DEMUTRAN de Jaguaribe é integrado ao SNT

É oficializado a integração do DEMUTRAN de Jaguaribe ao Sistema Nacional de Trânsito

02 de março de 2013 às 07:30

Em 13 de março de 2013, o Conselho Estadual de Trânsito do Ceará (CETRAN) emitiu o ofício nº 14/2013 para o prefeito municipal de Jaguaribe, o Sr. José Abner, deliberando o pedido de municipalização de trânsito, confirmando assim a aptidão da instituição para gerencia do tráfego no município.

Em um segundo momento o diretor do DEMUTRAN de Jaguaribe, Sargento Nunes, recebe do Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN o ofício nº 565 informando a integração do órgão no Sistema Nacional de Trânsito (SNT) em 02 de abril de 2013, conforme os termos da Resolução CONTRAN nº 296/2008.

Esta conquista do DEMUTRAN permitirá uma atuação com todos os poderes que a lei de trânsito lhe concede, permitindo o cumprimento da mesma, multando, apreendendo e tomando demais medidas necessárias para que os infratores venham a responder pelas más condutas, que prejudicam a segurança da população, fluidez do tráfego e a ordem. Embora o DEMUTRAN já se encontre pronto para tomar tais medidas, resolveu de forma embasada na lei, dar um prazo inicial de 120 dias, para que todos os que fazem parte do trânsito municipal, sejam condutores de veículos automotores, pedestres e demais utilizadores das vias de trânsito se adéquem a nossa nova realidade.

O DEMUTRAN conhece a atual situação do município no que se refere às condutas, conhecimento das normas e da regularização dos veículos, por esse motivo, durante os 4 meses de adaptação, a instituição irá trabalhar em cima da educação da sociedade, seja em visitas a escolas e faculdades, na abordagem dos condutores para notificar infrações e através do rádio nos programas Informação com o locutor Antônio Diógenes, que acontece de segunda à sexta-feira das 13:00h à 14:00h na FM Rio Jaguaribe, bem como no programa Panorama Esportivo com o locutor Carlito Pinheiro, que vai ao ar todos os sábados das 12:00h às 13:00 na mesma emissora. O DEMUTRAN também enviou um ofício de nº 059/2013 ao superintendente do DETRAN solicitando um técnico em engenharia de tráfego para realizar um projeto de sinalização de trânsito no município, corrigindo, adaptando ou instalando novas placas e sinalizadores, dentre eles lombadas eletrônicas e semáforos. O pedido foi feito e o DEMUTRAN se encontra no aguardo, podendo a qualquer momento ter seu pedido atendido.

Outra importante iniciativa do DEMUTRAN é a premiação aos condutores de veículos que já estão colaborando por com um trânsito mais seguro, a campanha consiste em sortear capacetes para as pessoas que colaborarem seguindo as leis de trânsito, qualquer cidadão que portar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou que esteja em processo de habilitação (com os documentos necessários para comprovação), bem como, com o veículo em dias ou em processo de regularização (com documentos comprobatórios), já pode se dirigir diretamente ao prédio do DEMUTRAN localizado na rua Padre João Bandeira, 720, Centro, Jaguaribe/Ceará e efetuar um cadastro. Os capacetes sorteados foram doados por empresas e pessoas que estão engajados na causa, o DEMUTRAN agradece pelo apoio de Elisa Consórcios, Auto Escola Sertão, o Sr. José Edson Nogueira - Secretário de Indústria e Comércio de Jaguaribe e o Sr. José Rui – Vereador Presidente da Câmara Municipal de Jaguaribe. Qualquer pessoa que possa vir colaborar com o projeto é bem vindo, o DEMUTRAN pede a compreensão de todos e trabalha para tornar Jaguaribe uma cidade de trânsito seguro e tranqüilo, livre de acidentes graves e transtornos causados pela desobediência da lei.