Jaguaribe recebe novos cursos para Universidade Aberta do Brasil - UAB

Os cursos serão ofertados em outubro/2017 com aulas previstas para o início de novembro/2017 pela Universidade Estadual do Ceará - UECE

11 de setembro de 2017 às 15:06 - Atualizado em 11/09/2017 15:11

undefined

Com data prevista para o próximo mês (outubro), os novos cursos da UAB em Jaguaribe serão: Licenciatura em História, Licenciatura em Química, Licenciatura em Física e Licenciatura em Ciências Biológicas, ofertados pela UECE. Essa é uma conquista da Coordenação da UAB (Polo Jaguaribe) em parceria com a Prefeitura de Jaguaribe e a Secretaria de Ciências e Tecnologia.

Ao todo já colaram grau 16 turmas de graduação (Física, Química, Letras Espanhol, Administração Pública, Pedagogia, Matemática e Hotelaria), 07 especializações (Gestão Escolar, Gestão Pública, Gestão e Saúde, Gestão Pedagógica, EaD) e 01 curso Técnico em Direitos Humanos.

Em 2017, colou grau no dia 18 de fevereiro a turma de Licenciatura em Matemática e no dia 27 de julho, a turma de Bacharelado em Administração Pública. Os cursos em andamento são:

undefined
  • Graduação através da Universidade Estadual do Ceará - UECE: Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Geografia, Bacharelado em Administração Pública, Licenciatura em Ciências da Computação.
  • Graduação através do Instituto Federal do Ceará - IFCE: Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Hotelaria Especialização através do Instituto Federal do Ceará - IFCE Docência na Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
  • Graduação através da Universidade Federal do Ceará - UFC Licenciatura em Química, Licenciatura em Física, Licenciatura em Letras Inglês e Licenciatura em Letras Português.

Atualmente o Polo da UAB funciona na Escola Professor Gutenberg, as aulas acontecem nas sextas-feiras à noite e nos sábados pela manhã. Fica disponível para os alunos o acesso a Biblioteca e aos Laboratórios de Informática, Matemática, Ciências e Geografia. A coordenação funciona de segunda à sexta, das 14:00h às 22:00h e aos sábados de 07:00h às 15:00h.

Conheça a UAB

undefined

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. Prioritariamente, os professores que atuam na educação básica da rede pública são atendidos, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.

O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País". Fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas.

undefined

Assim, o Sistema UAB propicia a articulação, a interação e a efetivação de iniciativas que estimulam a parceria dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as universidades públicas e demais organizações interessadas, enquanto viabiliza mecanismos alternativos para o fomento, a implantação e a execução de cursos de graduação e pós-graduação de forma consorciada. Ao plantar a semente da universidade pública de qualidade em locais distantes e isolados, incentiva o desenvolvimento de municípios com baixos IDH e IDEB. Desse modo, funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades.