Brasão da Prefeitura Municipal de Jaguaribe
Natal de Amor e Luz 2017

INÍCIO > NOTÍCIAS > MATÉRIA

A Prefeitura de Jaguaribe está mobilizando os homens a partir de 40 anos a fazerem o exame da próstata

Com o intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença e diminuir a taxa de mortalidade. Os postos de saúde, agentes de saúde e profissionais estão trabalhando na mobilização no mês "D".

14 de novembro de 2014 às 18:38

Campanha Novembro Azul 2014

A Prefeitura de Jaguaribe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está mobilizada para prevenção e cuidados no câncer de próstata. Os postos de saúde, agentes de saúde e profissionais estão trabalhando na mobilização no mês "D". Estatísticas apontam que, a cada seis homens, um é portador da doença. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, até o fim de 2014, a projeção é que 12 mil morrerão vítimas da doença, em função da descoberta em estágio avançado.Os dados foram divulgados pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com o intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença e diminuir a taxa de mortalidade. O SBU promove a campanha Novembro Azul, uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar os homens a fazer exames preventivos. A forma mais eficiente de diagnóstico ainda é o exame de toque retal. A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela está localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. O câncer de próstata é mais incidente que o câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A estimativa, entre 2012 e 2013, apontou 60.180 novos casos de câncer de próstata e 52.680 de mama. De acordo com especialistas, o preconceito com o exame de toque retal ainda é forte no Brasil. Apenas 32% dos homens brasileiros declararam já ter feito o exame. O público-alvo da campanha Novembro Azul são homens a partir de 40 anos e grupos que participam do processo de prevenção e cuidados, como familiares e parceiros.

Mais informações estão no endereço eletrônico: www.novembroazul.com.br.