Site em manutenção

Estamos trabalhando para tornar as informações mais acessíveis.

Prefeitura Municipal de Jaguaribe
Convite para VIII Conferência Municipal de Assistência Social. Saiba Mais

Capacitação dos Conselheiros Tutelares e Conselheiros de Direito da Criança e do Adolescente

11 de abril de 2017 às 16:36 - Atualizado em 11/04/2017 16:37

undefined

Encerrou ontem (10/04) a capacitação dos Conselheiros Tutelares e Conselheiros de Direito da Criança e do Adolescente, durante dois meses os participantes da capacitação se reuniram na Escola Professor Gutenberg para assistir as aulas presenciais e semipresenciais através da Escola de Conselhos no Ceará em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE).

A Escola de Conselhos no Ceará incentiva o debate e favorece uma prática voltada para cinco eixos específicos:

Promoção e Universalização de Direitos em um Contexto de Desigualdade;

Proteção e Defesa no Enfrentamento das Violações de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes;

Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos;

Participação de Crianças e Adolescentes em Espaços de Construção da Cidadania;

Gestão das Políticas e Atribuições dos Conselheiros.

O intuito maior da escola é fazer entender aos seus operadores que o Conselho dos Direitos tem um papel previsto no ECA, sendo seu foco principal a deliberação sobre as políticas públicas que venham a garantir a promoção e a defesa dos direitos das crianças e adolescentes e que o Conselho Tutelar é uma instituição funcionalmente autônoma, tendo uma fatia da proteção/defesa de direitos de crianças e adolescentes sob sua responsabilidade.

Foram 160hs presenciais e 40hs à distância no total de 200hs aulas, onde participaram as cidades de: Solonópole, Milhã, Pereiro, Alto Santo, Iracema, Jaguaribara, Potiretama, Erere e Jaguaribe.

Além dos Conselheiros Tutelares e Conselheiros de Direito da Criança e do Adolescente participaram do curso os profissionais do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Técnicos da Habitação e Cadastro Único.

Link da matéria anterior:

Jaguaribe irá sediar capacitação para Conselheiros Tutelares e Conselheiros de Direito da Criança e do Adolescente