Distrito Industrial de Jaguaribe pode receber indústria de leite em pó

20 de julho de 2015 às 18:31

A secretária do Desenvolvimento Econômico (SDE), Nicolle Barbosa, o prefeito de Jaguaribe, José Abner e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Aquicultura e Pesca do município de Jaguaribara, André Siqueira

A secretária do Desenvolvimento Econômico (SDE), Nicolle Barbosa, recebeu a visita do prefeito de Jaguaribe, José Abner, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Aquicultura e Pesca do município de Jaguaribara, André Siqueira, na manhã desta quinta-feira, 17. Na ocasião, foram discutidos projetos voltados ao crescimento da região do Vale Jaguaribano e o desenvolvimento de dois distritos industriais.

Durante o encontro, que contou com a presença do presidente da Adece, Ferruccio Feitosa (atendendo convite da secretária Nicolle Barbosa), o prefeito solicitou apoio da SDE na atração de investidores para o Distrito Industrial de Jaguaribe. Segundo Abner, os terrenos no DI estão sendo regularizados e, em parceria com o Governo do Estado, será construída uma adutora que garantirá o abastecimento de água das fábricas. Assegurou, também, que outros itens de infraestrutura estão sendo revisados, como energia elétrica, acessos e comunicação.

A secretária Nicolle Barbosa comprometeu-se a realizar estudo de viabilidade para implantação de uma fábrica de leite em pó em Jaguaribe, bem como a atração de produtores para formar cadeias produtoras de leite. De acordo com a Adece, a produção de leite no Ceará é de 1,2 milhão de litros por dia, enquanto uma fábrica necessita de pelo menos 400 mil litros\dia.

Outra proposta é a atração de uma fábrica de soro em pó. “O município de Jaguaribe produz 100 mil litros de leite\dia e metade do soro é despejado no açude Castanhão”, informou o prefeito, alertando para os problemas ambientais que a não utilização correta do soro provoca. José Abner lembrou que o município de Jaguaribe já foi o maior produtor de leite do Ceará e assegurou que os produtores estão dispostos a investir na iniciativa.

Quanto a Jaguaribara, a principal reivindicação é a implantação de um Distrito Industrial, uma vez que já tem uma indústria interessada em se instalar no município. No próximo mês, uma delegação de empresários vai visitar o município para conhecer as potencialidades locais e a infraestrutura, o que possibilitará a implantação de novos empreendimentos.

Suzette Nocrato, da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico - SDE do Estado do Ceará.