tal desafio.

PROERD – NOSSAS CRIANÇAS LONGE DAS DROGAS!

Veja as Fotos do PROERD nas Escolas Públicas