Jaguaribe em vista aérea
(fotógrafo desconhecido)

Jaguaribe celebra encerramento da 5° Edição do "Natal de Amor e Luz"

Toda a decoração é de materiais recicláveis, desenvolvida através do Projeto Reciclar

18 de dezembro de 2017 às 16:45 - Atualizado em 18/12/2017 16:37

undefined

Inspirado nas festividades de final de ano de Gramado, no Rio Grande do Sul, nasceu o Natal de Amor e Luz na cidade de Jaguaribe, após uma visita da Primeira Dama e Secretária do Trabalho e Assistência Social do município, Ana Patrícia Diógenes.

O Projeto de início parecia desafiador, mas foi abraçado por todos, iniciando as oficinas nos Centros de Referência da Assistência Social - CRAS I e II, com a proposta de modificar a realidade das famílias que são acompanhadas pelos CRAS.

Desde 19 de agosto de 2013, o “Reciclar” teve sua sede em diversos bairros de Jaguaribe até chegar em 2017 e ter sua sede própria na antiga Escola Franklin Gondim, no bairro Cohab, onde está ocorrendo toda transformação do lixo em arte através de Jaguaribanos que depositam amor em cada detalhe, em cada peça confeccionada.

undefined

Esse ano está sendo realizada a 5° edição do Natal de Amor e Luz na cidade de Jaguaribe, segundo Ana Patrícia Diógenes, “muito mais que uma decoração, este trabalho é de responsabilidade que transforma valores e sensibiliza os cidadãos Jaguaribanos”.

A cidade recebe do Projeto Reciclar, uma decoração toda produzida com materiais recicláveis, trazendo luzes e encanto a todos os jaguaribanos. Esse momento é de grande expectativa para a população, principalmente pelo público infantil, que aguardam ansiosos a chegada do Papai Noel, durante a abertura do evento que aconteceu no dia 25 de novembro. Toda a cidade fica em clima de Natal, as praças, avenidas e pontos principais recebem um toque todo especial, trazendo olhares de admiração.

Durante a abertura do Natal, tradicionalmente acontece o “acender das luzes”, realizado sempre na Praça da Prefeitura, onde o Prefeito, José Abner e a Primeira Dama e Secretaria do Trabalho e Assistência Social, Ana Patrícia Diógenes (idealizadora do Projeto Reciclar), acendem com uma chave gigante, as luzes de toda a cidade, iniciando aí as comemorações do Natal.

É preparado um momento especial para abertura (já realizada no dia 25/11), assim como o momento de encerramento, que nesse caso acontecerá na próxima quinta-feira (21/12), com Shows de Paulo José e a dupla Ítalo e Renno, além da presença de autoridades Cearenses, Municipais e o mais esperado por todos, Papai Noel e sua Companhia que transformam essa ocasião em um grande espetáculo de Natal para a cidade de Jaguaribe.

Conheça o Projeto Reciclar:

PROJETO RECICLAR

undefined

Encantada com a mistura de luzes, cores, formas e sons das festividades de final de ano realizadas em Gramado, cidade serrana do Rio Grande do Sul (Região Sul do Brasil), a Secretária de Trabalho e Ação Social de Jaguaribe, Ana Patrícia Diógenes, colocou sob o vidro de sua mesa de trabalho uma foto do evento.

À primeira vista pareceria ao observador desavisado imagens para recordar momentos de uma viagem de turismo. Era mais, muito mais. Logo, as suas assessoras mais diretas, tomariam conhecimento do tamanho do desafio representado pelo que viam, agora mais atentamente, em uma reunião com a gestora. Sem arrodeio Ana disse: “Nós vamos fazer isso em Jaguaribe. E muito mais: nós vamos transformar lixo em pura arte pelas mãos do nosso povo mais humilde”.

undefined

Nascia naquele momento de um gesto de amor ao próximo, o Projeto Reciclar, através do Natal de Amor e Luz.

O Projeto Reciclar foi abraçado por todos, iniciando oficinas de reciclagens dentro dos CRAS, com a proposta de modificar a realidade das famílias acompanhadas, capacitando e gerando renda para as pessoas mais vulneráveis. De início eram as ruas com enfeites de natal, mas foi tomando proporções inimagináveis, pois vimos no olhar de cada um o quanto cada um se sentia parte daquele Projeto. Assim, o reciclar é muito mais do que transformar o lixo, é um trabalho de responsabilidade, transformando valores e sensibilizando o cidadão jaguaribano.

Serviço:

Encerramento do "Natal e Amor Luz” de Jaguaribe

Data: 21/12/2017

Local: Avenida Beira Rio

Atrações: Italo e Renno, Paulo José e Papai Noel e Companhia.

Contatos para mais informações:

Secretaria do Trabalho e Assistência Social - SETAS setas@jaguaribe.ce.gov.br

RH SETAS, Manoella Lima (88) 9 97254900