IX Festival do Queijo Coalho de Jaguaribe

O SEBRAE/CE junto a Queijaribe e a Prefeitura Municipal de Jaguaribe realizarão nos dias 03, 04 e 05 de dezembro de 2014 o IX Festival do Queijo Coalho de Jaguaribe.

05 de novembro de 2014 às 10:00

Arte do cartaz do IX Festival do Queijo de Jaguaribe.

O IX Festival do Queijo de Jaguaribe tem como objetivo organizar, desenvolver e fortalecer as estruturas de apoio à cadeia produtiva de leite e queijo no município de Jaguaribe, buscando coordenar ações e projetos, articular esforços, otimizar recursos e integrar competências para viabilizar econômica e tecnologicamente a atividade, tornando-a competitiva e sustentável.

O Projeto Leite e Derivado do Vale do Jaguaribe, no intuito de desenvolver ações que proporcionem o desenvolvimento da pecuária leiteira e de laticínios, e consequentemente, expandir em nível estadual e nacional especialmente a produção do queijo de coalho, criou em 2006, um espaço destinado a divulgação e comercialização deste produto. Para isso foi criado o Festival do Queijo Coalho de Jaguaribe.

O evento é uma realização do Projeto Leite e Derivado do Vale do Jaguaribe, uma parceria do SEBRAE, Prefeitura Municipal de Jaguaribe e Queijaribe, e conta com o apoio de parceiros como: EMBRAPA, FAEC/SENAR , Instituto Agropolos, Ematerce e UECE.

Na expectativa de expandir ainda mais as produções dos queijeiros da região, o Festival tem por objetivo apresentar aos consumidores de queijo coalho um produto saudável e de qualidade.

Será realizado durante o evento o concurso do melhor Queijo Coalho Regional, Melhor Prato a base de Queijo Coalho, Oficinas, Palestras Técnicas e Exposição de Produtos.

Dia Hora Descrição das Atividades
03/12 18:00h Credenciamento
19:00h Solenidade de Abertura do IX Festival do Queijo Coalho
19:30h Palestra: EU POSSO MUDAR O MUNDO
Palestrante: Rosier Alexandre
20:30h Debate
20:30h Início do IX Concurso de Queijo Coalho Regional
20:00h Exposição de Produtos e Animação com Forró Pé-de-Serra
04/12 08:00h Oficina: Derivados do leite – Como ampliar o mix de produtos no seu Laticínio
09:00h Oficina: Melhoria na qualidade do leite
Instrutor: Carolina machado-SENAR
12:30h Almoço
14:00h Oficina: Derivados do leite – Como ampliar o mix de produtos no seu Laticínio
18:00h Exposição de Produtos
18:00h Oficina: Importância do Processo de Maturação do Queijo
Instrutor: Prof. Dr. José Fernando Mourão Cavalcante
18:00h Oficina: Derivados do leite – Como ampliar o mix de produtos no seu Laticínio
19:00h Palestra: Tributação Namedida
Instrutor: Eugênia Araújo de Oliveira
20:00h Concurso Melhor Prato à Base de Queijo Coalho
05/12 08:00h Oficina: Derivados do leite – Como ampliar o mix de produtos no seu Laticínio
08:00h Oficina: Vender para o Governo no Campo
Instrutor: Híder Fonteles – SEBRAE
09:00h Oficina: Plantio, Manejo e Utilização da Palma Forrageira
Instrutor: Jorge Prado – SENAR
12:30h Almoço
18:00h Exposição de Produtos
18:30h Palestra: Higienização em Queijarias
Instrutor: Prof. Dr. José Fernando Mourão Cavalcante
21:00h Divulgação, Premiação do IX Concurso do Queijo Coalho Regional e III Concurso do Melhor Prato à Base de Queijo Coalho.
Encerramento do IX Festival do Queijo de Jaguaribe.