Jaguaribe em vista aérea
(fotógrafo desconhecido)

Educação, Cultura e Empreendedorismo se reuniram em um só local através da “Feira do JEPP”

A Feira aconteceu nas Escolas participantes do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP

11 de dezembro de 2017 às 11:24 - Atualizado em 11/12/2017 11:52

undefined

A Prefeitura Municipal de Jaguaribe através do Sebrae, juntamente com a SEDUC (Secretarias de Educação e Cultura) e a SEDET (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo), realizam o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos do Sebrae. Atualmente o JEPP acontece nas Escolas Professor Gutenberg, Alice Diógenes e Dr. Paulo Vagner, beneficiando o total de 1329 alunos.

undefined

A Feira aconteceu nos dias 07 e 08/12, reunindo trabalhos de artesanato local, artesanato sustentável, gastronomia, jogos e apresentações artísticas, tudo realizado através dos alunos participantes do Programa.

Em Jaguaribe, o JEPP trabalha o 6º ano do Ensino Fundamental, tema: Ecopapelaria (Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes). 7º ano do Ensino Fundamental, tema: Artesanato sustentável (Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes). 8º ano do Ensino Fundamental: tema: Empreendedorismo social (Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes). 9º ano do Ensino Fundamental, tema: Novas ideias, grandes negócios (Duração: 25 horas de aplicação com os estudantes).

Conheça o JEPP:

undefined

A educação empreendedora proposta pelo Sebrae para o ensino fundamental incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

O curso para esta etapa da Educação Básica é o Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

undefined

Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:

• Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;
  • Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
  • Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
  • Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

Dessa forma, o curso, aliado a um ambiente propício à aprendizagem, favorece o envolvimento dos jovens estudantes no próprio ato de fazer, pensar e aprender. Essas são características fundamentais dos comportamentos empreendedores, nos quais o estudante e o grupo em que está inserido reconhecem que suas contribuições são importantes e valorizadas.

Com a proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

Como funciona:

O Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP é composto por nove cursos:

1º ano do Ensino Fundamental: O mundo das ervas aromáticas

Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes.

2º ano do Ensino Fundamental: Temperos naturais

Duração: 24 horas de aplicação com os estudantes.

3º ano do Ensino Fundamental: Oficina de brinquedos ecológicos

Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes.

4º ano do Ensino Fundamental: Locadora de produtos

Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.

5º ano do Ensino Fundamental: Sabores de cores

Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.

6º ano do Ensino Fundamental: Ecopapelaria

Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.

7º ano do Ensino Fundamental: Artesanato sustentável

Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.

8º ano do Ensino Fundamental: Empreendedorismo social

Duração: 30 horas de aplicação com os estudantes.

9º ano do Ensino Fundamental: Novas ideias, grandes negócios

Duração: 25 horas de aplicação com os estudantes.

Fonte: SEBRAE