Centro de Educação Infantil será construído no bairro Edmar Barreira

Visando proporcionar uma educação infantil de qualidade, a Prefeitura Municipal de Jaguaribe firma Convênio com o Governo do Estado do Ceará para a construção de Centro de Educação Infantil - CEI

22 de julho de 2015 às 10:04

Zé Abner e várias pessoas posando para foto.

Os estudos e pesquisas revelaram a grande importância dos primeiros anos para a formação do mundo mental e aquisição das capacidades intelectuais e de socialização, a defesa do atendimento das crianças de 0 a 5 anos tornou-se imperativa. No contexto da política educacional a ampliação do atendimento das crianças de 0 a 5 anos mostra-se absolutamente imprescindível, principalmente considerando o baixo atendimento desta faixa etária estar na escola. Neste sentido, garantir que as crianças recebam, nos primeiros anos, um estímulo pedagógico adequado a seu desenvolvimento, abre uma perspectiva de sucesso para o processo de escolaridade. Isto é particularmente importante quando se considera que grande parte das crianças ( e suas famílias) vive em condições de extrema pobreza que, geralmente, estão associadas a situações de desvantagens para os processos escolares.

Em atendimento a esta necessidade, e visando proporcionar uma educação infantil de qualidade, a Prefeitura Municipal de Jaguaribe firma Convênio com o Governo do Estado do Ceará , em 30.06.2014 , para a construção de Centro(s) de Educação Infantil - CEI e a aquisição de bens materiais (equipamentos, mobiliários e consumo, incluindo parque infantil) para o(s) mesmo(s). Cada CEI terá capacidade de atendimento de até 208 (duzentas e oito) crianças.

O valor total do convênio para construção e implantação do Centro de Educação Infantil - CEI é de R$ 1.310.043,97 (um milhão, trezentos e dez mil, quarenta e três reais e noventa e sete centavos), sendo R$ 1.142.983,97 (um milhão, cento e quarenta e dois mil, novecentos e oitenta e três reais e noventa e sete centavos) para construção, R$ 121.236,00 (cento e vinte e um mil, duzentos e trinta e seis reais) para a aquisição de equipamentos e mobiliários e R$ 45.824,00 (quarenta e cinco mil, oitocentos e vinte e quatro reais) para aquisição de material de consumo, onde 80% do valor total do convênio será da Secretaria da Educação e 20% do município.

O CEI tem como premissas:

• Prover uma identidade específica e completamente distinta às unidades de ensino em questão;
  • Flexibilidade de implantação através da adoção de um conceito arquitetônico - módulos independentes – que permita a ampliação e adaptação do projeto a terrenos de formatos, topografia e tamanhos variados;
  • Desenvolvimento da fachada principal como um ponto de atenção e identificação da instituição, responsável pela transmissão da mensagem de conteúdo escolhida e maximização do seu impacto na comunidade.
  • Escolha de materiais adequados aos fatores climáticos do Estado.

Áreas Gerais do CEI:

• Área Construída = 631,56m2
  • Área de Recreação (Parque Infantil) = 100,00m2
  • Área do Terreno = 1.364,38m2

Composição do CEI:

1. Bloco Administrativo:

• Espera;
  • Sala de direção;
  • Sala de coordenação, com arquivo;
  • 02 bateria de banheiros composta de sanitários masculino e feminino;
  • 01 Sala de Informática.

2. Bloco de Serviços:

• Refeitório;
  • Cantina;
  • Cozinha;
  • Despensa;
  • Depósito de Material de Limpeza (DML);
  • Área de Serviço com 02 tanques;
  • Banheiros e vestiários de funcionários (feminino e masculino), equipados com banheiro para pessoas com necessidades especiais;
  • Depósito de Gás e Lixo.

3. Bloco de Salas de Atividades:

• 04 Salas de atividades;
  • 02 Banheiro infantil (com 03 chuveiros internos);
  • 04 Áreas de Banho Infantil (02 chuveiros).

4. Bloco de Berçário e Dormitório:

• 01 Dormitório;
  • 01 Berçário/ lactário;
  • Fraldário;
  • 01 WC infantil com trocador.

5. Área de Recreação – Parque Infantil:

• Equipamentos
  • Mão-de-obra especializada