Corredores Digitais

Inscrições até 19 de setembro pelo site da UVA.

12 de setembro de 2014 às 00:00

A ação Corredores Digitais faz parte do Programa Ceará Digital e compreende os projetos Agentes Digitais e Incubadoras de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Iniciativa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (SECITECE) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (SEBRAE-CE), o projeto conta com a parceria dos municípios contemplados e com apoio das instituições de ensino das áreas de TIC das localidades onde é implantado.

Seu principal objetivo é estimular o desenvolvimento do Estado gerando oportunidades de criação de negócios em TIC por estudantes que tenham concluído ensino médio, preferencialmente, em escolas públicas através do empreendedorismo inovador. Para isso, oferece capacitação em gestão empresarial e apoio à criação e consolidação de empresas inovadoras, via mecanismo de incubadoras na área de TIC. De todos os projetos selecionados, 50% das vagas é garantida para alunos de escolas públicas.

A ideia é aproveitar o potencial inovador e o conhecimento dos jovens capacitados em TIC para torná-los empreendedores capazes de conduzir seus próprios negócios nessa área. Nesse sentido, a Secitece é responsável por toda a infra-estrutura e logística do projeto e a formação empreendedora fica a cargo do Sebrae/CE, que também acompanha o amadurecimento destes novos negócios.

Processo de Formação

O processo de formação dos jovens empreendedores compreende duas grandes fases: pré-incubação e incubação. Durante todo este percurso, os jovens vão aprender a estruturar o seu negócio, vão criar e consolidar sua empresa no mercado e terão todo subsídio e suporte dos parceiros para dar continuidade ao seu negócio após o período de incubação.

Pré-Incubação

Dentro de um prazo de até 90 dias, a pré-incubação capacita e orienta os jovens interessados em iniciar uma empresa na área de Tecnologia da Informação e Comunicação. A pré-incubação contempla um processo seletivo feito em duas etapas:

• Eliminatória: prova escrita de caráter objetivo e com enfoque técnico onde são selecionados até 60 jovens, sendo no mínimo 50% oriundos da escola pública.
  • Classificatória: a partir de cursos ministrados pelo Sebrae/CE na área de empreendedorismo, são classificados até 20 jovens com maior capacidade empreendedora, sendo no mínimo 50% oriundos da escola pública. A avaliação observa o desempenho nos cursos, viabilidade do plano de negócio e o perfil empreendedor.

Após a etapa de classificação, os candidatos serão capacitados em gestão empresarial e irão desenvolver o plano de negócios das empresas incubadas. As empresas serão constituídas de modo a assegurar a sustentabilidade e a otimização do projeto após sua finalização.

Incubação

Com duração de 12 meses, esta fase acompanhará o progresso de cada um dos vinte jovens empreendedores e suas empresas incubadas.

Dentro do programa, as empresas recebem orientação e apoio de profissionais experientes que identificam as potencialidades e as melhores oportunidades no mercado.

Além disso, as empresas são estimuladas a desenvolver atividades paralelas ao trabalho, como projetos sociais destinados à comunidade local.

E para dar continuidade ao período de incubação, também é de fundamental importância evitar a mortalidade das empresas. Para tanto, é exigido que as incubadoras criadas se vinculem institucionalmente a programas de apoio a incubadoras.

Data Descrição
De 08 à 19/09/2014 Inscrições mediante o preenchimento de formulário eletrônico específico disponível no site da UVA (www.uvanet.br).
20/09/2014 das 8h às 12h Aplicação PROVA TÉCNICA e entrega da documentação complementar na Escola Alice Diógenes Avenida Virgílio Távora, 684 - Centro - Jaguaribe, Ceará
26/09/2014 Publicação do resultado dos 60 AGENTES JOVENS EMPREENDEDORES selecionados por município para participar da fase de pré-incubação, na página eletrônica da UVA (www.uvanet.br).
29/09/2014 à 21/11/2014 Inicio da Formação Empreendedora
08/12/2014 Resultado dos 20 AGENTES JOVENS EMPREENDEDORES selecionados por município para a fase de incubação, na página eletrônica da UVA (www.uvanet.br).
11 e 12/12/2014 da 8h às 17h Assinatura do Termo de Outorga
Janeiro de 2015 Primeiro mês da concessão