Prefeitura Municipal de Jaguaribe

Jaguaribe, Terra do melhor QUEIJO COALHO do Mundo e da mais bela RENDA DE FILÉ do Brasil.

Matéria

Jaguaribe e o Outubro Rosa

A campanha acontece durante todo mês de Outubro envolvendo os diversos serviços da saúde, além de envolver outras secretarias e segmentos como Educação, Cultura, Trabalho e Assistência Social e Fórum municipal.

16 de outubro de 2015 às 15:20

A Prefeitura Municipal de Jaguaribe-CE, através da Secretaria Municipal de Saúde aderiu ao movimento popular denominado Outubro Rosa, realizando uma campanha de conscientização com o objetivo principal de alertar mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer de Mama. A campanha acontece durante todo mês de Outubro envolvendo os diversos serviços da saúde como a Estratégia Saúde da Família, Núcleo de Apoio à Saúde da Família-NASF, equipe da Secretaria de Saúde, Hospital Municipal, além de envolver outras secretarias e segmentos como Educação, Cultura, Trabalho e Assistência Social e Fórum municipal.

Durante todo o mês serão realizadas diversas ações, como:

• Caminhada de mobilização realizada pelas equipes da Estratégia Saúde da Família conscientizando toda a população a cerca do Câncer de Mama;
  • Grupos de mulheres realizados por todas as Equipes da Estratégia Saúde da Família;
  • Blitz educativa com distribuição de panfletos, laços rosa e bolas rosa, seguido de caminha com as mulheres;
  • Ação educativa voltada para as mulheres da empresa Tuboart, da escola Gutemberg e Poeta Sinó Pinheiro;
  • Utilização do programa de rádio para divulgação e orientação através de vinhetas;
  • Tema da reunião da Estratégia Saúde da Família com estudo dos protocolos Colo do Útero e Mama, além da análise dos indicadores relacionados ao tema e debates sobre como intensificar o monitoramento;
  • Busca ativa através dos Agentes Comunitários de Saúde de mulheres com lesão do colo do útero e de mama, além das que não realizam periodicamente a mamografia e o exame Papanicolau;
  • Realização de Mamografia no município através do carro móvel para mulheres de 50 a 69 anos nos dias 21/10 (Distritos de Feiticeiro e Nova Floresta); 22/10 (Unidade de Saúde da Vila Pinheiro) e no dia 31/10 encerramento da campanha com o carro móvel na praça do BNB realizando as mamografias da sede e do distrito de Mapuá.

As Unidades Básicas de Saúde irão desenvolver ações em alusão a Semana da Criança / Semana do Bebê, desenvolvendo ações diversas, como:

• Dia D da criança de cada unidade;
  • Avaliação do crescimento e desenvolvimento da criança;
  • Ações educativas de orientações aos pais;
  • Avaliação odontológica;
  • Avaliação do estado nutricional.

Outras datas importantes:

Os exames descentralizados nas unidades de saúde dos distritos serão realizados nas seguintes datas:

07/10/15 Aquinópolis
08/10/15 Mapuá
14/10/15 Feiticeiro

Formação de grupos do Programa do Tabagismo no mês de Outubro das Unidades:

• Mapuá;
  • Feiticeiro;
  • Edmar Barreira.

Confira a Programação Outubro Rosa

Data Local Ação
05/10/2015 Cohab Visita Domiciliar - Rastreamento Rosa