Campanha de Vacinação Contra HPV

Desde o dia 09/03 (segunda-feira) que as meninas de 9 a 11 anos estão sendo vacinadas contra o HPV nas escolas e/ou Unidades de Saúde.

17 de março de 2015 às 17:40

Meninas de 9 a 11 anos começaram a ser vacinadas contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) em Jaguaribe, desde a segunda-feira (09/03). A Prefeitura de Jaguaribe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa Nacional de Imunização (PNI), informou que iniciou uma nova etapa da campanha. A meta do Ministério da Saúde será 80% de meninas vacinadas.

“Essa vacina é realmente importante, e é um ganho para a menina, que é para futura mulher, na questão da promoção da sua saúde e, principalmente, na prevenção ao câncer”, destacou a secretária municipal de Saúde, Francimones Rolim.

Desde 2014, quando a vacina passou a fazer parte do calendário de imunização, a campanha é descentralizada. Além das unidades de saúde, a vacina também é levada às escolas públicas e privadas. A medida, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, se mostrou bastante eficiente para garantir o acesso dessas meninas à imunização.

Doença e prevenção

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relações sexuais. Trata-se de um vírus que se transmite com muita facilidade, por isso considera-se que o HPV seja a infecção sexualmente transmitida mais comum no mundo, com quase todas as pessoas sexualmente ativas tendo contato com o vírus em algum momento da vida.