Prefeitura Municipal de Jaguaribe

Jaguaribe, Terra do melhor QUEIJO COALHO do Mundo e da mais bela RENDA DE FILÉ do Brasil.

Matéria

O Prefeito de Jaguaribe, Zé Abner em parceria com a FUNASA, está substituindo 18 casas de taipas por casas de alvenaria em Feiticeiro

18 de janeiro de 2019 às 00:00

Foram entregues no dia 11 de janeiro, no Distrito de Feiticeiro, as 04 primeiras casas que substituíram casas de taipa. Esta ação é uma realização da Prefeitura Municipal com a FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), através do Projeto Melhoria Habitacional para o Controle de Doença de Chagas.

Foi um momento de grande importância e muito valor para os primeiros moradores contemplados, ao todo serão entregues 18 casas. O Prefeito Zé Abner, completou em sua fala, "façam bom uso da casa nova e qualquer dia eu estarei de volta pra gente tomar um café".

Veja as fotos da Entrega de Casas no Distrito de Feiticeiro

Projeto Melhoria Habitacional para o Controle de Doença de Chagas

“A doença de Chagas é uma endemia do continente americano, que tem como agente patogênico o Trypanosoma cruzi e transmissor o inseto hematófago Triatomíneo.

A existência de habitações cujas condições físicas favorecem a colonização de triatomíneos associados à pressão de exemplares de procedência silvestre reinfestando o peri e o intradomicílio, a dificuldade de êxito no controle desses vetores, com inseticidas, constituem fatores que recomendam a Melhoria da Habitação como medida essencial no Programa de Controle da Doença de Chagas.

Como medida de controle do vetor da doença de Chagas, destaca-se a Melhoria da Habitação, cujos benefícios devem ser reforçados por meio de ações de caráter educativo, desenvolvidas simultaneamente junto às comunidades beneficiadas.

O Programa de Melhorias Habitacionais para o Controle da Doença de Chagas (MHCDCh) fomenta a execução dos seguintes objetos:

Restauração - reforma de domicílio, visando à melhoria das condições físicas da casa, bem como do ambiente externo (peridomicílio);

Reconstrução  - caso especial, quando a estrutura da habitação não suporte as melhorias necessárias, a mesma deverá ser demolida e reconstruída.”