Brasão da Prefeitura Municipal de Jaguaribe
Natal de Amor e Luz 2017

INÍCIO > MUNICÍPIO > TURISMO

Ministério do Turismo inclui Jaguaribe no Programa Nacional de Regionalização

O município de Jaguaribe faz parte dos novos roteiros turísticos elaborados pelo Ministério do Turismo e passa a integrar os mapas e os “Guias de Viagem” e atrair a atenção dos turistas nacionais e estrangeiros. A iniciativa integra o redesenho dos atrativos de 27 estados brasileiros formulado pelo Programa Nacional de Regionalização do Turismo e propõe um modelo de política pública descentralizada, coordenada e integrada que possibilite a oferta turística regional adquirir maior significância e identidade, beneficiada pela qualidade e originalidade dos produtos ofertados.

Os incentivos ao aumento da taxa de permanência e ao gasto médio dos turistas fortalecem 52 segmentos produtivos. Entre os segmentos que ofertam trabalho e podem beneficiar Jaguaribe estão o Náutico, a Pesca, o Rural, o de Estudos e Intercâmbio, o Ecoturismo, o Social, o Cultural e o de Negócios e Eventos.

Jaguaribe, em parceria com os governos Federal e Estadual, busca fortalecer o turismo rodoviário e incluir no calendário oficial de eventos do Ceará o Festival do Queijo e os Festejos de Natal. Ofertando uma culinária rica e diversificada, os cardápios são enriquecidos por diferentes tipos de queijo, carnes de gado, ovinos e caprinos, aves e peixes de água doce. Baião de dois (feijão/arroz), paçoca, banana e queijo de coalho;carne de sol, arroz com leite, rapadura e queijo de coalho; tilapiás na grelha ou cozidas no leite de coco. Os pratos a base de milho: canjica, pamonha, mungunzá e diversos bolos; e os criados com a goma de mandioca: tapiocas e beijus Sorvetes, doces e sucos a base de frutas regionais: manga, cajá , maracujá, graviola.

Em Jaguaribe também é possível percorrer trilhas pouco exploradas fazendo turismo de aventura e desfrutar dos atrativos do Ecoturismo percorrendo trechos de caatinga, bioma único do mundo com suas plantas e bichos raros.

Veja mais