Patrimônio do povo Jaguaribano, a Renda de Filé foi destaque em Exposição na Capital Cearense

Produzida artesanalmente por famílias Jaguaribanas, o filé é uma das principais atividades econômicas do município

04 de agosto de 2017 às 10:50 - Atualizado em 04/08/2017 11:34

undefined

O Filé chegou no município de Jaguaribe na década de 40 através de Chiquinha Fernandes Távora, a mesma, na época, viúva de um Francês, recém chegada da Ilha da Madeira, em Portugal. “Dona Chiquinha”, aprendeu a fazer a renda de filé e chegou no Ceará, no Distrito de Feiticeiro e logo abriu um ateliê para partilhar os conhecimentos adquiridos em Portugal.

undefined

De origem Europeia, o “Filé”, é confeccionado através de um tela artesanal, fio cru de algodão e uma agulha que por meio das mãos de cidadãs jaguaribanas, nasce peças de cama, mesa e vestuários. Os pontos são denominados de: cerzido, ponto cruz, clive, besouro, ponto doido, ponto oito, cruzeta, cancela, aranha, fuxico estrela, paetão corrente e bordado no filé.

undefined

A Renda de Filé de Jaguaribe, por meio de um convite, ganhou a oportunidade de expor os produtos em meio a tantas outras belezas do Ceará na Exposição, “Artesanías do Ceará”, localizada no Shopping Iguatemi Fortaleza e permaneceu durante o mês de julho recebendo visitantes que contemplaram os encantos do artesanato cearense.

Entre as visitas podemos destacar a presença do Senador Tasso Jereissati, sua esposa, Renata Jereissati, o Deputado Estadual, Leonardo Pinheiro, Secretários Municipais de Jaguaribe, Empresários do ramo da moda, e os Jaguaribanos que não deixaram de prestigiar a exposição.

undefined

A Prefeitura de Jaguaribe através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS) e Secretaria de Educação e Cultura (SEDUC), apoiou a realização desta importante participação na Exposição Artesanías do Ceará. Parabenizamos e Agradecemos aos Artesãos que se dedicaram na confecção das peças expostas.

Veja as fotos da Renda de Filé na Exposição Artesanias do Ceará no Iguatemi - Fortaleza/CE.