Centro de Reabilitação de Jaguaribe

Jaguaribe dispõe de Centro de Reabilitação e recebe novos profissionais para compor mais uma equipe do NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE - NASF.

20 de julho de 2015 às 16:00

Centro de Reabilitação de Jaguaribe oferece serviços para a população que necessita reestabelecer suas funcionalidades neurológica, física e motora. No local, funciona exclusivamente o serviço de Fisioterapia com aparelhos novos e quatro fisioterapeutas atendendo diariamente. Uma excelente estrutura climatizada e organizada para melhor atender seus usuários. O fluxo de pacientes é proveniente das Unidades Básicas de Saúde (Postos de Saúde), que são encaminhados após serem submetidos à avaliação do profissional médico. Os demais atendimentos como nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, farmacêutico, terapeuta ocupacional e educador físico, serão disponibilizados no próprio Posto de Saúde.

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, dentro das próprias Unidades Básicas de Saúde, não necessitando de uma sede fixa. O município disponibiliza hoje de duas equipes NASF, NASF 1A e NASF 1B (Ver tabela).

Vale ainda ressaltar a importância do município de Jaguaribe no que se refere ao NASF, pois o mesmo se apresenta dentro de todas as condições preconizadas pelo Ministério da Saúde, sendo exemplo em panorama regional e estadual, servindo de estímulo inspirador para os demais municípios, no que concerne a excelência no desenvolvimento de suas atividades, bem como, através de suas experiências exitosas a favor da saúde dos jaguaribanos.

O Centro de Reabilitação foi inaugurado no dia 01 de Julho de 2015 em uma grande solenidade presidida pelo Prefeito de Jaguaribe, José Abner, que contou com a presença de vários usuários do serviço.

Opinião de usuários:

Maria do Socorro Morais

“Tive um problema na articulação da mão direita devido fazer movimentos repetitivos trabalhando com crochê e estou fazendo sessões de fisioterapia. É a segunda vez que preciso dos serviços do Centro de Reabilitação e sou sempre muito bem atendida.”

Maria do Socorro Morais, Distrito de Feiticeiro

Gilson Alves Teixeira

“Precisei fazer tratamento de fisioterapia por um desgaste no joelho esquerdo e problemas na coluna. Estou me sentindo bem. Acho o atendimento ótimo, os profissionais são capacitados e se esforçam para nos tratar bem e nos curar. Eu gostei muito dessas novas mudanças. Ficou tudo melhor. Eu adoro aqui.”

Gilson Alves Teixeira, Distrito de Mapuá

Gleide Peixoto Almeida Pinheiro

“Vim fazer tratamento de Fisioterapia por uma dor no ombro por uma queda que eu sofri e tenho escoliose. A minha coluna dói muito, mas estou bem melhor. Eu gosto demais daqui, desse centro. A minha filha é Fisioterapeuta então eu tenho uma noção das coisas, e sei do grande trabalho que é prestado aqui. Observo muito e vejo. Jaguaribe está de parabéns.”

Gleide Peixoto Almeida Pinheiro, Distrito de Nova Floresta

Opinião de Profissionais:

Itatiaia Fernandes Barbosa

“Iniciei no Centro de Reabilitação no dia 01/07/15, está um pouco recente. Percebo um trabalho bem produtivo, pois estamos com 4 fisioterapeutas fixos na reabilitação, com isso conseguimos ter um melhor acompanhamento, tratamento e evolução dos pacientes. Também foram adquiridos novos aparelhos e sala climatizada. Essas mudanças auxiliam muito no tratamento adequado com qualidade para nossos pacientes, em um ambiente agradável tanto para eles quanto para nós profissionais.”

Itatiaia Fernandes Barbosa, Fisioterapeuta

Saul Correio de Carvalho

“Fiz parte do Nasf por 1 ano e 5 meses atuando na parte da reabilitação. Com essa nova reformulação, separar Nasf da Reabilitação, o Município só tem a ganhar. O Centro de Reabilitação de Jaguaribe trabalha exclusivamente na parte da Fisioterapia, onde podemos prestar um melhor atendimento para nossos usuários. Contamos com um ambiente climatizado onde favorece um bem estar tanto para os usuários quanto para os profissionais. Novos equipamentos para obter melhores resultados nas patologias, e assim, atingir o objetivo.”

Saul Correio de Carvalho, Fisioterapeuta

Centro de Reabilitação de Jaguaribe

Coordenadora: Maria Zuleide Amorim Muniz

Endereço: Avenida 8 de Novembro, 372, Centro Jaguaribe-Ce.

Horário de funcionamento:

Turno Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
Manhã 07:00 às 11:00 07:00 às 11:00 07:00 às 11:00 07:00 às 11:00 Marcação das Avaliações de
Tarde 13:00 às 17:00 13:00 às 17:00 13:00 às 16:00 13:00 às 16:00 -

Modalidades NASF

Modalidades Nº de Equipes Vinculadas Somatória das Cargas Horárias Profissionais
NASF 1 5 a 9 eSF*** e/ou e AB**** para populações específicas (eCR**, equipe ribeirinha e fluvial) Mínimo 200 horas semanais. Cada ocupação deve ter no mínimo, 20h e, no máximo, 40h de carga horária semanal.
NASF 2 3 e 4 eSF e/ou eAB para populações específicas (eCR, equipe ribeirinha e fluvial) Mínimo 120 horas semanais. Cada ocupação deve ter no mínimo, 20h e, no máximo, 40h de carga horária semanal.
NASF 3 1 e 2 eSF e/ou eAB para populações específicas (eCR, equipe ribeirinha e fluvial) Mínimo 80 horas semanais. Cada ocupação deve ter, no mínimo, 20h e, no máximo, 40h de carga horária semanal.

Distribuição das equipes NASF por Unidades de Saúde

NASF 1A NASF 1B
Feiticeiro Maria Tereza
Nova Floresta NSC