Prefeitura Municipal de Jaguaribe

Jaguaribe, Terra do melhor QUEIJO COALHO do Mundo e da mais bela RENDA DE FILÉ do Brasil.

Matéria

Jaguaribe receberá o Ciência Itinerante nessa terça-feira (26/09)

25 de setembro de 2017 às 10:07

undefined

O ônibus do projeto Ciência Itinerante, circula pelos municípios cearenses levando conhecimento através de um laboratório para estudos em Física, Química, Biologia e Tecnologia da Informação entre outras áreas de atuação do projeto. Amanhã (26), o ônibus irá visitar o nosso município.

As apresentações são feitas por monitores dentro do laboratório instalado e especialmente projetado para o Ciências Itinerante. Em Jaguaribe, o ônibus ficará ao lado da Praça Senador Fernandes Távora, a partir das 08:00h com os alunos do ensino fundamental (9° ano), ensino médio e estudantes universitários.

O Ciência Itinerante é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O projeto é uma das estratégias da Secitece para a popularização da Ciência e que alia o conhecimento teórico com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando o gosto pela Ciência nos estudantes.

O público alvo do projeto é composto por estudantes e professores da rede de escolas públicas do Ensino Fundamental e Médio, instituições de Ensino Técnico e Profissional e demais interessados.

Conteúdos Abordados pelo Ciência Itinerante

Física Geral: Estudo da mecânica dos sólidos, mecânica dos fluídos, termodinâmica, óptica geométrica, óptica física, oscilações e ondas, eletrostática, eletricidade, magnetismo, eletromagnetismo, etc.

Química: Estudo de química geral, abrangendo as propriedades gerais da matéria, processos de separação das misturas, reações químicas, funções químicas, termoquímicas, eletroquímicas, química orgânica, etc.

Biologia: Estudo da biologia geral, abrangendo histologia e ciência humana, corpo humano, zoologia, botânica, citologia e genética, etc;

Tecnologia da Informação (TI): História da TI, hardware, software, funcionamento dos chips, conceito de programação, ligações em Rede; Internet; Realidade Virtual; jogos virtuais, robótica, cybercultura, etc.