Conheça a Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Jaguaribe

31 de agosto de 2017 às 09:21 - Atualizado em 31/08/2017 09:28

A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SETAS) de Jaguaribe, contempla e presta serviço de 3 políticas públicas distintas: Assistência Social, Habitação e Trabalho, sendo a Assistência Social, o seu carro chefe.

undefined

Fazem parte dessa Secretaria, CRAS I e II, Habitação, Cadastro único (Bolsa Família), Trabalho, Assessoria Jurídica, Conselho Tutelar, CREAS, Horta Comunitária, Projeto Reciclar, Cine CRAS, Caravana das Mães, AQUI é MEU LUGAR 1,2 e 3.

O setor de habitação é responsável pela Política Habitacional do Município, traçando diretrizes e metas, planejando e desenvolvendo programas e projetos habitacionais voltados para atender famílias de baixa renda. O setor Trabalho é responsável pela Educação Profissional, cujo objetivo é a preparação e atualização do trabalhador (a) para enfrentar a realidade do mundo do trabalho.

O CREAS é o Centro de Referência Especializado de Assistência Social e tem por objetivo ofertar o atendimento especializado para o resgate do indivíduo usuário e da família com violação de direitos. O Conselho Tutelar é o porta-voz de sua comunidade, atua junto aos órgãos e entidades para assegurar os direitos humanos de crianças e adolescentes. O CRAS tem o objetivo de prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios, por meio do fortalecimentos dos vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

O Cadastro Único para programas Sociais do Governo Federal é um sistema de cadastro nacional que identifica as famílias de baixa renda e fazem o seu cadastro no programa específico do Governo Federal, como exemplo o Bolsa Família.

O Serviço de Assessoria Jurídica atende as demandas do município voltadas ao direito de família. Este serviço é ofertado para famílias menos favorecidas, que não possuem condições financeiras de custear as despesas com o processo.

undefined

A Horta Comunitária é um projeto desenvolvido no CRAS e suas extensões. O público alvo para atendimento do projeto são famílias que recebem Benefícios Sociais. O Projeto Aqui é Meu Lugar objetiva a aplicabilidade em comunidades de extrema pobreza e vulnerabilidade e risco social, com índices de criminalidade elevados. O projeto faz também o trabalho preventivo ao uso de drogas. O Projeto Reciclar parecia desafiador, mas foi abraçado por todos, iniciando as oficinas nos Centros de Referência da Assistência Social - CRAS I e II, com a proposta de modificar a realidade das famílias que são acompanhadas pelos CRAS.