Jaguaribe é incluso no roteiro turístico do Ceará

Jaguaribe assim como outras cidades do interior cearense passam a figurar nas opções de viagem apresentadas pelo governo federal

16 de outubro de 2013 às 10:12

O Ceará contará com mais dez cidades no roteiro turístico do Estado. Essa inclusão faz parte do Programa Nacional de Regionalização, do Ministério do Turismo (MTur). O mapa dos roteiros turísticos está sendo redesenhado em 27 Estados brasileiros, incluindo o Ceará. O novo mapa traz, além de regiões já consagradas, como Quixadá, no Sertão Central, apostas que devem figurar nos próximos guias de viagem e atrair o turista nos próximos anos. O MTur deverá fazer o lançamento até o fim do ano. Resta apenas a categorização de cada região, de acordo com a sua vocação e a potencialidade, explicou o coordenador de destinos e produtos turísticos da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), José Valdo Mesquita.

Fazem parte desse novo mapa o Sertão do Inhamuns, Vale do Jaguaribe e Centro Sul/Vale do Salgado. Com a inclusão dos novos polos, o Ceará passará a ter 59 municípios em 12 regiões turísticas. Para Mesquita, as novas regiões, apesar do potencial, estavam descobertas pela atividade. "O objetivo é descentralizar o turismo para que os visitantes não fiquem restritos apenas à Região Metropolitana de Fortaleza ou às principais praias do Ceará", afirmou.

Após a inclusão das novas cidades - Cratéus, Tauá e Aiuaba no Sertão dos Inhamuns; Morada Nova, Jaguaribe, Jaguaribara e Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe; e Orós, Iguatu e Icó, Centro Sul / Vale do Salgado - no mapa de turismo nacional, conforme o coordenador da Setur, elas poderão participar de projetos do MTur para captação de recursos para construção de estradas e rodovias, além de promoverem capacitação profissional nas regiões, estimulando até municípios vizinhos. "O investimento tem efeito irradiador. Conforme a movimentação turística da cidade vai crescendo, municípios próximos também são impactados com a passagem desses visitantes", explicou.

Dentre os novos pontos, o representante da Setur aponta a Serra das Almas, em Crateús, como local de grande potencial turístico. "Nela há a maior reserva de caatinga do Ceará, onde são exploradas trilhas. Por esse motivo, existe uma grande demanda de excursões de colégio e de universidades para o local, além do município possuir uma rede hoteleira já estruturada", ressalta.

Em Jaguaribara, a atração para o visitante fica por parte do turismo náutico e de pesca no açude Castanhão. Outro motivo para Nova Jaguaribara entrar no mapa de turismo nacional é o fato da cidade ser totalmente planejada e a antiga estar submersa após a construção do açude.

Já nos municípios de Icó, Iguatu e Orós o forte apelo cultural justifica a inclusão das cidades na rota nacional de turismo. Quanto a Limoeiro do Norte, a rede hoteleira, voltada para hospedagem de pessoas que estão de passagem na região a negócios, evidenciou o potencial turístico da cidade.

Fonte: Diário do Nordeste