Brasão da Prefeitura Municipal de Jaguaribe
Natal de Amor e Luz 2017

INÍCIO > NOTÍCIAS > MATÉRIA

Gestores do projeto Corredores Digitais participam de Encontro de Formação

Os colaboradores Henrique Costa e Launir Júnior estiveram na capital Fortaleza para participar de uma capacitação voltada para o projeto.

11 de março de 2015 às 20:01

Colaboradores e palestrantes, em pé, posando para foto dentro de um auditório

Os colaboradores que compõem a equipe gestora do projeto Corredores Digitais participaram, nesta terça-feira (10/3), do seu 1º Encontro de Formação. O objetivo do evento, que ocorreu durante todo o dia no auditório da Secitece, foi capacitar coordenadores, monitores e gerentes de incubadoras para que possam atuar com os jovens beneficiados pelo projeto, potencializando as ideias inovadoras destes empreendedores.

Sala com pessoas sentadas e ordenadas e forma de uma semicírculo ouvindo uma mulher, em pé, falando.

O secretário Inácio Arruda esteve presente no encontro e enfatizou a importância do projeto. “Estes 10 municípios que hoje participam do Corredores Digitais são apenas um embrião de uma política de TI ousada para nosso Estado. Atualmente existem 900 empresas de Tecnologia no mercado cearense, mas esta quantidade ainda é pouca e a maioria delas são prestadoras de serviços. Queremos incubar novas empresas e em larga escala, para que as jovens passem a ser pequenas empresas; as pequenas tornem-se médias; e que as médias virem grandes empresas”, frisou.

Inácio Arruda disse ainda que o Cinturão Digital está facilitando o cenário de desenvolvimento tecnológico do Estado. Hoje, 120 cidades cearenses têm acesso à internet de alta velocidade e a ideia é de que o Cinturão possa abranger todos os municípios do Ceará.

Palestrante falando para pessoas sentadas em um semicírculo com tela de um slide projetada na parede mais ao fundo.

Durante o período da manhã, os participantes do encontro receberam dicas de como vencer os desafios de se trabalhar em conjunto com a palestra "A importância de coempreender", ministrada pela analista da Seduc Karine Pinheiro - doutora em Ciências da Educação, com especialização em Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho/Portugal. Em seguida, conferiram a palestra "Empreendedorismo na Prática", com o secretário de Ciência e Tecnologia de Tauá, Elvis Gonçalves, e a oficina "Moodle na Prática", ministrada pelo analista de sistemas Arquimedes Eloia.

No período da tarde, foi a vez dos gestores do projeto assistirem a palestra de Marcos Medeiros, diretor de Operações da startup Ponks Toy e CEO & Founder da empresa Terra Verde. Marcos falou sobre "Ecossistema das Startups" e conduziu uma dinâmica com o grupo para validação de negócios.

Sobre o Corredores Digitais

Em sua segunda versão, o projeto Corredores Digitais beneficia diretamente 200 jovens entre 18 e 26 anos que queiram empreender, aliando o conhecimento dos jovens a um processo de incubação de empresas na área de TIC, através da capacitação em gestão empresarial e apoio à criação e consolidação de empresas inovadoras, via mecanismo de incubadoras. É uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secitece.

Atualmente, participam do projeto os municípios de Fortaleza, Maracanaú, Sobral, Tauá, Jaguaribe, Quixadá, Cedro, Quixeramobim, Aracati e Juazeiro do Norte. Os jovens atendidos têm a possibilidade de abrir seu próprio negócio e conquistar um mercado em expansão, além de gerarem emprego e renda e ajudarem a desenvolver suas cidades.