Jaguaribe está entre os 67 municípios que estão em situação de emergência.

O governo do estado decreta situação de emergência em vários municípios decorrente dos danos e prejuízos da seca; número deve crescer nos próximos dias baseados pela instrução normativa n°1 de agosto/2012.

18 de maio de 2015 às 15:00

Situação de emergência devido a seca.

No ultimo dia 30 foi publicado no Diário Oficial do Estado a decisão do Governador do Ceará Camilo Santana que decretou situação de emergência em 67 municípios.

O município de Jaguaribe está entre estes municípios e a análise é feita em cima dos prejuízos decorrentes da seca e a receita corrente líquida das cidades afetadas.

As regras para o decreto de situação de emergência são definidas pela instrução normativa nº 1 de 24 de agosto de 2012, da Secretaria Nacional de Defesa Civil. Segundo o sargento Paiva Júnior, da Cedec, para que um município seja reconhecido como em situação de emergência, é necessário, por exemplo, que pelo menos dois tipos de danos tenham acometido a cidade, entre materiais, ambientais e humanos.

Além disso, é imprescindível que a cidade tenha registrado prejuízos de natureza pública ou privada.

Veja na íntegra a Matéria no Diário do Nordeste