Site em manutenção

Estamos trabalhando para tornar as informações mais acessíveis.

Prefeitura Municipal de Jaguaribe
Convite para VIII Conferência Municipal de Assistência Social. Saiba Mais

O programa Novo Mais Educação teve inicio na última sexta-feira (07) na cidade de Jaguaribe

O programa é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.

10 de abril de 2017 às 15:40 - Atualizado em 10/04/2017 15:42

undefined

O início do programa Novo Mais Educação aconteceu na última sexta-feira (07) no auditório da Escola Carloto Távora no bairro Edmar Barreira. Esse novo modelo do programa, selecionou mediadores e facilitadores que irão se dividir entre as 18 escolas participantes. Serão beneficiadas escolas da sede e de sítios do município, com diversas modalidades e ações desde o tênis de mesa até aulas de artesanato.

Durante o evento foram realizadas oficinas que marcaram este início de um novo tempo para todos os envolvidos neste programa, além de um vídeo motivacional que detalha bem o objetivo do Novo Mais Educação.

Participaram do evento: Secretária de Educação, Aparecida Lima e toda sua equipe, Secretária do Trabalho e Assistência Social, Ana Patrícia Diógenes, Secretário de Planejamento e Gestão, Valney Peixoto e a coordenadora do programa no município, Maria Aparecida Guedes.

Conheça o Programa Novo Mais Educação:

O Programa Novo Mais Educação, criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016 e regido pela Resolução FNDE nº 5/2016, é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.

Em 2017, o Programa será implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária em cinco ou quinze horas semanais no turno e contraturno escolar. O Programa tem por finalidade contribuir para a:

1. alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em língua portuguesa e matemática das crianças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico;
  2. redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar;
  3. melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais;
  4. ampliação do período de permanência dos alunos na escola.

O Programa Novo Mais Educação será implementado nas escolas públicas de ensino fundamental, por meio de articulação institucional e cooperação com as secretarias estaduais, distrital e municipais de educação, mediante apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação - MEC.

Organização dos Tempos Escolares

As escolas que aderiram ao plano de 05 (cinco) horas de atividades complementares por semana realizarão 2 (duas) atividades de Acompanhamento Pedagógico:

• 1 (uma) de Acompanhamento Pedagógico de Língua Portuguesa, com 2 (duas) horas e meia de duração.
  • 1 (uma) de Acompanhamento Pedagógico de Matemática, com 2 (duas) horas e meia de duração.

As escolas que ofertarem 15 (quinze) horas de atividades complementares por semana realizarão 2 (duas) atividades de Acompanhamento Pedagógico, totalizando 8 (oito) horas, e outras 3 (três) atividades de escolha da escola, sendo:

• 1 (uma) de Acompanhamento Pedagógico de Língua Portuguesa com 4 (quatro) horas de duração;
  • 1 (uma) de Acompanhamento Pedagógico de Matemática, com 4 (quatro) horas de duração;
  • 3 (três) atividades de escolha da escola dentre aquelas disponibilizadas no Sistema PDDE Interativo, a serem realizadas nas 7 (sete) horas restantes.

Prioridades

Ao indicar as escolas para o Programa, foi recomendado que as EEx utilizassem os seguintes critérios de priorização:

1. escolas que receberam recursos na conta PDDE Educação Integral entre 2014 e 2016.
  2. escolas que apresentam Índice de Nível Socioeconômico baixo ou muito baixo segundo a classificação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP);
  3. escolas que obtiveram baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Atores

Para auxiliar e realizar as atividades previstas no planejamento do Programa Novo Mais Educação, foram definidas as seguintes funções:

1. Articulador da Escola, que será responsável pela coordenação e organização das atividades na escola, pela promoção da interação entre a escola e a comunidade, pela prestação de informações sobre o desenvolvimento das atividades para fins de monitoramento e pela integração do Programa com Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. O Articulador da Escola deverá ser indicado no Plano de Atendimento da Escola, devendo ser professor, coordenador pedagógico ou possuir cargo equivalente com carga horária mínima de 20 (vinte) horas, em efetivo exercício, preferencialmente lotado na escola;
  2. Mediador da Aprendizagem, que será responsável pela realização das atividades de Acompanhamento Pedagógico;
  3. Facilitador, que será responsável pela realização das 7 (sete) horas de atividades de escolha da escola.

Além desses atores, cada Secretaria de Educação, no ato de adesão, indicou um coordenador municipal, distrital ou estadual que fará o acompanhamento do programa.